3.ª sessão temática do Congresso Nacional da Economia Social 2017 “Novos conceitos, modelos de organização e de governança”

Galeria de CASES, Notícias Sem comentários em 3.ª sessão temática do Congresso Nacional da Economia Social 2017 “Novos conceitos, modelos de organização e de governança”

Realizou-se, no dia 2 de junho, na Biblioteca Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, a 3.ª sessão temática do Congresso Nacional da Economia Social 2017, subordinada ao tema “Novos conceitos, modelos de organização e de governança”.

A iniciativa contou com a participação de figuras relevantes para o setor da Economia Social, que abordaram e debateram o tema em foco, no formato de conferências e mesas redondas. No arranque da sessão, este presente João Gonçalves Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, e Eduardo Graça, Presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social. Seguiu-se a conferência “Saúde e Economia Social”, com dois oradores, Jorge Coelho e Maria de Belém, membros da Comissão de Honra do Congresso. Para finalizar a ordem dos trabalhos do período da manhã, sucedeu o Painel “A Economia Social e Solidária–novos conceitos, origens e designações no debate nacional e europeu”, que contou com os contributos de Henrique Rodrigues– assessor da CNIS, João Salazar Leite, membro da Comissão de Honra do Congresso, Jorge de Sá, Presidente do CIRIEC Portugal, Rogério Roque Amaro, Professor do ISCTE -IUL, com a moderação a cargo de Sílvia Ferreira, Professora da FEUC, tendo decorrido um espaço para posterior debate com o público presente na sessão.

O período da tarde iniciou com uma mesa redonda subordinada ao tema “Economia social e desenvolvimento socioeconómico – atualidade e mudança”, com Maria do Carmo Bica, representante do Bloco de Esquerda, Marisabel Moutela, deputada do PS, Filipe Anacoreta Correia, deputado do CDS-PP, Ricardo Oliveira– Membro do Comité Central do PCP, com a moderação a cargo de João Dias, Presidente-Adjunto da CNIS. Após um espaço para debate, seguiu-se o Painel, subordinado ao tema “Economia Social, novos modelos de organização, governança e financiamento”, moderado por Clementina Henriques, Conselheira Nacional da CPCCRD, e com os contributos de Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social, José Alberto Pitacas, Vice-Presidente do CIRIEC Portugal, Licínio Pina, Presidente do CAE da CCCAM, e ainda Susana Ramos, Coordenadora Nacional dos EEA Grants. Após um espaço para o debate, Francisco Silva, Presidente da Comissão Organizadora do Congresso Debate, assinalou o encerramento da iniciativa.

  • Share:

Leave a comment