Bases de dados de Misericórdias


[heading]

Misericórdias Portuguesas

[/heading]

Atualmente existem em Portugal 398 Misericórdias activas e outras 80 inativas de que há memória ou vestígios patrimoniais.
Mapa

Anualmente a UMP publica a brochura Quem Somos nas Misericórdias. O projeto visa a divulgação e a promoção do universo das Misericórdias portuguesas.
Para visualização, clique: http://www.ump.pt/comunicacao-e-imagem/publicacoes.html
Caso esteja interessado em receber um exemplar, por favor, contactar o Gabinete de Comunicação e Imagem (comunicacao@ump.pt  ou 218103016)
Misericórdias no mundo
As Misericórdias nasceram do preceito cristão da caridade, expresso nas 14 obras de bem-fazer, sete espirituais e sete corporais. O espírito de misericórdia converte-se em acção organizada, à maneira das instituições medievais, pela primeira vez em Florença, no ano da graça de 1244, por iniciativa de S. Pedro Mártir. A ideia, chegada a Lisboa nos tempos de D. João II, como um benéfico efeito colateral das relações comerciais entre as duas cidades, inspirou à rainha D. Leonor a fundação de uma Casa da Misericórdia, a primeira do reino de Portugal.
Atualmente, existem duas organizações onde se reúnem as Santas Casas de todo o mundo e das quais também faz parte, enquanto entidade fundadora, a UMP: a União Europeia das Misericórdias e a Confederação Internacional das Misericórdias.
Conheça aqui mais Misericórdias no mundo:
Link to: http://www.ump.pt/as-mesericordias/internacionais.html

Leave a comment