Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER


 

 

 

 

Sessão Temática – “Economia Social: das pessoas, com as pessoas”

Realizou-se, no passado dia 8 de setembro, pelas 09.30h, na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, a 4.ª sessão temática do Congresso Nacional da Economia Social 2017, subordinada ao tema “Economia Social: das pessoas, com as pessoas”. A iniciativa decorreu nos períodos da manhã e da tarde e contou com a presença de figuras relevantes para o setor da Economia Social, que abordaram e debateram os temas em focos, no formato de conferências e mesas redondas.

Ver Galeria.

 

Vídeos das Sessões Temáticas

 

Site do Congresso Nacional da Economia Social 2017

Visite o site dedicado ao Congresso Nacional da Economia Social 2017, que oferece uma descrição detalhada das suas atividades e trabalhos.

 


Primeiro-Ministro preside a reunião plenária do CNES

Realizou-se reunião plenária do CNES, no dia 22 de setembro, no ISCTE, em Lisboa, presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa. A convocatória teve como ponto fundamental uma audição do CNES para discussão da Estratégia Nacional para o Portugal Pós 2020. A reunião contou também com a participação do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, da Secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, bem como de entidades representativas da economia social e de representantes das instituições públicas importantes nesta matéria.

Mais informações


Bolsas ES JOVEM / NOS ALIVE | 4.ª Edição | Candidaturas Abertas

A CASES e a Everything is New reforçam a sua parceria e pelo 4.º ano consecutivo abrem candidaturas às Bolsas ES Jovem / NOS Alive.

Serão atribuídas duas Bolsas ES JOVEM / NOS ALIVE, cujo objetivo é apoiar dois projetos inovadores e sustentáveis na área da economia social.

A cada um dos projetos vencedores será atribuído um valor de 5.000,00€ e apoio técnico.

Podem candidatar-se iniciativas promovidas por jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.

O período de candidaturas para as Bolsas ES JOVEM / NOS ALIVE decorre até 6 de dezembro de 2017.

Mais informações




Demografia e Credenciação do Setor Cooperativo até 30 de setembro 2017

Consulte, no link em destaque, os registos da Demografia e Credenciação do Setor Cooperativo até 30 de setembro 2017.

--------------- -------------------------- ------------------ --------- --- --- ----------- --------- -------- ----------- ----- ----------- -------- ------- ---- ------ --- --------- ------------- ------------ ------------


Artigo de Eduardo Graça – Presidente da CASES | Jornal de Negócios

Em destaque na edição de setembro, o artigo do Presidente da CASES, Eduardo Graça, sobre a Conta Satélite da Economia Social.

Ver artigo aqui


25 anos da ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

Após 25 anos de trabalho, a Rede Animar reúne um património ímpar, de saberes documentados, de projetos e iniciativas com sucesso, que tanto contribuíram para o desenvolvimento territorial e para uma maior coesão social.

Mais informações aqui


Colóquio Ibérico Internacional de Cooperativismo e Economia Social do CIRIEC – SANTIAGO DE COMPOSTELA | 5 e 6 outubro

Terá lugar, nos dias 5 e 6 de outubro, em Santiago de Compostela, sob o tema “Economia Social e a globalização: novos desafios, novas oportunidades", o IX Colóquio Ibérico Internacional de Cooperativismo e Economia Social de CIRIEC.

O programa prevê a realização de 7 sessões plenárias e 10 workshops paralelos.

Saber mais aqui


Dia Municipal para a Igualdade | 24 de outubro 2017

Um compromisso coletivo com a Igualdade. Uma iniciativa de cidadania local.

Desde 2010 que centenas de organizações de todo o país e autarquias locais assinalam esta data promovendo iniciativas diversas no âmbito da igualdade. Este ano, aceite o desafio da Comissão Organizadora e junte-se a nós no dia 24 de outubro.

Mais informações aqui


Instituto CRIAP | Pós-Graduação em Gestão de Instituições e Associações de Economia Social

A Pós-Graduação em Gestão de Instituições e Associações de Economia Social destina-se a profissionais e estudantes universitários, a frequentar o último ano de licenciatura e/ou mestrado integrado, em ciências humanas e sociais (serviço social, psicologia, sociologia, educação social, direito, e outros).

Destina-se igualmente a dirigentes associativos, diretores técnicos, coordenadores de serviço que desempenham ou pretendam vir a desempenhar funções de gestões em instituições de economia social.

Mais informações aqui


2ª fase de candidaturas |FEUC – Curso de Pós-Graduação em Economia Social, Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade

O curso de Pós-Graduação em “Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade” é promovido, no quadro da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, pelo respetivo Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC), o qual desde 1981 se ocupa do cooperativismo e que, desde os meados dos anos 90, estendeu o âmbito da sua atividade à economia social no seu todo.

Mais informações informações.


Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Economia Social | Universidade Católica Portuguesa – Porto

Esta Pós-Graduação está organizada de maneira a contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e qualificações:

- Análise das especificidades económicas das Organizações de Economia Social, do seu contexto socioeconómico e das implicações que daqui resultam para a sustentabilidade destas organizações;

- Organização de processos de planeamento estratégico e de preparação, gestão e avaliação de projetos com base em metodologias participativas e potenciadoras de inovação social;

- Gestão de pessoas numa perspetiva estratégica;

compreensão da informação contabilística e do enquadramento jurídico e fiscal relevante para a atividade das Organizações de Economia Social; - Qualificação como auditores internos da qualidade.

Mais informações aqui


Sugestão de leitura – Biblioteca António Sérgio

O Pensamento Feminino na Construção do Direito Cooperativo, várias autoras, organização de Mariana Ferraz Teixeira e Marília Ferraz Teixeira, Vincere Editora, Brasília 2017.

A obra (…) reúne o desejo e a força de 22 mulheres que, ao acreditarem e buscarem igualdade de género em suas rotinas produtivas, se uniram e produziram 23 artigos acerca do tema central: Direito Cooperativo (…) marca a força da mulher no mundo jurídico e na conquista de igualdade de oportunidades, seja no mercado, seja nos diversos campos e espaços na sociedade – nota do editor.

Disponível em: http://cdiantoniosergio.cases.pt


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - fax: (+351) 213 858 823

Arcana by HTML5 UP
NEWSLETTER CASES 2017
NEWSLETTER CASES 2017
NEWSLETTER CASES 2017
NEWSLETTER CASES 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017