Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER

[ Candidaturas abertas ] - 7.ª edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio

Pelo 7.º ano consecutivo, a CASES lança mais uma edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social.

Este ano, a edição traz uma novidade, ao incorporar uma nova categoria, Trabalhos Jornalísticos, destinada a galardoar um/a jornalista, de nacionalidade portuguesa, autor/a de trabalho publicado acerca de um tema diretamente associado à economia social.

O Prémio é também uma das iniciativas que a CASES dinamizará em 2018 no tributo a António Sérgio pelo cinquentenário da sua morte.

O período de submissão de candidaturas decorre até ao dia 30 de junho.

Consultar Regulamento + formulários de candidatura


[ Lançamento ] – Revista digital | Economia Social – Leituras & Debates (N.º 1)

A revista digital ES pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.

A criação desta revista é um projeto que se destina a reforçar o prosseguimento de dois dos objetivos estatutários da CASES: “Promover o desenvolvimento de ações de divulgação do setor da Economia Social, reforçando a sua visibilidade” e “promover e apoiar a realização de estudos e investigação sobre o setor da Economia Social.”

Ver N.º1


Síntese Legislativa | 2.º bimestre de 2018

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao 2.º bimestre de 2018.

Para a consultar, clique aqui ---------------------------------------------------- ------------------------ --------------------------------------------------------------------------------------------


[ Entrevista ] Eduardo Graça | Jornal Solidariedade “A criação da Confederação Portuguesa de Economia Social é um avanço histórico”

Entrevista do Presidente da direção da CASES, Eduardo Graça, ao jornal Solidariedade, órgão da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade.

Ver entrevista


Assembleia constitutiva da CPES – Confederação Portuguesa de Economia Social

Decorreu, no dia 2 de maio, na sede da CASES, a assembleia constitutiva da Confederação Portuguesa de Economia Social, tendo sido aprovados os estatutos e decidido realizar, ainda no decorrer do presente mês, em data a definir, uma cerimónia, na qual decorrerá a escritura notarial e, simultaneamente, o lançamento público da Confederação. Nesta ocasião, estarão presentes os representantes das nove entidades que integram a Confederação e será ainda feita uma apresentação à comunicação social.

Ver Galeria de fotos


Assembleia Geral da OCPLP - Organização Cooperativista dos Países de Língua Portuguesa

Nos termos dos estatutos da OCPLP, foi convocada a Assembleia Geral anual da organização, que se realizará no dia 27 de maio, às 8.30h, no Hotel Maputo AFECC Gloria, Maputo, Moçambique.

Mais clique informações


Morreu o economista e intelectual brasileiro Paul Singer

Morreu Paul Singer. O economista e intelectual brasileiro nasceu em Viena, em 1932, país do qual a sua família fugiu no seguimento da anexação da Áustria pela Alemanha nazi e respetiva perseguição generalizada à comunidade judaica. Paul Singer morreu na noite de 16 de abril, no hospital Sírio-Libanês, na cidade de São Paulo, aos 86 anos.

No Brasil, formou-se em Economia na Universidade de São Paulo, obtendo o seu Doutoramento em Sociologia na mesma instituição. Foi metalúrgico, tendo liderado uma greve histórica que paralisou a indústria por mais de um mês. Em 1980 foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e integrou, tanto o Governo do Presidente Lula da Silva como parte do de Dilma Rousseff, liderando a Secretaria Nacional de Economia Solidária, órgão do Ministério do Trabalho. Como professor, pensador e governante lutou, durante toda a sua vida, contra a desigualdade, a miséria e a exploração.


Eleições |Social Economy Europe - SEE

O presidente da Confederação Empresarial Espanhola de Economia Social, Juan Antonio Pedreño, foi reeleito, durante o mês de abril, na Bulgária, presidente da Social Economy Europe (SEE).

Mais informações


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - [email protected]

Arcana by HTML5 UP
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018