Sensibilização para a avaliação de Impacto Social


Definição de Impacto Social e Referênciais


“Efeitos a longo prazo de uma intervenção de desenvolvimento, diretos ou indiretos, positivos e negativos, primários e secundários, intencionais ou não intencionais” Cf. Impact Evaluation in UN Agency Evaluation Suystems: Guidance on Selection, Planning and Management, pág. 6. A CASES considera que esta definição é a que melhor traduz o conceito de Impacto Social, uma vez que este não se restringe à dimensão social, mas integra as três dimensões (Social, Económico e Ambiental).

Metodologias de Avaliação de Impacto


Na última década, têm vindo a ser desenvolvidas várias metodologias e instrumentos de medição de impacto social, atendendo não só à diversidade de atores e de intervenções, mas também à natureza e dimensão das organizações envolvidas nesses processos, em particular as que integram o setor da economia social.
Poderá consultar mais informações no seguinte link onde se descrevem mais de 150 metodologias de Avaliação de Impacto Social.

Sensibilização para o Impacto Social


A determinação do impacto social possibilita disponibilizar informação aos stakeholders, dotar os dirigentes e quadros técnicos de ferramentas de apoio à gestão e ao processo de tomada de decisão a nível estratégico e operacional, tornar as entidades da economia social mais eficientes e eficazes na resposta às necessidades existentes e criar uma cultura organizacional de avaliação e melhoria continua.

Atividades do Programa


Ação de Sensibilização para a Avaliação de Impacto Social

Objetivos Gerais:

  • Sensibilizar os agentes das entidades da Economia Social para a importância da avaliação de impacto social e da orientação para resultados;
  • Contribuir para o aumento da implementação de práticas de medição do Impacto social pelas entidades da Economia Social
  • Promover a adoção de práticas de análise de custos dos problemas sociais e a promoção da cultura de prestação de serviços orientada para os resultados e para a melhoria contínua do desempenho.


Próximas sessões:

  • Évora (Alentejo), 16 de fevereiro


    

Inscrições


  • A localização das ações será comunicada no email de confirmação de inscrição.