Quem Somos


CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social


 
Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social. Estas são as grandes linhas que definem a missão da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).
cases_logo_header-1
Assente numa parceria efetiva entre o Estado e organizações representativas do setor da economia social e assumindo a forma jurídica de “cooperativa de interesse público”, a CASES tem por objeto promover o fortalecimento do setor da economia social, aprofundando a cooperação entre o Estado e as organizações que o integram.

Entidades Cooperadoras da CASES


  • Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local – ANIMAR;
  • Confederação Cooperativa Portuguesa, CCRL – CONFECOOP;
  • Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL – CONFAGRI;
  • Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade – CNIS;
  • União das Misericórdias Portuguesas – UMP;
  • União das Mutualidades Portuguesas – UMP.

Eixos Estratégicos


Estimular o potencial do setor da economia social e das suas organizações, em prol do desenvolvimento sócio económico do país, é a fórmula do programa da CASES, desenvolvido sob a orientação de quatro eixos estratégicos:
1. Colocar a economia social na agenda política nacional, através da promoção do reconhecimento legal e institucional do setor;
2. Reforçar a aliança entre o setor da economia social e o Estado, através da revitalização de modelos de interação entre o Estado, a sociedade civil organizada e o mercado;
3. Desenvolver um conjunto de programas, destinados a promover a criação de oportunidades para a modernização do setor da economia social;
4. Promover e apoiar o empreendedorismo social e estimular a capacidade empreendedora dos/as cidadãos/ãs e das organizações, visando o desenvolvimento sustentável.
A CASES é, assim, um espaço de diálogo, onde cooperam diversos atores que se esforçam por tornar a economia social um setor coeso e de reconhecido valor em Portugal, contribuindo para um mundo mais justo e solidário.