À descoberta do Voluntariado com o Bichinho do Voluntariado

By Voluntariado Comentários fechados em À descoberta do Voluntariado com o Bichinho do Voluntariado

A Fundação Eugénio de Almeida volta, este ano letivo,  a desafiar as escolas a promover uma sessão sobre Voluntariado e a proporcionar aos seus alunos uma atividade com conteúdos artísticos, debate e exercício de pensamento crítico em torno desta prática de cidadania ativa.
Dizemo que temos o bichinho do voluntariadove quando, em determinado momento, experimentamos realizar uma atividade voluntária e, a partir daí, sentimos a magia de ser voluntário/a e de ajudar o outro, ficando verdadeiramente comprometidos e com a necessidade de participar em mais e novas ações de voluntariado. A intervenção artística ” O Bichinho do Voluntariado” recorre a técnicas de participação ativa de teatro de rua, utilizando uma grande marioneta manipulada por voluntários à imagem dos tradicionais dragões chineses, com o objetivo de sensibilizar crianças, jovens e outros públicos para o Voluntariado.

Esta iniciativa convida à participação ativa para a descoberta do voluntariado, através de uma experiência divertida, lúdica e pedagógica.

Após a intervenção artística, o tema do voluntariado é explorado, através de uma conversa orientada pela equipa Técnica do Programa de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida com os participantes, consolidando conceitos e conhecimento. É, no final, feito o convite a todos para que participem em futuras ações de voluntariado e descubram o poder mágico do bichinho do voluntariado!

Objetivo: Sensibilizar crianças, jovens e outros públicos para a prática da atividade voluntária,enquanto exercicío de uma cidadania ativa, solidária e comprometida, assente nos valores humanistas.

Destinatários: Alunos do 1.º , 2.º e 3.º ciclo de ensino; público em geral.

Duração: 
45 minutos (30 min de intervenção e 15 min de espaço de exploração temática), até dezembro 2022

Local: A atividade deve decorrer, preferencialmente,em espaço aberto,

Marcações: Se é Professor num estabelecimento de ensino e deseja levar esta iniciativa aos seus alunos, contacte através de bancodevoluntariado@fea.pt,  manifestando a sua expressão de interesse, indicando contactos, estabelecimento de ensino onde leciona e número estimado de alunos a envolver.

Informações:

E-mail: bancodevoluntariado@fea.pt | Telefone: 266748300 | Telefone Móvel ou WhatsApp: 961 521 344

Saiba mais aqui sobre o Voluntariado no Projeto “O Bichinho do Voluntariado”

  • Share: