# Abertura de Candidaturas // Selo de Qualidade | Academia Voluntária

By CASES, Notícias, Sem categoria Comentários fechados em # Abertura de Candidaturas // Selo de Qualidade | Academia Voluntária

A C A D E M I A  V O L U N T Á R I A
Selo de Qualidade

R E G U L A M E N T O
> Link

C A N D I D A T U R A S 
(de 3 de janeiro a 30 de junho de 2022)
> Link  (Formulário)

N O T A   I N F O R M A T I V A

A CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social é, desde 2017, a entidade responsável pela prossecução de políticas na área do voluntariado, cabendo-lhe promover as medidas e disponibilizar os instrumentos que se revelem necessárias à promoção desta prática.

De acordo com os resultados do último Inquérito ao Trabalho Voluntário, realizado pelo INE (dados de 2018), a participação em ações de voluntariado aumentou progressivamente com o nível de escolaridade, sendo a taxa mais elevada observada nos indivíduos com nível de escolaridade superior (15,1%).

Por seu turno, esta prática tem vindo, crescentemente, a constituir-se como área de atenção por parte das Instituições do Ensino Superior, que têm posto em prática diversas iniciativas e atividades que concorrem diretamente para a promoção do voluntariado.

Havendo uma correlação positiva entre o nível de escolaridade e a prática do voluntariado, importa implementar mecanismos que promovam e estimulem esta sinergia.

Com este objetivo é criado o Selo de Qualidade – Academia Voluntária.

 M B I T O

O Selo de Qualidade Academia Voluntária consiste na distinção das instituições de ensino superior pelo trabalho desenvolvido na promoção da prática do Voluntariado.

Pretende-se que este Selo de Qualidade Academia Voluntária passe a ser uma ferramenta ao dispor das instituições de ensino superior com a finalidade de promoverem as atividades do voluntariado, aumentarem o número de voluntários/as e, em última análise, promoverem o pleno exercício da solidariedade e cidadania.

De igual modo, pretende-se que seja uma ferramenta de qualificação, responsabilização e dinamismo da prática do voluntariado, uma vez que o Selo de Qualidade Academia Voluntária garante que as instituições de ensino cumprem os critérios de seleção definidos, atestados pela CASES, com resultados de monitorização disponíveis e validados relativos à continuidade das práticas de voluntariado.

 

 

  • Share: