CASES | Programas de Apoio – Execução

de CASES, Notícias, Sem categoria Comentários fechados em CASES | Programas de Apoio – Execução

Programa Nacional de Microcrédito: Portugueses entre os 30 e 45 anos são os que mais procuram criar o próprio emprego

Entre janeiro e agosto de 2018, e no âmbito da atividade desenvolvida no Programa Nacional de Microcrédito (PNM), foram validados 171 projetos de investimento (dos quais 68 beneficiaram de apoio técnico) que se traduzem num valor global de cerca de 3 milhões de euros, sendo o valor médio de investimento por operação de 17,5 mil euros.
Das candidaturas validadas, 52% corresponderam a projetos para expansão e/ou consolidação de microentidades e 48% corresponderam a projetos para a criação do próprio emprego.
Os referidos projetos de investimento validados representam uma intenção de criação de 249 postos de trabalho, sendo o investimento médio por posto de trabalho de 12 mil euros. O grau médio de aprovação pela banca (desde 2011), no âmbito do PNM, ronda os 47%, tendo atingido em 2017 os 74%. O nível médio de sinistralidade das operações contratadas encontra-se na ordem dos 4,41% (dados apurados até fevereiro de 2018).

Conheça melhor aqui o Programa Nacional de Microcrédito e saiba como aderir.

 

Social Investe: Operações enquadradas atingem um valor de 2.8 milhões de euros

No âmbito da atividade desenvolvida no Programa SOCIAL INVESTE, entre janeiro e agosto de 2018, foram emitidas 7 declarações de elegibilidade (na sua maioria a IPSS), tendo a SPGM enquadrado 2 novas operações no valor global de 105 mil euros e tendo sido contratadas 3 operações no valor total de 170 mil euros. Globalmente (desde 2013), foram enquadradas pela SPGM 41 operações no valor total de 2,8 milhões de euros, o que corresponde a um valor médio por operação de 69 mil euros, estando 54% destas operações enquadradas no Eixo 1 da Linha (investimento no reforço da atividade e modernização dos serviços prestados às comunidades). No âmbito das referidas operações estão envolvidos 1.816 postos de trabalho.

Conheça melhor aqui o Programa de Apoio à Economia Social e saiba como aderir.

  • Share: