CNSF DIVULGA PROGRAMA DE ATIVIDADES DO PLANO PARA 2018

By CASES, Notícias Comentários fechados em CNSF DIVULGA PROGRAMA DE ATIVIDADES DO PLANO PARA 2018

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) divulga o Programa de Atividades do Plano Nacional de Formação Financeira para 2018.

As linhas de ação do Plano para 2018 foram discutidas com as entidades parceiras do Plano na assembleia geral anual com a Comissão de Acompanhamento do Plano, que se realizou a 21 de maio, e inclui atividades de parceiros dirigidas aos seus públicos-alvo.

As iniciativas divulgadas neste programa não esgotam a totalidade dos projetos que serão implementados ao longo do ano e que serão divulgados neste portal e na página de Facebook Todos Contam.

PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA 2018

No Programa de Atividades são identificadas as principais iniciativas já desenvolvidas ou a desenvolver pelo Plano Nacional de Formação Financeira em 2018.

Os supervisores financeiros reforçaram as parcerias estratégicas para promover a formação financeira de públicos-alvo prioritários do Plano. Assinala-se a celebração do Acordo de Cooperação com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), com o objetivo de promover a introdução de conteúdos de formação financeira nos cursos de formação profissional, e do Protocolo de Colaboração com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), tendo em vista a promoção da formação financeira nas vertentes de atitudes e comportamentos. Foi também assinada uma adenda ao Protocolo com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), que visa aprofundar o trabalho conjunto desenvolvido no âmbito da formação financeira dos empreendedores sociais.

O ano de 2018 é também marcado pelo lançamento da Rede de Amigos do Todos Contam, que tem por objetivo promover a disseminação de materiais e iniciativas do Plano. Esta rede desenvolverá ações de sensibilização para a importância da formação financeira, nomeadamente através das redes sociais.

Paralelamente, continuarão a ser implementados os projetos desenvolvidos com vários parceiros estratégicos. Em 2018, os supervisores financeiros e o Ministério da Educação dão continuidade à estratégia de promoção da educação financeira nas escolas, com novas ações de formação de professores e com a divulgação do Caderno de Educação Financeira para o 3º ciclo do ensino básico, com o apoio das quatro associações do setor financeiro (Associação Portuguesa de Bancos, Associação Portuguesa de Seguradores, Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e Associação de Instituições de Crédito Especializado). O desenvolvimento de projetos de formação financeira nas escolas continuará a ser estimulado com a realização da 7.ª edição do Concurso Todos Contam e da Semana da Formação Financeira 2018.

O público adulto, incluindo grupos vulneráveis, também será alvo de ações de formação e sensibilização com o apoio dos parceiros do Plano, através nomeadamente do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), da Associação Portuguesa de Bancos (APB), da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), da Associação Portuguesa para a Defesa do consumidor (DECO) e da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

A formação financeira de empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas continuará a ser promovida pelo Plano, através da parceria estabelecida com a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e o Turismo de Portugal.

No âmbito da parceria estratégica estabelecida entre os supervisores financeiros e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), os supervisores financeiros e a CCDR-N celebraram um Acordo de Cooperação com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega. Paralelamente, o Plano continuará a apoiar as iniciativas desenvolvidas pelas autarquias locais da CIM do Tâmega e Sousa, no âmbito do Acordo de Cooperação celebrado em 2017.

No âmbito do protocolo estabelecido entre os supervisores financeiros e o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), será concluído o estudo de diagnóstico dos níveis de literacia financeira dos jogadores profissionais de futebol em Portugal e serão realizadas sessões de formação financeira dirigidas aos delegados do sindicato, com o objetivo de disseminarem informação financeira pelos jogadores de clubes de todo o país.

Para apoiar as iniciativas de formação financeira, o conteúdo temático da plataforma de e-learningTodos Contam continuará a ser alargado, com a introdução de novas aulas, sendo complementadas com cursos de avaliação de conhecimentos.

  • Share: