#Conferências | Encerramento PG – Economia Social, Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade // FEUC

By Destaques, Geral, Notícias Comentários fechados em #Conferências | Encerramento PG – Economia Social, Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade // FEUC

Conferência de encerramento do curso de Pós-Graduação em Economia Social: cooperativismo, mutualismo e solidariedade realiza-se no dia 13 de maio.

No próximo dia 13 de maio, pelas 16h e pelas 17h30m, na sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), realizam-se duas conferências que assinalam o encerramento do ano letivo do curso de Pós-Graduação em Economia Social: cooperativismo, mutualismo e Solidariedade.

A primeira conferência, intitulada “Rendimento Adequado e Políticas Públicas em Portugal”, é proferida por José António Pereirinha, Professor Catedrático aposentado do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e investigador do Gabinete de História Económica e Social da Universidade de Lisboa que se tem dedicado ao estudo da história do Estado Social, da economia das desigualdades, da pobreza e exclusão social, das necessidades humanas e das políticas sociais.

A segunda conferência, intitulada “Futuros desafíos de la Economía Social en las políticas de la Unión Europea”, merece um especial destaque por ser proferida por Juan Antonio Pedreño, presidente da Social Economy Europe e da Confederación Empresarial Española de la Economía Social, que pela primeira vez visita a FEUC.

Licenciado em Ciências Químicas pela Universidade de Granada, pós-graduado em Cooperativismo e Economia Social pela Universidade de Murcia e detentor de um Executive Master pela Universidade de Manchester, Juan Antonio Pedreño tem desenvolvido a sua atividade profissional em vários dos domínios chave tratados na Pós-Graduação em Economia Social da FEUC: cooperativas, mutualidades e instituições particulares de solidariedade social no seu todo. Foi fundador e presidente de distintas cooperativas, de que se destacam as Cooperativas de Trabajo Asociado de la Región de Murcia (UCOMUR), as Cooperativas de Enseñanza de la Región de Murcia (UCoERM) ou a Confederación Española de Trabajo Asociado (COCETA), entre outras.

Além da atual liderança da Confederación Empresarial Española de la Economia, destaca-se o papel de Juan Antonio Pedreño como dirigente máximo da Social Economy Europe. Enquanto parceiro estratégico das instituições europeias e desempenhando um papel de liderança no quadro da União Europeia, a Social Economy Europe é a voz de 2,8 milhões de empresas e organizações de economia social na Europa. Desde a sua fundação, a Social Economy Europe é o secretariado do Intergrupo de Economia Social do Parlamento Europeu e tem sido um interlocutor fundamental do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

A presença de Juan Pedreño na FEUC constitui uma oportunidade inédita de contacto com um dos maiores especialistas europeus em Economia Social. A conferência permite projetar o longo de trabalho de investigação e ensino que a Faculdade tem desenvolvido nesta área e abrir o debate às entidades da Economia Social num contexto de mudança e de desafios societais exigentes.

A abertura dos trabalhos contará com a presença do Diretor da FEUC, Álvaro Garrido, estando ainda presente na sessão Eduardo Graça, presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), que fará um comentário final à conferência de Juan Antonio Pedreño.

  • Share: