# Economia Social // Notícias Internacionais (dez.´22)

By CASES, Destaques, Notícias Comentários fechados em # Economia Social // Notícias Internacionais (dez.´22)

Trajetória de Transição para a Proximidade e Economia Social – tornar a economia social da UE e as empresas locais mais resilientes, verdes e digitais

A Comissão publicou recentemente a Trajetória de transição para a Proximidade e Economia Social, cocriada com entidades relevantes do setor da economia social, para apoiar as entidades da economia social e as pequenas empresas locais a tornarem-se mais verdes e digitais, liderando as transições justas e digitais na UE. O documento foi apresentado no dia 14 de novembro, em Bruxelas, pelo Comissário para o Mercado Interno da UE, Thierry Breton. Vídeo do evento de apresentação.

O relatório apresenta um conjunto de 30 ações em 14 áreas distintas. Por exemplo, a trajetória propõe ações para ajudar as entidades da economia social a melhorar a sua eficiência energética de forma a reduzir o consumo de eletricidade. Também incentiva as autoridades públicas a apoiar a criação de parcerias ecológicas locais, por exemplo, para melhorar as cadeias de valor locais na gestão circular de resíduos, produção de energia limpa ou apoiar mercados locais de alimentos sustentáveis. Para melhorar a digitalização, o relatório enumera ações como o apoio ao desenvolvimento de um código de conduta para as entidades da economia social e empresas locais gerirem melhor os seus dados de forma transparente.

A Comissão lançou um convite aberto à apresentação de compromissos, convidando todas as partes relevantes a apresentar os seus compromissos concretos e a manifestar interesse em trabalhar em conjunto na implementação da via de transição da economia social e das empresas locais da UE. As propostas devem ser apresentadas até 28 de fevereiro de 2023: Convite à apresentação de compromissos.

Após a trajetória de transição para o turismo lançada em fevereiro de 2022, esta trajetória de transição é a segunda entregue no âmbito da Atualização da Estratégia Industrial, na qual a Comissão apelou aos ecossistemas industriais para acelerarem a transformação verde e digital e aumentar a resiliência da economia europeia. Mais informações estão disponíveis aqui.

 

Reunião GECES

Realizou-se em Bruxelas, no dia 14 de novembro de 2022, pela primeira vez em dois anos, uma reunião plenária presencial do Grupo de Peritos da União Europeia em Economia Social e Empresas Sociais (GECES). O encontro permitiu a troca de informações sobre a implementação do Plano de Ação Europeu para a Economia Social e em particular sobre algumas das suas iniciativas. Uma delas foi a proposta de Recomendação do Conselho, a ser lançada no segundo semestre de 2023, sobre um enquadramento favorável para a promoção da economia social nos estados-membros. A discussão foi baseada num documento criado por um subgrupo e trabalho do GECES, que pode ser consultado aqui. Outra iniciativa debatida foi a criação de mecanismos permanentes de ligação entre o meio académico e científico, o tecido empresarial europeu da economia social e as administrações públicas europeias, tendo sido colocada a hipótese de criação de um grupo de trabalho especializado neste domínio.

Para mais informações sobre o GECES: https://single-market-economy.ec.europa.eu/sectors/proximity-and-social-economy/social-economy-eu/social-enterprises/expert-groups_en

 

World Cooperative Monitor 2022

A International Cooperative Alliance (ICA) e o European Research Institute on Cooperative and Social Enterprises (Euricse) lançaram, no dia 1 de dezembro de 2022, a  edição de 2022 do World Cooperative Monitor (WCM). O relatório contém os tão esperados rankings Top 300 das maiores cooperativas e mútuas do mundo e um foco especial nos desafios da digitalização.

O relatório deste ano é a 11ª edição e marca a segunda década do projeto. Fornece uma lista das 300 maiores cooperativas e mútuas do mundo, ou grupos de cooperativas e mútuas, e uma análise dos setores económicos. A cada ano, o World Cooperative Monitor produz uma base de dados robusta que mostra não apenas a importância económica do modelo de negócios cooperativo, mas também o impacto global que as cooperativas e mútuas têm sobre seus membros e comunidades. Isso é feito com base em anos de pesquisa e recolha de dados, conjugado com aperfeiçoamento e melhoria contínuos da metodologia para produzir o WCM anual.

A investigação aprofundada e a colaboração para produzir este relatório continuam a fornecer ao movimento cooperativo uma ferramenta significativa para avaliar o seu próprio posicionamento e destacam a importância da cooperação para o público e os decisores políticos em todo o mundo.

Foco 2022 – Grandes cooperativas e digitalização – O relatório deste ano apresenta um capítulo focado nos desafios que as cooperativas enfrentam no mundo em evolução da digitalização. As duas últimas edições do WCM revelaram o impacto da COVID 19 na comunidade cooperativa. A equipa investigou como a pandemia estimulou o uso de ferramentas digitais, principalmente no que diz respeito ao envolvimento dos membros e à identidade cooperativa. Os resultados, encontrados num capítulo dedicado discutem o quanto essas ferramentas foram usadas e os prós e contras de avançar para uma maior digitalização.

Top 300 de 2022 – As 300 principais cooperativas e mútuas do mundo relatam um volume de negócios total de mais de dois biliões de dólares (2 171 000 milhões de dólares), com base em dados financeiros de 2020. Essas organizações atuam em diversos setores da economia, com destaque para Seguros (101 empresas) e Agricultura (100 empresas). O Comércio por Grosso e a Retalho representa o terceiro maior sector económico (59 empresas) no ranking.

Liderando os rankings do setor com base no volume de negócios estão: Agricultura e Indústrias Alimentares: Zen-Noh (Japão); Indústria e Serviços: Corporación Mondragón (Espanha); Comércio por Grosso e a Retalho: Grupo REWE (Alemanha); Seguros: Nippon Life (Japão); Serviços Financeiros: Groupe Crédit Agricole (França); Educação, Saúde e Assistência Social: Sistema Unimed (Brasil); Outros serviços: OBOS BBL (Noruega)

 

Conferência Nacional da Empresa Social – Irlanda

Decorreu no dia 17 de novembro de 2022 a Conferência em assunto. A Política Nacional da Empresa Social 2019-2022 inclui o compromisso de realizar uma Conferência anual sobre a Empresa Social como parte de seu objetivo de sensibilização. A Conferência visou proporcionar oportunidades de networking, disseminar informações, partilhar experiências e informar sobre a implementação de políticas. O tema da Conferência deste ano foi ‘Um novo começo’.

A gravação do evento pode ser vista em: https://www.youtube.com/watch?v=Si6iOkg2TL8

 

Análise jurídica comparativa das leis e regimes das Associações na EU e legislação sobre as atividades transfronteiriças das associações

A Comissão Europeia publicou recentemente um estudo sobre o enquadramento legal e cenários para as associações nos 27 Estados Membros. O estudo está disponível em: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/21adb612-42cb-11ed-92ed-01aa75ed71a1 .

Este trabalho foi desenvolvido tendo em vista a proposta para uma iniciativa legislativa sobre as atividades transfronteiriças das associações, que pode ser consultado em: https://ec.europa.eu/info/law/better-regulation/have-your-say/initiatives/13538-Mercado-unico-Proposta-de-iniciativa-legislativa-sobre-as-atividades-transfronteiras-das-associacoes_pt

 

Comissão Europeia: Concursos e convites à apresentação de propostas no domínio da Economia Social

  1. Na sequência do lançamento da Trajetória de transição, foi recentemente publicado um novo convite à apresentação de propostas destinado a tornar mais verdes as PME do ecossistema de proximidade e Economia Social.

Conforme anunciado no Plano de Ação para a Economia Social, a Comissão Europeia pretende aumentar a capacidade da economia social para adotar e desenvolver práticas, produtos e serviços mais ecológicos. Apoiado pelo Programa para o Mercado Único, este convite será de particular relevância para atingir estes objetivos.

No dia 12 de dezembro de 2022 terá lugar uma sessão de informação online sobre o concurso (inscrições até 7 de dezembro). Relativamente às candidaturas, o prazo de submissão é 14 de fevereiro de 2023.

Informação adicional pode ser consultada no website da EISMEA: Greening social economy SMEs and entrepreneurs in the proximity and social economy ecosystem through transnational co-operation (europa.eu).

  1. Dois outros concursos que têm como objetivo potenciar a capacidade das entidades de economia social de conduzir a mudança estão quase a terminar:

 

Evento no Parlamento Europeu assinala 1 ano do Plano de Ação para a Economia Social e 10 anos da Social Economy Europe

Na quarta-feira, 7 de dezembro de 2022, no Parlamento Europeu em Bruxelas, a Social Economy Europe (SEE) lançará um evento para comemorar o primeiro ano do Plano de Ação para a Economia Social e os dez anos de SEE: por uma economia que trabalha para as pessoas e para o planeta.

A conferência visa reunir os principais decisores políticos da economia social, bem como empresários e outras partes interessadas para comemorar estes marcos com a SEE, enquanto a organização mais representativa da Economia Social na Europa e como um catalisador da inovação e crescimento da economia social em toda a UE.

O principal objetivo do evento é co projetar e co implementar um futuro desejável para a economia social na Europa, explorando o potencial e as oportunidades da economia social através de políticas públicas e mecanismos de apoio nacionais e da UE, promovendo o desenvolvimento de uma economia europeia que criará empregos de qualidade e desenvolvimento sustentável, atraindo talentos, impulsionando a inovação, a coesão e as transições justas.

A conferência será aberta pela MEP Patrizia Toia (Co-Presidente do Intergrupo Economia Social), o Comissário Nicolas Shmit (Emprego e Direitos Sociais) e Juan Antonio Pedreno (Presidente da SEE), e reunirá as principais partes interessadas como Yolanda Diaz (Vice -presidente do Governo espanhol, Ministra do Trabalho e Economia Social), Pierre-Yves Dermagne (Vice Primeiro Ministro da Bélgica, Ministro da Economia e Trabalho), Marlène Schiappa (Secretária de Estado da Economia Social e Solidária e Vida Associativa de França), Sven Giegold (Secretário de Estado do Ministério da Economia e Ação Climática), Jordi Cañas, Deputado Europeu (Renew, ES, Vice-Presidente do Intergrupo Economia Social) entre outros.

Data: quarta-feira, 7 de dezembro de 2022. Horário: 17h30 às 20h00 (CET)

Local: Parlamento Europeu, sala ASP1E2, Bruxelas. O evento será transmitido em streaming.

A interpretação será fornecida em inglês, espanhol, francês e italiano

Mais informações em: https://www.socialeconomy.eu.org/2022/11/17/1-year-of-the-social-economy-action-plan-10-years-of-see/

  • Share: