#Edição CASES // Livro “As 100 Maiores Cooperativas – 2019″ | Retrato da Mulher no Sector Cooperativo Português”

By CASES, Notícias Comentários fechados em #Edição CASES // Livro “As 100 Maiores Cooperativas – 2019″ | Retrato da Mulher no Sector Cooperativo Português”

> Link  // Livro “As 100 Maiores Cooperativas – 2019″ | Retrato da Mulher no Sector Cooperativo Português”

De acordo com as suas atribuições no âmbito do Setor Cooperativo compete à Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) “recolher os elementos referentes às cooperativas ou organizações do setor cooperativo que permitam manter atualizados todos os elementos que se lhes referem, designadamente, os relativos à sua constituição, à alteração de estatutos, às atividades desenvolvidas, aos relatórios anuais de gestão e de prestação de contas” (Art.º 4.º, n.º 4, alínea e) dos Estatutos).

Com o objetivo de dar cumprimento àquela disposição, e dando continuidade ao ranking das maiores Cooperativas com dados de 2017[1] e 2018[2], o presente trabalho, intitulado de “As 100 Maiores Cooperativas – 2019” resulta do tratamento de informação relativa a 2019 recolhida através do Portal de Credenciação da CASES.

Assim, à semelhança da linha editorial dos relatórios anteriores, esta publicação apresenta os dados estatísticos mais relevantes relativos às 100 maiores Cooperativas Portuguesas ordenadas pelo Volume de Negócios e às 20 maiores Cooperativas de Crédito ordenadas pelo total do Ativo Líquido. Com o objetivo de mostrar a diversidade e riqueza do Setor Cooperativo são também apresentadas as 5 maiores Cooperativas por ramo, sendo que entre estas encontram-se algumas Cooperativas que não pertencem às 100 maiores.

Esta listagem procurou também manter informação mais detalhada e analítica introduzida no ranking de 2018, incluindo uma secção dedicada a alguns dos principais rácios económico-financeiros, comparações com o exercício anterior e a inclusão de indicadores que procuram captar o contributo destas Cooperativas para alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em particular o ODS 8 – Trabalho digno e Crescimento Económico e o ODS 5 – Igualdade de Género. Uma das novidades desta edição, relativamente às últimas duas, foi a solicitação aos organismos competentes de informação sobre o sector cooperativo das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Paralelamente, nesta edição, divulga-se um estudo preparado por ocasião do Dia Internacional da Mulher 2021 que pretende dar destaque ao papel que milhares de mulheres desempenham no Sector Cooperativo português, considerando em particular três esferas de participação feminina: no movimento cooperativo; na direção das cooperativas; no emprego destas organizações.

A luta das mulheres pela igualdade de género em todas as esferas da sociedade e da economia, o que inclui domínios tão variados como a participação cívica, a educação ou o emprego, continua a ser uma necessidade dos nossos dias. A persecução desse objetivo constitui assim um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, embora também integre todas as dimensões da liberdade e do desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Neste contexto, os princípios basilares do modelo cooperativo, como a livre adesão, equidade, solidariedade, tomada de decisão participativa e propriedade comum, podem desempenhar um papel fundamental de expansão das oportunidades para a igualdade de género.

A CASES pretende deste modo disponibilizar informação estatística que contribua para o maior conhecimento e reconhecimento sobre o Setor Cooperativo.

[1] Disponível em: https://www.cases.pt/wp-content/uploads/2018/12/As-100-Maiores-Cooperativas.pdf
[2] Disponível em: https://www.cases.pt/wp-content/uploads/2020/07/100-Maiores-Cooperativas.pdf

  • Share: