Inquérito ao Setor da Economia Social – ISES

By CASES, Notícias Comentários fechados em Inquérito ao Setor da Economia Social – ISES

Inquérito ao Setor da Economia Social 2018

O Instituto Nacional de Estatística I.P. (INE) apresenta os principais resultados do Inquérito ao Setor da Economia Social, por ocasião do Dia Europeu das Empresas da Economia Social. Trata-se de um inquérito realizado pela primeira vez no âmbito do Sistema Estatístico Nacional, promovido pelo INE entre junho e setembro deste ano em colaboração com a CASES, tendo como referência o ano 2018, que permitiu obter 3 550 respostas válidas (cerca de 60% da amostra), para apurar informação sobre a caracterização deste setor e práticas de gestão em 2018.
Os resultados agora apresentados centram-se essencialmente na análise das práticas de gestão das entidades da Economia Social, que foram agrupadas em 5 grandes famílias – Cooperativas, Associações Mutualistas, Misericórdias, Fundações e Associações com fins altruísticos.

Pretende-se num futuro próximo um desenvolvimento dos resultados do Inquérito ao Setor da Economia Social, nomeadamente através da divulgação de outra informação que permita uma caracterização mais detalhada do setor, em termos das atividades desenvolvidas, composição interna, relações com entidades do setor público e privado, indicadores de medição do impacto social destas entidades e modalidades de financiamento.

Consulte neste Destaque alguns resultados preliminares.

  • Share: