Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER

MAIO


 


Comissão de Honra

Sua Excelência o Senhor Presidente da República encabeça a Comissão de Honra do Congresso Nacional da Economia Social que será proximamente apresentada.

 

 

 


Sessão Temática – “Novos conceitos, modelos de organização e de governança”
2 de junho | 09H30 | Mangualde

Irá realizar-se, no próximo dia 2 de junho, pelas 09h30, na Biblioteca Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, a 3.ª sessão temática do Congresso Nacional da Economia Social 2017, subordinada ao tema “Novos conceitos, modelos de organização e de governança”. A iniciativa decorrerá nos períodos da manhã e da tarde e contará com a presença de figuras relevantes para o setor da Economia Social, que irão abordar e debater o tema em foco, no formato de conferências e mesas redondas.

Para mais informação, consulte o Convite (PDF) e o Programa (PDF).

Inscreva-se aqui. (até dia 31 de maio)

 


Sessão Temática – “A Economia Social e o relacionamento com o Estado”

Decorreu, no passado dia 18 de abril, a Sessão Temática “A Economia Social e o relacionamento com o Estado”, no Espaço AGROS, na Póvoa de Varzim. É a segunda iniciativa no âmbito do Congresso Nacional da Economia Social, e contou com a presença de figuras relevantes para o setor e cerca de 300 participantes.

Mais informações

 

 


Site do Congresso Nacional da Economia Social 2017

Foi lançado o site dedicado ao Congresso Nacional da Economia Social 2017, que oferece uma descrição detalhada das suas atividades e trabalhos.

Visite o site em: www.cnes.org.pt/congresso2017

 


6.ª Edição do Prémio Cooperação e Solidariedade ANTÓNIO SÉRGIO 2017

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.

O período de apresentação de candidaturas decorre durante o mês de junho de 2017.

As instruções e os formulários estarão brevemente disponíveis no site da CASES.

Regulamento do prémio disponível aqui

Mais informações


Novas atribuições e competências da CASES

Foi publicado em DR, a 4 de abril de 2017, o decreto-lei nº 39/2017, que comete à CASES novas atribuições e competências.

No dia 9 de maio de 2017 realizou-se uma Assembleia Geral da CASES que apreciou uma proposta de alteração dos estatutos da CASES, face às alterações contidas no diploma.

Consulte aqui o decreto-lei nº 39/2017


Assembleia Geral OCPLP 2017

Realizou-se, no dia 12 de maio, na sede da CASES, em Lisboa, a Assembleia Geral da OCPLP, na qual participaram 12 organizações cooperativas de Angola, Brasil, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e Timor Leste.

Os trabalhos foram antecedidos por uma conferência do Diretor de Política da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Rodrigo Gouveia, que apresentou as grandes linhas orientadoras da ACI para o movimento cooperativo, assim como programas para o desenvolvimento, nos quais a OCPLP e as organizações suas associadas poderão participar.

Foram dadas informações acerca do cooperativismo nos diversos países, aprovada, por unanimidade, a proposta de Relatório de Gestão de Contas de 2016, e o parecer do Conselho fiscal, assim como a proposta de Plano de Atividades e Orçamento para o biénio de 2017/18.

Foi, ainda, aprovada por unanimidade, através de voto secreto, a lista apresentada pela Direção cessante para os órgãos sociais que exercerão funções no biénio 2017/18, com a seguinte composição:

Mesa da Assembleia Geral
Presidente – CONFAGRI, Portugal
Vice-Presidente – UNACA, Angola
Secretário – Confederação Nacional das Cooperativas de Timor Leste
Secretário – Fenacoop, Cabo Verde
Secretário – ATLAS, Portugal

Direção
Presidente – CASES, Portugal
Vice-Presidente – OCB, Brasil
Vice-Presidente – AMPCM, Moçambique

Conselho Fiscal
Presidente – Confecoop, Portugal
Vice-Presidente – Fenacam, Portugal
Vice-Presidente – Direção Geral dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Guiné-Bissau

Consulte o Programa


Lançamento | Impacto Social 2017

Decorreu no dia 3 de maio, às 10h00, no Convento de São Pedro de Alcântara, a apresentação do Programa Impacto Social 2017, uma iniciativa que nasceu em 2013, promovida pela CASES, pela Fundação Montepio e pela 4Change, sendo que, nesta 4.ª edição, associa-se, enquanto entidade promotora, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Mais Informações aqui


Conferência europeia sobre o modelo de empresa de economia social | Madrid – 23 de maio

Com a participação do Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. Vieira da Silva, realiza-se a 23 de maio, em Madrid, importante Conferência europeia sobre o modelo de empresa de economia social, visto como imprescindível numa Europa social no futuro próximo.

A Conferência é organizada pela presidência em exercício do Grupo do Luxemburgo, a da Espanha. Formam o Grupo do Luxemburgo os Ministros e outros responsáveis governamentais pela pasta da economia social que se revêm nas Declarações do Luxemburgo e de Bratislava. Portugal é membro do Grupo, que nesta altura já reúne mais de metade dos ministros dos 27.

Do encontro ministerial sairá uma Declaração de Madrid, que visará conceder cidadania europeia às empresas de economia social, numa altura em que se espera por um Plano de ação da Comissão europeia em favor do setor, a publicar até final do ano. Os Estados membros farão recordar à Comissão europeia que em final de 2015 aprovaram no Conselho Europeu, por unanimidade, um documento sobre a ‘Promoção da economia social enquanto força motora chave do desenvolvimento económico e social na Europa’, documento que Parlamento Europeu, Conselho Económico e Social Europeu e Comité das Regiões devidamente acolheram, e que se exige seja devidamente estudado e concretizado pela Comissão Europeia, numa altura em que se discute o Livro Branco sobre o Futuro da Europa e se perspetivam cenários que não deverão descartar o reforço do Pilar Social Europeu.

Entre os organizadores do Encontro está a Social Economy Europe, grupo de que a CASES é membro da Direção, que realizará a 22 de maio uma assembleia geral aberta a organizações não membros. Será uma oportunidade para os restantes membros da CASES conhecerem o que se fez e quer fazer a nível europeu no setor.

As inscrições fecham a 18 de maio, sendo que são limitados os lugares no Museu Rainha Sofia, onde se realiza o evento.

Ver Programa


Nova série de working papers do CECES: Economia Social em Textos

Já se encontra disponível do N.º 3 da série do CECES | Economia Social em Textos

“A Economia Social e a Constituição” – Rui Namorado | Economia Social em Textos, 3. Coimbra: Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social.

Economia Social em Textos é uma série periódica organizada pelo Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social que publica trabalho dos participantes da Pós-Graduação em Economia Social – Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade.

O documento pode ser descarregado em pdf aqui


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - fax: (+351) 213 858 823

Arcana by HTML5 UP
NEWSLETTER CASES 2017
NEWSLETTER CASES 2017
NEWSLETTER CASES 2017
NEWSLETTER CASES 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017