Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER


Mensagem de Ano Novo

No início de 2018 venho dirigir uma mensagem de saudação aos dirigentes e trabalhadores das entidades da Economia Social, assim como a todos os seus membros, seja qual for a sua qualidade e grau, com os desejos de bom trabalho e sucesso no âmbito das respetivas atividades.

A CASES tudo fará, atentas as suas atribuições e competências, para apoiar o setor da Economia Social, uma realidade que recobre um vasto universo de mais de 61.000 entidades que têm em comum um conjunto de princípio e valores que as distinguem do universo das entidades públicas, por um lado, e das empresas privadas (lucrativas) por outro.

Quais são esses princípios?
- Primado da pessoa e do objeto social sobre o capital;
- Adesão voluntária e livre;
- Controlo democrático pelos seus membros;
- Defesa dos princípios de solidariedade e responsabilidade;
- Autonomia de gestão e independência face aos interesses públicos;
- Afetação dos excedentes a objetivos como o desenvolvimento sustentável, melhoria dos serviços prestados aos próprios membros e ao interesse geral.

A Economia Social é um conglomerado económico/social que em Portugal representa 2,8% do VAB e 6% do emprego remunerado (a tempo completo) dispondo, por comparação com os padrões europeus, de uma margem de crescimento assinalável a que acresce o enorme potencial do voluntariado.

Este é um setor consagrado no art.º 82.º da CRP, sob a designação de “setor cooperativo e social” a par dos setores público e privado, fazendo com que, em Portugal, no plano Constitucional existam, com a mesma dignidade, três setores de propriedade dos meios de produção (público, privado e cooperativo e social).

O ano de 2017 ficou assinalado pela realização do Congresso Nacional da Economia Social do qual resultou, entre outras decisões, o compromisso para a criação da Confederação da Economia Social Portuguesa, subscrito pelas oito entidades confederativas da Economia Social que integram o CNES.

Novos e exigentes desafios, no plano nacional e internacional, se perfilam ao setor da Economia Social neste ano de 2018, e no próximo futuro, para fazer face aos quais não enjeitaremos esforços em parceria com as entidades da Economia Social.

Votos de Bom Ano de 2018.

Eduardo Graça
Presidente da direção da CASES


Cerimónia Pública Solene | PRÉMIO ANTÓNIO SÉRGIO 2017
22 janeiro - Coimbra

Foram já apurados os vencedores do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2017.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado em 2012 pela CASES, constitui uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social.

A Cerimónia Pública de entrega do Prémio, nesta 6.ª edição, vai realizar-se em Coimbra, na Antiga Igreja do Convento São Francisco, no dia 22 de janeiro de 2018.

Programa

Inscrições

Como chegar: ver aqui

Clique aqui para conhecer os vencedores.


Plano de Atividades e Orçamento para 2018

Decorreu, no passado dia 11 de dezembro, a reunião da Assembleia Geral da CASES, tendo sido aprovado, por unanimidade, na presença de todos os seus membros, com o parecer favorável do Conselho Fiscal, o Plano de Atividades e Orçamento para 2018, assim como o Regulamento interno, o Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas e o Código de Ética e de Conduta.

Foi ainda eleito, por voto secreto e por unanimidade, o Vogal não executivo da Direção da CASES, que recaiu na CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, que indigitou a Eng.ª Aldina Fernandes como sua representante.


Divulgação pública | Comissão Organizadora do Congresso Nacional da Economia Social 2017

Por decisão da Comissão Organizadora do Congresso Nacional da Economia Social (Grupo de Trabalho criado no âmbito do CNES), publicam-se os documentos mais relevantes aprovados no decurso dos trabalhos.

Até ao final do mês de janeiro de 2018 serão considerados para apreciação, os conteúdos das mensagens que sejam enviadas para o endereço [email protected].

Carta de Compromisso Assinada

Congresso Nacional da Economia Social 2017 - Recomendações

Projeto / Estatutos CESP


Voto de Condolência

A direção da CASES, os seus responsáveis e trabalhadores vêm, por este meio, apresentar os mais sentidos votos de condolências pelo falecimento da Engª. Maria Antónia Figueiredo, Secretária-geral adjunta da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI).

A Engª. Maria Antónia Figueiredo dedicou a maior parte da sua vida ao setor cooperativo, no âmbito nacional e internacional, tendo contribuído pela sua ação para o seu desenvolvimento, modernização e promoção.

O setor cooperativo e a economia social perdem, com o falecimento da Engª. Maria Antónia Figueiredo, uma personalidade de grande competência técnica, capacidade de intervenção, liderança e dedicação à causa do cooperativismo, em particular, do cooperativismo agrícola português.


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - [email protected]

Arcana by HTML5 UP
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018