Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER


Mais informações aqui


Revista digital | Economia Social – Leituras & Debates (N.º 3)

A revista digital ES, lançada no passado mês de maio, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.

Este é um projeto que se destina a reforçar o prosseguimento de dois dos objetivos estatutários da CASES: “Promover o desenvolvimento de ações de divulgação do setor da Economia Social, reforçando a sua visibilidade” e “promover e apoiar a realização de estudos e investigação sobre o setor da Economia Social”.

Já pode consultar aqui o terceiro número.

   

   

   


Tributo a António Sérgio | Jornal de Negócios

Artigo do Presidente da CASES, Eduardo Graça, acerca do Tributo a António Sérgio pelo cinquentenário da sua morte.

“António Sérgio, e tudo o que representa a sua personalidade e obra - em particular, nas áreas da educação, associativismo e economia social, designadamente sob a forma cooperativa -, é hoje uma dessas figuras um pouco esquecidas.”

Ver artigo


Portugal Voluntário | Vídeo

--------------------------------------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------


Síntese Legislativa da CASES | 5.º bimestre de 2018

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao 5.º bimestre de 2018. -------------------------------------------

Para a consultar, clique aqui

------------------------------------------------------------------------------------------------------


Eleitos os Órgãos Sociais da Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES)

Decorreu no passado dia 8 de outubro de 2018, na sede social da CPES, a Assembleia Geral eleitoral para o mandato 2018/2021, onde foram votadas a composição da Assembleia Geral (delegados) e a lista candidata aos Órgãos Sociais.

A CPES, que conta com nove entidades fundadoras – a ANIMAR – Associação Portuguesa Para o Desenvolvimento Local, CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal), CONFECOOP (Confederação Cooperativa Portuguesa, CCRL), CPCCRD (Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto), CPF (Centro Português de Fundações), UMP (União das Misericórdias Portuguesas), UMP (União das Mutualidades Portuguesas), e a APM (Associação Portuguesa de Mutualidades) – representa, quase na sua plenitude, o universo das entidades da Economia Social portuguesa.

Mais informações e galeria de fotos aqui


Setor Cooperativo | Atos de comunicação obrigatória

Encontra-se a decorrer uma ação informativa destinada às Cooperativas, sensibilizando-as para o cumprimento do disposto no art.º 116.º do Código Cooperativo (Atos de comunicação obrigatória), uma vez que estas estão obrigadas a remeter à CASES:

a) Cópia dos atos de constituição e de alteração dos estatutos, até 30 dias após o registo;

b) Cópia dos relatórios anuais de gestão e dos documentos anuais de prestação de contas, até 30 dias após a sua aprovação;

c) Cópia do balanço social, quando, nos termos legais, for obrigatória a sua elaboração, até 30 dias após a sua elaboração.

Esta ação está a ser realizada através do envio de mensagens eletrónicas e de correio tradicional, com o intuito de contribuir para a assunção das boas práticas de organização e de funcionamento destas entidades, razão pela qual esclarece igualmente que constitui contraordenação (Art.º 121.º do mesmo Código), punível com coima de €250,00 (duzentos e cinquenta euros) a €2.500,00 (dois mil e quinhentos euros), a violação, pelas cooperativas, do disposto no mencionado artigo 116.º do Código Cooperativo.

Mais informações aqui


No balcão “Cooperativa na Hora” podem ser criadas cooperativas e designados os respetivos órgãos sociais, de forma imediata e num único local.

O Balcão “Cooperativa na Hora” funciona atualmente em 5 serviços de registo, sendo que progressivamente, irá proceder-se ao alargamento a todo o território Nacional.

Mais informações aqui


Pós-Graduação em Economia Social: Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade

O curso de Pós-Graduação em “Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade” é promovido, no quadro da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, pelo respetivo Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC), o qual desde 1981 se ocupa do cooperativismo e que, desde os meados dos anos 90, estendeu o âmbito da sua atividade à economia social no seu todo.

Este curso funciona no 2.º semestre do Ano Letivo.

2ª Fase de candidaturas: 15 de outubro de 2018 a 6 de janeiro de 2019

No Ano Letivo 2018-2019, a parte letiva decorre entre 4 de fevereiro de 2019 e 30 de maio de 2019.

Mais informações aqui


I Congresso de Economia Social da Região Autónoma da Madeira

Decorreu nos dias 16 e 17 de outubro de 2018, no Museu da Imprensa, em Câmara de Lobos, o I Congresso de Economia Social da RAM, organizado pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos em conjunto com a AIPES- Associação de Investigação e Promoção da Economia Social.

Tendo como tema a Sustentabilidade, Inovação e Empreendedorismo Social desafiou todos os participantes a refletir e contribuir, não só para a construção coletiva de soluções inovadoras para problemas sociais, mas também para uma maior dinamização da economia social na Madeira.

Eduardo Graça, Presidente da Direção da CASES, foi speaker convidado, no painel subordinado ao tema "A Conta Satélite da Economia Social ".

Mais informações


Economia Social Internacional | Declaração de Bilbao

Consulte, no link em destaque, a declaração final do Fórum Global de Economia Social 2018, que teve lugar em Bilbao, entre 1 e 3 de outubro de 2018.

Declaração de Bilbao

   


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - [email protected]

Arcana by HTML5 UP
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018