Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER


Lançamento| Código Cooperativo Anotado / 6 de fevereiro 2019 - 18H00 | Assembleia da República

A CASES, em parceria com a Assembleia da República e com a editora Almedina, promove, no dia 6 de fevereiro de 2019, pelas 18H00, a apresentação pública da obra coletiva, coordenada pelas Doutoras Deolinda Meira e Maria Elisabete Ramos, Código Cooperativo – anotado, na Biblioteca da Assembleia da República. Uma iniciativa que integra o Tributo a António Sérgio – pelo cinquentenário da sua morte (24 de janeiro de 1969).

Inscrições: [email protected]

c/ o assunto «Apresentação – Código Cooperativo anotado»

O Código Cooperativo Anotado, resultante da colaboração de uma vasta equipa de especialistas nacionais e internacionais, é uma novidade no panorama jurídico-cooperativo português. Na sequência da publicação do Código Cooperativo de 2015 urgia promover uma profunda reflexão crítica das soluções adotadas.

O Código Cooperativo Anotado oferece ao leitor o comentário conciso de cada um dos artigos, permitindo a identificação das questões jurídicas mais relevantes e, além disso, o diálogo com outras normas do sistema jurídico cooperativo.

Além disso, o leitor beneficiará de referências bibliográficas que lhe permitirão aprofundar os seus conhecimentos ou desenvolver pistas de investigação. Acreditamos que esta obra será, por um lado, um instrumento relevante para quem lida com o direito cooperativo e, por outro, constituirá um impulso à investigação jurídica.


Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2019

Pelo 8.º ano consecutivo, a CASES lança mais uma edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social.

Destaque para a atribuição do Prémio de Honra Personalidade da Economia Social 2019, que se divide em duas subcategorias, sendo atribuído a personalidades que se tenham distinguido pela carreira e pela capacidade empreendedora.

- Honra à Carreira: premiando uma personalidade pela sua carreira na gestão de entidades da Economia Social, ou no ensino, promoção ou estudos na área da Economia Social, contribuindo significativamente para o seu reconhecimento e desenvolvimento públicos;

- Honra à Capacidade Empreendedora: premiando uma personalidade pelo seu contributo relevante para a conceção e promoção de ações e empreendimentos inovadores e sustentáveis no setor da Economia Social, em particular no seio das entidades que o integram, ou através de estudos promotores do empreendedorismo social.

O período de candidaturas terá início no dia 2 de maio e encerrará no dia 30 de junho de 2019.

Consulte aqui o Regulamento

As instruções e os formulários estarão brevemente disponíveis no site da CASES.


Biografia de António Sérgio “À procura de António Sérgio “

Perante alguém como António Sérgio de Sousa, com essa polifacetada existência, perguntamo-nos de que forma se pode criar uma biografia capaz de refletir todos os aspetos da sua vida. Complicado, cremos nós. Felizmente, ao longo dos anos foram vários os autores que procuraram dar a conhecer a vida, a obra e o homem. Quer tenha sido pelo que acabámos de apontar, quer por um gosto particular por um determinado período ou assunto, a verdade é que grande parte destes autores dirigiram o foco para fases e temas particulares da vida e obra de Sérgio e menos para uma visão de um todo.

Partindo das muitas obras que focam o particular chegamos ao todo (ou quase). E foi com recurso a essas obras e a documentação existente em vários arquivos (com especial realce para o arquivo pessoal de António Sérgio que se encontra na Casa António Sérgio) que fomos recolhendo as peças que constroem este trabalho.

Mas se já está tudo (ou quase tudo) dito sobre António Sérgio qual é o valor acrescentado deste trabalho? Simples: mapear a vida de Sérgio. Pretendemos criar uma cronologia que nos guie pela sua vida, quer através de eventos importantes, quer de pequenos apontamentos do dia-a-dia, curiosidades. Um documento que nos permita seguir Sérgio pela sua vida, pelos dias, pelos meses, pelos anos, que nos traga uma visão mais linear e íntima do filósofo (e sociólogo, reformador social e pedagogista e cooperativista).

Ver Biografia


Exposição #Sérgio´19

(até 22 de março na Assembleia da República)


 
 

Mais informações aqui


Tributo António Sérgio 2019 – #Sérgio19




Tributo António Sérgio | Inauguração - Exposição Sérgio´19

Foi inaugurada, no dia 23 de janeiro às 18h00, na Assembleia da República, a Exposição Sérgio ’19, uma das iniciativas integradas no “Tributo a António Sérgio” pelo cinquentenário da sua morte.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues e contou com a presença, entre outras personalidades, do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva.

Mais informações aqui


Tributo António Sérgio | Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2018 | 24 janeiro – SPA

A 7.ª edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, organizado anualmente pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, decorreu, no dia 24 de janeiro, em Lisboa, na SPA – Sociedade Portuguesa de Autores, numa iniciativa que este ano integrou um programa mais vasto, assinalando o cinquentenário da morte de António Sérgio, como forma de homenagear a sua obra e personalidade.

“António Sérgio – 1883-1969: O Homem que pensou Portugal” é o título da exposição que foi inaugurada no início da cerimónia e que ficará patente até 28 de fevereiro na Sala-Galeria Carlos Paredes, na SPA.

Após a abertura da Sessão pelo Presidente da SPA, José Jorge Letria, e pelo Presidente da CASES, Eduardo Graça, o programa contou com uma conferência de Guilherme D’Oliveira Martins, com a apresentação do livro “António Sérgio | Breves Percurso e Herança”, de João Salazar Leite, e com uma homenagem a António Sérgio, ao piano, pelo Maestro Victorino D’Almeida.

Seguiu-se a entrega do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2018, que apresentou, este ano, duas novidades, a categoria “Trabalhos Jornalísticos” e dois prémios de Honra Personalidade Economia Social (Honra à Carreira e Honra à Capacidade Empreendedora).

Francisco Silva, Secretário Geral da CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, foi agraciado, nesta edição, com o Prémio Honra à Carreira.

Esteve presente na cerimónia, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva que, além de ter encerrado a sessão, entregou o prémio Honra à Capacidade Empreendedora, a Ivone Félix, Coordenadora Executiva da CERCIOEIRAS.

Conheça aqui todos os vencedores da 7.ª edição do Prémio António Sérgio.

Galeria de Fotos


Síntese Legislativa CASES | Economia Social

Consulte, no link em destaque, a Síntese Legislativa da CASES referente ao 2.º semestre de 2018. -----------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------


XIII Congresso Nacional das Misericórdias | 7 a 10 de fevereiro - Albufeira

A UMP – União das Misericórdias Portuguesas vai promover o XIII Congresso Nacional das Misericórdias, entre os próximos dias 7 e 10 de fevereiro em Albufeira, a decorrer no Palácio de Congressos do Algarve, dedicado ao tema “Missão, Rigor e Compromisso”.

Para mais informações, consultar o site oficial do congresso.


II Curso avançado em Direito da Economia e do Investimento Sociais

O Instituto Europeu e o ICJP - Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, organizam o curso de Pós-Graduação em Direito da Economia e do Investimento Sociais, com o apoio da CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

O curso terá o seu início a 1 de março de 2019.

Mais informações aqui


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8

Arcana by HTML5 UP
NEWSLETTER CASES 2017
NEWSLETTER CASES 2017
NEWSLETTER CASES 2017
NEWSLETTER CASES 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017