Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER


Mensagem de Ano Novo

No início de 2020 dirigimos uma mensagem de saudação aos dirigentes e trabalhadores das entidades da Economia Social, assim como a todos os seus membros, seja qual for a sua qualidade e grau, com os desejos de bom trabalho e sucesso no âmbito das respetivas atividades.

Este ano tem um significado especial para a CASES, pois, tendo sido criada por escritura publica, celebrada em 4 de fevereiro de 2010, celebra 10 anos de atividade assumindo, superadas as vicissitudes surgidas ao longo deste decénio, a sua natureza de cooperativa de interesse público - “régie cooperativa”.

No âmbito das atribuições que estão cometidas à CASES tudo continuaremos a fazer para promover o reforço, promoção e divulgação da Economia Social, uma realidade que recobre um vasto universo de dezenas de milhares de entidades que têm em comum um conjunto de princípio e valores que as distinguem do universo das entidades públicas, por um lado, e das empresas privadas (lucrativas) por outro.

A Economia Social é em Portugal, um conglomerado económico/social relevante que representa mais de 72 mil entidades que geraram, em 2016, segundo dados da Conta Satélite da Economia Social, 3,0% do Valor Acrescentado Bruto (VAB), 5,3% das remunerações e do emprego total e 6,1% do emprego remunerado. Ademais, face a 2013, o VAB aumentou 14,6%, o emprego total 8,5% e o emprego remunerado 8,8%, evidenciando maior dinamismo que o total da economia (8,3%, e 5,8% e 7,3%, respetivamente), a que acresce o enorme potencial do voluntariado.

Este é um setor consagrado no art.º 82.º da CRP, sob a designação de “setor cooperativo e social” a par dos setores público e privado, fazendo com que, em Portugal, no plano Constitucional existam, com a mesma dignidade, três setores de propriedade dos meios de produção (público, privado e cooperativo e social).

Novos e exigentes desafios, no plano nacional e internacional, se perfilam ao setor da Economia Social neste ano de 2020, e no próximo futuro, para fazer face aos quais não enjeitaremos esforços no âmbito desta singular parceria entre o Estado e as entidades da Economia Social.

Votos de Bom Ano de 2020.


CASES 10 Anos

A CASES completa agora 10 anos.

No âmbito das comemorações do seu 10.º aniversário, a CASES promove um vasto programa de atividades públicas a terem lugar nos dias 04, 05 e 06 de fevereiro de 2020, no Teatro Thalia, em Lisboa.

À cerimónia prevista para dia o 04 de fevereiro (10H00) - Inauguração da exposição CASES 10 Anos e Entrega do Prémio António Sérgio/2019, preside a senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Nos dias 05 e 06 de fevereiro serão realizadas, no mesmo espaço, um conjunto de iniciativas:

05 fevereiro

- 10H30 // 12H30 - Mesa Redonda | Inquérito ao setor da Economia Social.

- 15H00 // 17H00 - Diz Sim à Economia Social | Sessão dinamizada pelo projeto Y.ES.

06 fevereiro

- 10H30 // 13H00 - Mesa Redonda | O Microcrédito em Portugal - A experiência da CASES - O Programa Nacional de Microcrédito | Passado, Presente e Futuro.

CASES… 10 Anos a Viver Economia Social. Assinalar o momento… Celebrar a Identidade.

 

P R O G R A M A       //       I N S C R I Ç Õ E S


Exposição // CASES 10 Anos

Inserida nas celebrações do 10.º aniversário da CASES, a presente exposição pretende dar a conhecer a nossa história, membros, equipa, projetos, programas e atividades desenvolvidos, bem como cumprir o nosso compromisso de reconhecimento e de fortalecimento da Economia Social em Portugal.

Fomentando a curiosidade, a descoberta, a participação, o pensamento e o conhecimento, esta exposição contempla três áreas temáticas:

– A CASES e a Economia Social;

– Projetos, Programas e Atividades da CASES;

– António Sérgio.

No espaço da sala de leitura estarão disponíveis vários volumes sobre a CASES, a Economia Social e António Sérgio.


Medida de Apoio ao Voluntariado – Abertura de candidaturas 2020

Encontra-se aberto o período de candidaturas à medida Apoio ao Voluntariado.

A medida Apoio ao Voluntariado, financiada pelo Portugal 2020, foi criada pela Portaria n.º 389/2018, de 31 de julho e visa estimular o desenvolvimento do voluntariado de continuidade, contribuindo para a promoção da inclusão social dos seus destinatários e para a participação ativa dos cidadãos, através do incremento do número de pessoas e de organizações promotoras envolvidas em ações de voluntariado.

A presente medida compreende a atribuição de um apoio financeiro, às organizações promotoras de ações de voluntariado de continuidade, no domínio da ação social, para efeitos de pagamento das despesas em que incorram com o seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil dos voluntários que enquadram.

Gerido pela CASES, o Apoio ao Voluntariado tem por objetivo potenciar o desenvolvimento de um voluntariado de continuidade, com qualidade, consciente e responsável.

Este 2.º período de candidaturas tem uma dotação orçamental de 1,325.941 milhões de euros, e decorre até às 18h00 do dia 31 de dezembro de 2020, nos termos do Aviso de Abertura.

A candidatura à medida é efetuada pelas Organizações Promotoras de Voluntariado em www.portugalvoluntario.pt. Para o efeito, caso ainda não estejam registadas, as Organizações deverão efetuar o registo prévio.

Antes de se candidatar, consulte o Regulamento e verifique as regras de acesso a esta medida.


Síntese Legislativa | dezembro de 2019

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao mês de dezembro de 2019. -----------------------------------------------------------------------------

 

 


Síntese Jurídica | 2.º semestre de 2019

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao 2.º semestre de 2019. -----------------------------------------------------------------------------

 

 

 


Economia Social Internacional

O Parlamento Europeu adotou, em dezembro passado, a lista de intergrupos parlamentares para o próximo mandato, tendo o intergrupo de Economia Social sido renovado. Os intergrupos podem ser constituídos por eurodeputados de qualquer grupo político ou comitê, com o intuito de manter trocas informais de pontos de vista sobre assuntos específicos e promover o contacto entre membros e a sociedade civil.

A Social Economy Europe (SEE), estrutura representativa de Economia Social a nível europeu, de que a CASES é membro, trabalhou arduamente para assegurar este intergrupo. O Intergrupo é crucial para o reconhecimento e o desenvolvimento da Economia Social na Europa no próximo ano e será também central na implementação do Plano de Ação para a Economia Social anunciado pela Comissão Europeia como uma das principais políticas de Nicolas Schmit, o novo Comissário para o Emprego e Direitos Sociais.

Próximos eventos

3-7 Fevereiro - Kuching, Malásia – Fórum Global da Juventude - Empreendedorismo Cooperativo 2020 – https://gyf20.coop/


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8