Home
Email
Newsletters
C A S E S   D i g i t a l   //  a g o s t o   2 0 2 1 

 


# CONFERÊNCIAS « Economia Social » & REUNIÃO « Comité de Monitorização da Declaração do Luxemburgo »

 

Decorreram nos dias 13 e 14 de julho, em Cascais, as Conferências de Economia Social e a Reunião do Comité de Monitorização da Declaração do Luxemburgo.

As conferências foram abertas pelo Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras e pela Ministra Ana Mendes Godinho. Cascais é membro da Rede de Cidades Portuguesas, Capital Europeia da Economia Social – juntamente com Braga, Coimbra, Sintra e Torres Vedras – e organizou, em conjunto com a CASES, este evento de dia e meio dedicado à Economia Social.


As conferências da manhã de dia 13, foram seguidas de uma reunião do Comité de Monitorização da Declaração do Luxemburgo, grupo de Estados Membros amigos da Economia Social, com a participação de Gabriel Bastos, Secretário de Estado da Segurança Social.

13 Estados Membros – Portugal, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, França, Itália, Lituânia, Luxemburgo e Roménia – adotaram a Declaração de Cascais – Por um Plano de Ação Europeu para a Economia Social promotor do papel da economia social no Pilar Europeu dos Direitos Sociais, reforçando a sua cooperação e comprometendo-se a apoiar a economia social como motor de uma justa recuperação, sublinhando a sua relevância na criação e manutenção de empregos estáveis e dignos e ressaltando a necessidade de melhorar o seu acesso a financiamento, formação, nomeadamente para acompanhar as transições Verde e Digital, reforço das redes locais e da educação para a economia social, partilha de boas práticas a nível académico e profissional, e o reforço do papel da economia social no Pilar Europeu dos Direitos Sociais, temas que esperam ver vertidos no Plano Europeu para a Economia Social.

 

+ info (evento)

# Cimeira Ibérica da Economia Social // CEES 2021


8 de setembro | Coimbra.

 
Terá lugar, no dia 8 de setembro, em Coimbra, a Cimeira Ibérica da Economia Social 2021. 

A Cimeira Ibérica de Coimbra é uma das ações previstas no Plano de Atividades de cooperação 2021-2022, entre os serviços e organismos do MTSSS e os respetivos homólogos do Ministério do Trabalho e Economia Social de Espanha, decorrente da Declaração de Intenções de Cooperação assinada entre os dois países no final de 2020, e que dá continuidade ao Memorando de Cooperação em matéria de política social, emprego, e segurança social, de 2015.

A Cimeira contará com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, e da Segunda Vice-Ministra e Ministra do Trabalho e da Economia Social de Espanha, Yolanda Díaz. Tem por objetivo o reforço das relações bilaterais, formalizado na assinatura do Memorando de Entendimento entre a CASES e a DGTAESRSE, e a partilha de boas práticas, em particular no domínio da educação e formação, e das políticas europeias para a economia social, através de uma mesa redonda com membros da Academia e de um painel com as Confederações representativas da Economia Social dos dois países.

* Programa detalhado da Cimeira brevemente anunciado.

X Edição // Candidaturas abertas (até 31 julho)

Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2021.

 

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.

O período para submissão de candidaturas decorre até 31 de julho de 2021.

 

+ info

António Sérgio (1883-1969) - Chamada a um ensaio 

CONCURSO - EDIÇÃO 2021/2022.

 

A 1 de Setembro de 2021 será lançada a 1.ª edição do concurso António Sérgio (1883-1969) - chamada a um ensaio. Este projeto consiste numa chamada a trabalhos sobre a vida e/ou obra de António Sérgio (1883-1969), de modo a promover o estudo da sua vida, obra, pensamento e ação, trazendo assim o seu génio único para o séc. XXI e contribuindo para a missão de divulgação da sua vida e obra assumida pela CASES.

Contando como tema central a vida e/ou obra de António Sérgio, com as candidaturas a decorrer entre 1 de setembro e 31 de dezembro, terá como Prémio a edição da obra vencedora e atribuição de uma prestação pecuniária no montante de 500€.

 

+ info

# Boletim Cooperativista da OCPLP // Número 03


Promoção do cooperativismo nos países de língua oficial portuguesa.

 

A Assembleia Geral da OCPLP decidiu criar o Boletim Cooperativista, publicação periódica em formato digital, destinada a promover a divulgação e promoção do cooperativismo nos países de língua oficial portuguesa.

É a retomada de um projeto com tradição, anos atrás descontinuado, adotando o modelo de newsletter digital em linha com os meios e as necessidades do nosso tempo.

Estamos certos de que o Boletim Cooperativista será um instrumento importante para, através da partilha de informação, promover a afirmação da OCPLP, nos planos institucional e operacional, no universo cooperativista em cada um dos países de língua oficial portuguesa e a nível internacional.

 

Número 03

# Síntese Legislativa // 1.º semestre 2021

Especial Covid-19.

 

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao 1.º semestre de 2021.
 

+ info

# Economia Social // Internacional


Prémio Europeu de Economia Social de 2021.

A Social Economy Europe (SEE), em cooperação com os seus membros e parceiros, tem o orgulho de apresentar a primeira edição dos European Social Economy Awards. Este evento deve ser repetido a cada dois anos.

 Os European Social Economy Awards 2021 reconhecerão as empresas e organizações de economia social que apoiam e enriquecem as comunidades, contribuindo para a sociedade no combate a alguns dos maiores desafios sociais, ambientais, económicos e tecnológicos da atualidade. Os prémios visam aumentar a visibilidade da economia social, em toda a sua diversidade e nos vários sectores e países, com abordagem europeia (incluindo países parceiros dos Balcãs Ocidentais, Parceria Oriental, Turquia, Mediterrâneo Meridional e Federação Russa). Os prémios também servirão de inspiração para outros atores da economia social, autoridades públicas e cidadãos que desejam tornar-se empreendedores, ativistas e agentes de mudança. Estes prémios de economia social terão três categorias:

• Inovação Social: Inclui organizações que trabalham para a inclusão de pessoas em risco de exclusão social, pessoas com deficiência, migrantes, pessoas afastadas do mercado de trabalho; e / ou organizações que prestam serviços sociais inovadores de interesse geral e soluções para questões sociais.

• Transição Verde: Para organizações que trabalham por uma Transição Verde e Justa, ao mesmo tempo que defendem os valores da economia social. Isso pode incluir energia renovável, habitação, mobilidade sustentável, economia circular, gestão da água, produção sustentável de alimentos, educação ambiental e ecológica e ativismo, entre muitas outras áreas.

• Digitalização e Competências: Para organizações que trabalham na qualificação e requalificação de trabalhadores da economia social, potenciais empreendedores, estudantes, etc. Esta categoria também abrange iniciativas de economia social que operam na economia digital ou com um foco importante na inovação tecnológica.

As candidaturas para cada uma destas três categorias podem ser apresentadas aqui antes do prazo limite, que é segunda-feira, 6 de setembro, às 14h00 CEST.

Um júri formado por especialistas em economia social, investigadores, decisores políticos e representantes de instituições da UE selecionará dois finalistas para cada categoria. Um membro de cada organização selecionada como finalista será convidado para a cerimónia de 12 de outubro na Eslovénia, no âmbito da Presidência Eslovena do Conselho.


 
CIRIEC - 8.ª Conferência Internacional sobre Investigação em Economia Social.
8-10 Setembro 2021, Costa Rica, San José
 
"A Economia Social e Solidária e a Agenda 2030: Desenvolvimento sustentável e inclusivo através de Práticas Sociais Inovadoras”
 
KEYNOTE SPEAKERS: Rodrigo ARIAS, Presidente CIRIEC Costa Rica; Alain ARNAUD, CIRIEC International & CIRIEC France; Pablo BASOTTI, CIRIEC Costa Rica; Roberto CAÑEDO, CIRIEC México; Katarzyna DEMBICZ, Universidade de Varsóvia, Polónia; Christian FELBER, autor de "Common good", Universidade de Viena; Ariel GUARCO & Graciela FERNÁNDEZ QUINTAS (International Cooperative Alliance); Bernardo KLIKSBERG, conselheiro especial das NU; Argentina; Daniel MENEZES, CIRIEC Brasil; Jose Luis MONZON, CIRIEC Espanha & CIRIEC International; Leandro MORAIS, CIRIEC Brasil & UNTFSSE
 
Participação de peritos internacionais em Estatística: Chiara CARINI (EURICSE); Simel ESIM (ILO); Hyungsik EUM (ICA); Ana RAMOS (INE, Portugal).
 
Mais informações em: https://ciriec.uned.ac.cr/en/congress-2021

# Pós-Graduação em Inovação e Gestão das Organizações Sociais 

 

Este curso de pós-graduação procura ajudar os profissionais de organizações sociais e empreendedores sociais a desenhar estratégias inovadoras e integradas de criação de impacto social. Com um programa multidisciplinar concebido especificamente para a gestão inovadora das organizações sociais, pretende-se potenciar a otimização das respostas a desenvolver, melhoria da gestão dos recursos, da comunicação e transformação digital, tendo em conta as especificidades económicas e regulamentares do setor.
 
+ info

# Instagram CASES 

#instagram #cases #economiasocial


@cases.pt.oficial

 
Instagram

Casa António Sérgio // Sugestão de leitura


Uma aventura inquietante: romance, José Rodrigues Migueis; capa de Infante do Carmo, Iniciativas Editoriais, Lisboa, 1958

« A construção do romance cria um ambiente muito intenso, deixando o leitor na perspetiva de pensar que já percebeu toda a trama, e de repente vê tudo a baralhar-se novamente. A ação segue um ritmo fulgurante, cheio de peripécias e incidentes, prendendo sempre a atenção de quem lê.» – do blog Rua da Morgue
 
+ info

 
RECONHECER, PROMOVER, DINAMIZAR, FORTALECER E QUALIFICAR O SETOR DA ECONOMIA SOCIAL
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2021
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  //  Todos os direitos reservados