Home
Email
Newsletters
C A S E S   D i g i t a l   //   fevereiro 2 0 2 1 

 

# CASES |  Funcionamento em teletrabalho

 

A CASES, na sequência da pandemia viral da COVID-19, e da renovação da declaração do estado de emergência através do Decreto do Presidente da República n.º 9 -A/2021, de 28 de janeiro, tem vindo a promover todas as medidas para conter a evolução pandémica e assegurar, com a segurança pessoal de todos, o cumprimento do Plano de Atividades, cumprindo com as atribuições e competências que lhe estão atribuídas.

Assim informamos que a CASES se encontra a funcionar em teletrabalho, estando os seus serviços aptos a dar resposta a todas as solicitações, recomendando que todos os contactos sejam preferencialmente efetuados por correio eletrónico.

Serão tomadas, conforme o evoluir da situação, medidas de adaptação deste modelo estando disponíveis para encontrar as melhores soluções, em articulação com os interessados.

#EstamosOn

SOU MAIS – Programa Nacional de Microcrédito | 10 anos de execução

Assinalaram-se, no passado dia 28 de janeiro de 2021, 10 anos de execução do Programa Nacional de Microcrédito.

 
Desenhado com a preocupação de tornar mais acessível o acesso ao crédito a um maior número de cidadãos e de Microentidades, este Programa permitiu dar vida a centenas de projetos.

Queremos que este número não deixe de crescer, queremos que muitos mais venham a usar esta ferramenta de financiamento para que as suas ideias sejam uma realidade.

Contem connosco. SOU MAIS | Damos valor às suas ideias!

 
+ info

# Facebook | Página Microcrédito CASES

Siga-nos.

 
Um espaço de divulgação e partilha sobre o Programa Nacional de Microcrédito, e, sobre conteúdos relevantes relacionados com o microcrédito em geral, o empreendedorismo, o tecido empresarial em Portugal e a inovação social.
 
Facebook

Relatório CASES | Demografia do Setor Cooperativo 2020

O setor cooperativo cresceu em 2020.

 

Segundo o Relatório “Demografia do Setor Cooperativo”, elaborado pela CASES, em 2020 o setor cooperativo cresceu.
Tomando por base a análise das cooperativas constituídas e extintas no ano de 2020, regista-se, não apenas um saldo demográfico positivo, como um aumento do número de cooperativas criadas comparativamente com os últimos anos.

O relatório analisa ainda o comportamento do processo de credenciação de cooperativas em 2020, atribuição pública da CASES, sendo de destacar o aumento do número de credenciais emitidas relativamente a anos anteriores. 

A CASES não pode assim deixar de congratular o setor cooperativo, seus dirigentes, cooperadores e trabalhadores, pelos resultados obtidos no ano de 2020, apesar de todos os constrangimentos provocado pela pandemia. A CASES saúda o esforço e a participação do setor cooperativo na vida social e económica, no âmbito da sua esfera de atuação e muitas vezes indo além dela. 

Estamos conscientes dos tempos difíceis e incertos que vivemos e sabemos que 2021 representa um desafio, mas estamos seguros de que o setor cooperativo no seu todo, uma vez mais, saberá adaptar-se, demonstrando a sua resiliência e a importância e atualidade dos seus valores e princípios.

 

Relatório

Medida de Apoio ao Voluntariado  | Aviso de Abertura de Candidaturas 2021-2022

Encontra-se aberto o 3.º período de candidaturas à medida Apoio ao Voluntariado.

 

A medida Apoio ao Voluntariado, financiada pelo Portugal 2020, foi criada pela Portaria n.º 389/2018, de 31 de julho e consiste na atribuição de um apoio financeiro às organizações promotoras de voluntariado, que desenvolvam ações de voluntariado de continuidade no domínio da ação social, para fazerem face às despesas em que incorrem com os seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civis dos voluntários que enquadram.

Gerido pela CASES, Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, o Apoio ao Voluntariado tem por objetivo potenciar o desenvolvimento de um voluntariado de continuidade, com qualidade, consciente e responsável.

Este 3.º período de candidaturas tem uma dotação orçamental de 521.458,00 € e decorre entre as 9h do dia 01 Janeiro 2021 e as 18h do dia 31 março 2022, nos termos do Aviso de Abertura. 

A candidatura à medida é efetuada pelas Organizações Promotoras de Voluntariado em www.portugalvoluntario.pt. Para o efeito, caso ainda não estejam registadas, as Organizações deverão efetuar o registo prévio.

Antes de se candidatar, consulte o Regulamento e verifique as regras de acesso a esta medida.

 

Aviso

Síntese Legislativa | 2.º semestre de 2020

Especial Covid-19.

 

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao 2.º semestre de 2020.
 

+ info

Síntese Legislativa | janeiro de 2021

Especial Covid-19.

 

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao mês de janeiro de 2021.
 

+ info

Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021

«Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital».

 

Entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021, Portugal assume a Presidência rotativa do Conselho da UE. O Conselho (nome informal) é a instituição que representa os governos dos países da UE. Reúne os seus ministros ou secretários de estado para adotar legislação e coordenar políticas. Nesse semestre, Portugal vai:

- planear e presidir às reuniões do Conselho e das suas instâncias preparatórias;
- representar o Conselho nas relações com as outras instituições da UE.

Sucede à Alemanha e precede a Eslovénia, países com os quais integra o trio de Presidências. Em conjunto, elaboraram um programa para 18 meses, a partir do qual cada Presidência define o seu programa específico.

O programa da Presidência portuguesa do Conselho 2021 apresenta as prioridades e linhas de ação em detalhe.

Prioridades: promover a recuperação, assegurando a transição verde e digital; concretizar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais; reforçar a autonomia de uma Europa aberta ao mundo. Linhas de ação: Portugal vai trabalhar por uma União Europeia mais resiliente, social, verde, digital e global.

#UE #PPUE2021 #EU2021PT

+ info

Economia Social | Internacional

Presidências Portuguesas do Conselho da União Europeia e do Comité de Monitorização da Declaração do Luxemburgo.

No primeiro semestre de 2021 cabe a Portugal a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia (PPUE21). Esta presidência coincide com uma outra presidência portuguesa, a do Comité de Monitorização da Declaração do Luxemburgo, ou seja, dos Estados Membros da União Europeia comprometidos com a Economia Social, representados ao mais alto nível.

As prioridades e linhas de ação da PPUE21 são três: 
1. Recuperar a economia. Uma recuperação justa, verde e digital, e que permita fazer face ao dano económico e social dramático que a Covid-19 tem provocado.
2. Desenvolver o pilar dos direitos sociais na União Europeia.
3. Reforçar a autonomia estratégica de uma Europa aberta ao mundo.

Portugal vai assim trabalhar por uma União Europeia mais resiliente, social, verde, digital e global e pretende contribuir para a promoção da economia social como motor de progresso económico e social para todos.

É neste contexto que está previsto um evento de Alto Nível sobre Economia Social: “O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, a realizar no dia 29 de março, tendo a PPUE21 solicitado ao Conselho Económico e Social Europeu uma opinião sobre este mesmo tema. 

No dia 17 de fevereiro de 2021, o Comité Económico e Social Europeu organiza uma audição on-line sobre “o papel da economia social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, no âmbito do seu parecer exploratório solicitado pela Presidência portuguesa. 2021 será um ano crucial para a economia social com a adoção do primeiro Plano de Ação da UE para a economia social. Todas as instituições europeias estão empenhadas em apoiar a economia social para que esta se fortaleça e aumente a sua visibilidade, especialmente à luz da luta contra as consequências económicas e sociais da crise Covid-19. A economia social tem um papel fundamental a desempenhar na recuperação. A contribuição dos parceiros sociais e das organizações da sociedade civil para o debate é fundamental.

A audição irá focar-se em duas questões principais:

•    Como reforçar o papel da economia social para uma recuperação justa e sustentável?
•    Quais são as principais prioridades políticas a incluir no futuro plano de ação sobre economia social?

Mais informações aqui

Durante todo o ano de 2021, no âmbito da Presidência Portuguesa do Comité da Declaração do Luxemburgo, serão ainda desenvolvidas diversas atividades no âmbito da Capital Europeia da Economia Social, que será anunciada na conferência de 29 de março sobre Economia Social. 


Social Economy Europe (SEE).

Decorreu no dia 1 de fevereiro Reunião da Social Economy Europe, entidade representativa da Economia Social, de que a CASES é membro. É de destacar a apresentação de um documento sobre o Plano de Ação Europeu para a Economia Social, a ser apresentado brevemente e que está neste momento em discussão interna. Este documento pretende contribuir para o desenho do Plano de Ação Europeu para a Economia Social, que será apresentado pela Comissão Europeia no último trimestre de 2021. Relembramos que o Plano de Ação Europeu para a Economia Social é um marco muito relevante na afirmação da Economia Social a nível europeu e será alvo de consulta pública.

Para mais informações consulte: Link 1 e Link 2

Estudo sobre Social Business Initiative (SBI).

O estudo sobre o impacto da SBI (Iniciativa de Empreendedorismo Social) de 2011, da Comissão Europeia, e suas ações de acompanhamento, já foi publicado.

Encontre-o aqui

Este estudo inclui:
1. Uma avaliação abrangente e crítica das iniciativas implementadas desde a adoção do SBI, e
2. Ideias para possíveis medidas a serem apresentadas a nível da UE e nacional no futuro.

De acordo com a Comissão Europeia, este estudo será muito útil para alimentar a preparação do Plano de Ação para a Economia Social previsto para 2021. 


 + info

Webinar do Intergrupo de Economia Social sobre Competências e digitalização: investindo na Economia Social.

Irá decorrer, no dia 18 de fevereiro, entre as 11H00 e as 13H00 (CET) uma importante audição pública sobre competências e digitalização na economia social.

Esta audição pública contará com uma ampla variedade de palestrantes, que abordarão as oportunidades de requalificação oferecidas pela Economia Social, que não deixará ninguém para trás nesta rápida e inevitável transição digital. Os valores da economia social, de colocar as pessoas acima do capital, governança democrática e reinvestimento de todos ou da maior parte dos excedentes em formação ou na comunidade (entre outras coisas) solidificam a economia social como um meio vital para manter esta transição justa.

Mais informações 


Dias da Indústria EU – 23 a 26 de fevereiro.

A edição de 2021 dos Dias da Indústria da UE foca-se nas oportunidades. No contexto de uma transformação acelerada e mudança no cenário competitivo global, a estratégia industrial europeia é construída sobre negócios que contribuem para uma indústria mais verde, digital e resiliente. Ela fornece ferramentas para apoiar os ecossistemas industriais europeus nessa transformação e reforçar sua competitividade global. Ao mesmo tempo, responde ao apelo da sociedade europeia para criar novos empregos de qualidade, respeitando as fronteiras planetárias.

Este evento contará com a intervenção do Ministro Siza Vieira no dia de abertura, no âmbito da PPUE21, e haverá um painel, no dia 24, organizado pela Mondragon, sobre cooperativas: “Acelerando a transformação industrial e o desenvolvimento das competências dos trabalhadores através das cooperativas de trabalhadores”.

Mais informações

Evento do Roteiro digital para Mannheim.

25.02.2021 “Rumo à transição ecológica - Economia Social em tempos de desafios ambientais e de mudanças climáticas”


+ info

Webinar OCPLP - Organização Cooperativista dos Países de Língua Portuguesa

19.02.2021 "As Mulheres Cooperativistas nos Países de Língua Portuguesa - Celebração do Dia Internacional da Mulher 2021"

Horário:
-       9h00 em Brasília
-       12h00 em São Tomé e Bissau
-       13h00 em Praia, Lisboa e Luanda
-       14h00 em Maputo
-       21h00 em Díli

Plataforma Digital ZOOM

# Instagram CASES 

#instagram #cases #economiasocial


@cases.pt.oficial

 
Instagram

Casa António Sérgio

Sugestão da Biblioteca António Sérgio.
 

O FUNDO ANTÓNIO SÉRGIO (E OUTROS DOCUMENTOS E FONTES) 
Sónia Queiroga | Gestora e Curadora da Informação

 

António Sérgio de Sousa (1883-1969) foi um homem à frente do seu tempo, com ideias e interesses muito próprios, fruto de uma grande abertura de espírito e aguçada capacidade de análise e crítica. Capaz de analisar, compreender e dialogar com autoridade sobre os mais variados assuntos, Sérgio deu (e continua a dar) um verdadeiro sentido à palavra Humanista. Como o descrever? É Sérgio o filósofo, o pensador, o ensaísta, o pedagogo, o ativista político, o cooperativista…? Na verdade Sérgio não pode ser catalogado, ele é maior do que qualquer etiqueta, mas pode ser conhecido e reconhecido, analisado e melhor compreendido, e para tal, os contributos da CASES, através do Centro de Documentação e Informação António Sérgio, são indiscutivelmente valiosos.

Este documento, disponível para consulta nas várias plataformas digitais da CASES, em formato aberto, poderá ser atualizado sempre que pertinente.

+ info

 
RECONHECER, PROMOVER, DINAMIZAR, FORTALECER E QUALIFICAR O SETOR DA ECONOMIA SOCIAL
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2021
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  //  Todos os direitos reservados