Home
Email
Newsletters
C A S E S   D i g i t a l   //  j u n h o   2 0 2 1 

 

[ FÓRUM ] « Inovação Social » CEES 2021.

 

O Fórum de Inovação Social terá lugar nos dias 17 e 18 de junho de 2021, no Altice Forum de Braga, em formato de Live streaming.
 
Um evento integrado na vasta programação anual da Rede de Cidades Portuguesas que se assume como Capital Europeia da Economia Social 2021, que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República Portuguesa.

 

+ info

# Capital Europeia da Economia Social « Rede de Cidades Portuguesas » 

Novo website.

 

A Rede de Cidades Portuguesas — Capital Europeia da Economia Social 2021 visa contribuir para as principais prioridades e objetivos estratégicos da União Europeia (UE), trabalhar ativamente com a UE na promoção dos valores e princípios da Economia Social e trabalhar em rede, potenciando a partilha de boas práticas no âmbito da Economia Social, desenvolvendo um programa de iniciativas próprias, ou em parceria com a CASES, projetando-se no futuro o seu alargamento e progressiva estruturação.
 

Website

X Edição // Candidaturas abertas 

Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2021.

 

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.

O período para submissão de candidaturas decorre até 31 de julho de 2021.

 

+ info

# Academia Y.ES // CASES lança nova Edição


Diz SIM à Economia Social.

 

Terá início a 5 de julho uma nova edição da Academia Y.ES.

A Academia Y.ES é uma iniciativa destinada à sensibilização e formação, nos temas da Economia Social, pretendendo promover a aquisição de conhecimentos e competências que favoreçam o desenvolvimento de projetos de base coletiva, associativa e cooperativa.
 
O programa, que conta com 14 sessões formativas, está estruturado de forma contínua e dinâmica, equilibrando-se os momentos de exposição teórica com aplicação prática, momentos de trabalho em equipa, de descontração, de atividades de networking e partilha. 
 
A formação é dirigida a pessoas detentoras de uma ideia de projeto ou de um projeto em fase de estruturação/implementação no âmbito da Economia Social, a técnicos/as das entidades cooperadoras da CASES que pretendem criar ou consolidar uma ideia de projeto a desenvolver no âmbito das suas organizações e tem como objetivos gerais:


• Sensibilizar para as temáticas da Economia Social;
• Promover a aquisição de conhecimentos e competências que potenciem o desenvolvimento de projetos no âmbito da Economia Social;
• Conhecer práticas e Entidades da Economia Social.

Nesta edição, a Academia Y.ES é totalmente ministrada por videoconferência e tem uma duração de 39 horas.

+ info

# Evento Europeu // “Blueprint for European Volunteering 2030: a contribution towards implementing the European Social Pillar” 

29 de junho de 2021 | plataforma ZOOM.

 

A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), conjuntamento com o Centre for European Volunteering (CEV) e a Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) vão organizar o evento europeu “Blueprint for European Volunteering 2030: a contribution towards implementing the European Social Pillar”, que irá decorrer no dia 29 de junho de 2021, online, com tradução simultânea (ENG/PORT/ENG). 

O programa da sessão integra a apresentação da Agenda Política do Voluntariado na Europa (P.A.V.E.) , a apresentação do “Blueprint’ para o Voluntariado na Europa 2030” (CEV), bem como uma abordagem ao papel do Voluntariado na concretização do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

Inscrições serão brevemente abertas, numa comunicação futura.

# [ SOU MAIS // 10 ANOS ] « Ciclo de conversas Online » 

Empreender em tempo de crise.

 

Iniciou-se no passado mês de maio a iniciativa «Ciclo de Conversas Online | 10 Anos PNM», organizada pela CASES com o objetivo de, por um lado, assinalar os 10 anos de execução do SOU MAIS - Programa Nacional de Microcrédito e, por outro, promover a troca de testemunhos e a reflexão sobre o funcionamento e o balanço do Programa, bem como sobre o que se perspetiva para o futuro do mesmo.

A 1.ª sessão foi dedicada ao tema “Empreender em tempo de crise” e foi iniciada com um breve balanço sobre o caminho percorrido nestes 10 anos de execução do PNM, partilhado pela Dr.ª Carla Ventura, Vice-Presidente da CASES.

Em seguida ficámos a conhecer dois empreendedores beneficiários do Programa - Argelita Cruz e Mickaël Canavieira - cujos testemunhos nos elucidaram sobre os desafios enfrentados num processo de criação do negócio e do próprio emprego e sobre a capacidade de resiliência necessária para enfrentar a incerteza da conjuntura atual, deixando-nos importantes contributos para promover a adequação da medida às necessidades sentidas.

Seguiu-se a perspetiva de quem apoia a estruturação e o desenvolvimento destes projetos, para a qual contámos com a intervenção do Eng.º João Albuquerque, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Barcelos, que nos referiu a importância do acompanhamento sério e responsável aos empreendedores, a necessidade crucial de reforço do papel da banca e a relevância da participação das instituições de ensino superior na promoção do empreendedorismo.

As intervenções do painel de convidados terminaram com a partilha da experiência do Dr. Pedro Ricardo Gomes, em representação do Departamento de Microcrédito, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Banco Montepio, que nos demonstrou o papel fundamental da banca na concretização destes projetos e na consciencialização de que o microcrédito é uma ferramenta de inclusão financeira e social.

Contámos ainda com a participação da audiência no enriquecimento da conversa, com a apresentação de contributos e questões aos convidados. 

Terminámos esta primeira sessão com a certeza da importância do debate e da reflexão sobre estes temas, sentimento reforçado pela forte adesão e pelos contributos trazidos por todos os envolvidos.

A próxima sessão será realizada no dia 23 de setembro, sobre o tema “Perspetivas e desafios do apoio técnico”, com o objetivo de promover um momento de partilha de experiências e de reflexão entre as entidades prestadoras de apoio técnico de diferentes regiões, colocando-as a conversar sobre os desafios que enfrentam e que se colocam para o futuro, no quadro do apoio técnico.

Até breve!

# Síntese Legislativa // maio 2021

Especial Covid-19.

 

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao mês de maio de 2021.
 

+ info

# INFOCOOP  // COMUNICAÇÃO

MEDIDAS EXCECIONAIS E TEMPORÁRIAS.

 

Foi publicado o DL nº 22-A/2021 de 17.03, o qual, designadamente, prorroga o prazo para a realização de assembleias gerais das cooperativas e outras pessoas coletivas, repondo em vigor o regime constante do DL nº 10-A/2020 de 13.03, alterado pelo DL nº 24-A/2020 de 29.05.
 

+ info

# Boletim Cooperativista // OCPLP

Promoção do cooperativismo nos países de língua oficial portuguesa.

 

A Assembleia Geral da OCPLP decidiu criar o Boletim Cooperativista, publicação periódica em formato digital, destinada a promover a divulgação e promoção do cooperativismo nos países de língua oficial portuguesa.

É a retomada de um projeto com tradição, anos atrás descontinuado, adotando o modelo de newsletter digital em linha com os meios e as necessidades do nosso tempo.

Estamos certos de que o Boletim Cooperativista será um instrumento importante para, através da partilha de informação, promover a afirmação da OCPLP, nos planos institucional e operacional, no universo cooperativista em cada um dos países de língua oficial portuguesa e a nível internacional.

 

N.º 3

# Economia Social // Internacional

Cimeira de Mannheim

Nos dias 26 e 27 de maio de 2021, a Cimeira Europeia da Economia Social (EUSES) de Mannheim, foi realizada como um evento híbrido. Mais de 3000 pessoas participaram ativamente na Cimeira e a Declaração de Mannheim sobre a Economia Socia foi adotada, um resultado fundamental para o Plano de Ação para a Economia Social Europeia que será lançado pela Comissão Europeia em novembro de 2021.
 
Veja aqui a sessão plenária sobre Integração da Economia Social nas políticas da EU, incluindo um discurso do Comissário Nicolas Schmit e mensagens dos eurodeputados Patrizia Toia, Sven Giegold, Manon Aubry e do Presidente da Social Economy Europe (SEE), Juan Antonio Pedreño.
 
Veja aqui o discurso do Comissário Thierry Breton na EUSES.
 
Leia a Declaração de Mannheim sobre Economia Social e tradução para português, incluindo 10 propostas-chave para a ação da UE no âmbito do Plano de Ação para Economia Social.

Principais conclusões desta Cimeira Europeia de Economia Social:
1. Grande mobilização da comunidade da economia social: convergências, alianças e consenso sobre o facto de ser este o momento para a expansão da Economia Social na Europa.
 
2. O Comissário Nicolas Schmit sublinhou que a Economia Social deve ter um assento à mesa para co -desenhar e implementar as principais políticas da UE como o Plano de Ação para a Economia Social, mas também o Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, o Pacto Ecológico Europeu e a União Europeia da Saúde, entre outras iniciativas importantes.
 
3. O Vice-Presidente Maroš Šefčovič e os Comissários Schmit e Breton sublinharam que a economia social é um dos 14 ecossistemas industriais para a recuperação da Europa e que será fundamental para implementar as políticas industriais e para as PME da UE. Todos convidaram os Estados-Membros e as partes interessadas da economia social a tirar o máximo partido do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (Plano de Recuperação), bem como dos Fundos de Coesão (FSE+ e FEDER) e do InvestEU.
 
4. É tempo de transformar as promessas em realidade: os próximos meses serão fundamentais para colocar a Economia Social no centro da recuperação da Europa e garantir que as empresas e organizações de economia social possam realmente ter acesso aos Fundos de Recuperação e a outros fundos e instrumentos financeiros da UE (FSE +, FEDER, InvestEU). Para fazer esta cooperação funcionar, será necessária capacitação, alianças e sinergias entre os atores da economia social. As redes de economia social da UE, nacionais e regionais, são mais importantes do que nunca.
 
5. O Intergrupo de Economia Social do Parlamento Europeu, o CESE e o Comité das Regiões devem desempenhar um papel fundamental na implementação do Plano de Ação para a Economia Social: O presidente do Comité das Regiões, Apostolos Tzitzikostas, destacou o papel fundamental das cidades e regiões na co-construção e reforço dos ecossistemas de economia social, partilhou as boas práticas da Região de Murcia - Pacto pela Excelência da Economia Social, e da Região de Navarra, que inclui a economia social na sua Estratégia de Especialização Inteligente, e o ecossistema de Economia Social de Karditsa. 

6. O caminho a seguir:
-Plano de ação para a economia social europeia a lançar no último trimestre de 2021.
-17-18 de fevereiro de 2022: Conferência Europeia de Economia Social em Estrasburgo.
-Os governos espanhol e belga também estão a planear atividades relacionadas com a economia social durante as suas presidências do Conselho da EU, no segundo semestre de 2023 e no primeiro semestre de 2024, respetivamente.
-A Comissão Europeia, a OCDE, a OIT e o sistema das Nações Unidas estão a trabalhar para promover os ecossistemas da economia social a nível global.

O presidente da SEE, Juan Antonio Pedreño, declarou sobre a Cimeira:

“A EUSES tem sido uma demonstração da força da Economia Social, da nossa diversidade e capacidade para impulsionar mudanças positivas e construir um futuro melhor para a Europa, transformando a promessa de Transições Justas em realidade. Esta é a nossa hora de crescer, de aumentar a escala. Para fazê-lo bem, é necessária mais cooperação e trabalho em rede entre os atores da economia social. Esta é a nossa oportunidade de ter um bom Plano de Ação para a Economia Social, que pode realmente impulsionar a economia social e inspirar muitos europeus. Nós, a economia social, somos uma força fundamental para um futuro melhor na Europa.”

 
10 de junho - 20º aniversário - FEBEA.

20 anos de Finanças Éticas da UE ao serviço das pessoas e do planeta
Na quinta-feira, 10 de junho de 2021, das 14h às 16h (CEST), não perca a Conferência do 20º Aniversário da FEBEA: 20 anos de Finanças Éticas da UE ao Serviço das Pessoas e do Planeta!

Um evento online (webinars com zoom) que reunirá o Comissário Europeu Nicolas Schmit (keynote speaker), os presidentes da SEE e da FEBEA, Juan Antonio Pedreño e Peru Sasia, Sven Giegold, membro do Parlamento Europeu e os líderes e profissionais de Finanças Éticas Anna Fasano (Banca Etica), Isabelle Philippe (Crédal), Lars Pehrson (Banco Merkur), Marlène Fargues (France Ative), Panagiotis Tournavitis (Banco Cooperativo de Karditsa) e Bernard Horebeek (La Nef). Com moderação de Dominique Lessafre (SIDI) e Daniel Sorrosal (FEBEA).

Registe-se aqui
E descubra o programa completo aqui
 
Dias Europeus do Desenvolvimento.

Os Dias Europeus do Desenvolvimento realizam-se a 15 e 16 de junho, em formato totalmente digital. 

A perda de biodiversidade, as mudanças climáticas e a degradação ambiental são desafios definidores da nossa geração e exigem esforços internacionais mais coordenados e incisivos. A pandemia COVID-19 mostrou as interligações entre a saúde humana e um planeta saudável. A recuperação pós-COVID deve ser uma oportunidade para reconstruir sociedades e economias mais verdes e inclusivas.

A este respeito, os Dias Europeus do Desenvolvimento constituirão um momento decisivo de análise e reflexão sobre o caminho para a Conferência sobre Diversidade Biológica (CDB COP15) em Kunming, na China, em outubro e a Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP26) de Glasgow, Reino Unido, em novembro de 2021.

O Pacto Ecológico Europeu é o roteiro da UE para uma transição verde e inclusiva, para ajudar a melhorar o bem-estar das pessoas e garantir um planeta saudável para as gerações vindouras. O Pacto Ecológico vai além das fronteiras da UE e compromete a UE a envolver-se com os seus parceiros para apoiar a transição global. Juntos podemos fazer a diferença. Mudar para uma economia verde e neutra para o clima e proteger a biodiversidade diz respeito a todos nós - desde os cidadãos aos governos em todo o mundo.

Para registo e mais informações: https://eudevdays.eu/ 

 
CIRIEC - 8.ª Conferência Internacional sobre Investigação em Economia Social.
 
8-10 Setembro 2021, Costa Rica, San José

"A Economia Social e Solidária e a Agenda 2030: Desenvolvimento sustentável e inclusivo através de Práticas Sociais Inovadoras” 

KEYNOTE SPEAKERS: Rodrigo ARIAS, Presidente CIRIEC Costa Rica; Alain ARNAUD, CIRIEC International & CIRIEC France; Pablo BASOTTI, CIRIEC Costa Rica; Roberto CAÑEDO, CIRIEC México; Katarzyna DEMBICZ, Universidade de Varsóvia, Polónia; Christian FELBER, autor de "Common good", Universidade de Viena; Ariel GUARCO & Graciela FERNÁNDEZ QUINTAS (International Cooperative Alliance); Bernardo KLIKSBERG, conselheiro especial das NU; Argentina; Daniel MENEZES, CIRIEC Brasil; Jose Luis MONZON, CIRIEC Espanha & CIRIEC International; Leandro MORAIS, CIRIEC Brasil & UNTFSSE

Participação de peritos internacionais em Estatística: Chiara CARINI (EURICSE); Simel ESIM (ILO); Hyungsik EUM (ICA); Ana RAMOS (INE, Portugal).

Mais informações em: https://ciriec.uned.ac.cr/en/congress-2021 

Conferência CIRIEC, Tessalónica, Grécia.
 
20-21 Setembro 2021

Para além da COVID-19 - Empresas públicas e economia social na vanguarda de um reinício económico, social e ambiental sustentável 

A Conferência focará as ESTRATÉGIAS de empresas públicas e organizações de economia social em termos de:
• Transformação digital
• Dinâmica territorial a ser recriada ou reinventada
• Parcerias para construir o futuro
• Planeamento urbano
• Transição energética
• Desenvolvimento local e bem-estar social
• Modelos alternativos de empresas.

O WEBSITE da Conferência pode ser consultado aqui
Registe-se aqui  
Programa provisório aqui

# Pós-Graduação // Economia Social: Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.


Informa-se que se encontra aberta, até ao próximo dia 16 de julho, a primeira fase das candidaturas de acesso à Pós-Graduação em Economia Social – Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade para o ano letivo 2021/2022. A segunda fase decorrerá entre 1 de outubro e 15 de novembro de 2021.
 

+ info

# Mestrado // Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social 

Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

 

O Mestrado em Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social, promovido pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), visa responder às exigências económico-sociais que se colocam ao setor da Economia Social, através de uma abordagem inovadora e multidisciplinar de gestão, jurídica, contabilística, económica, de aplicação de novas tecnologias e de marketing.

A 1.ª fase de candidatura à terceira edição do Mestrado decorre de 31 de maio a 9 de julho.

+ info

# Mestrado // Gestão de Organizações de Economia Social 

Instituto Politécnico de Santarém .

 

Está aberto o processo de candidatura à 10.ª edição do MGOES – Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social – IPSantarém.

Até 25 de junho, será possível concorrer a uma das 30 vagas de um curso pioneiro na área da gestão, que foi distinguido em 2016 com o Prémio António Sérgio categoria Formação Pós Graduada, pela CASES.

 

+ info

# Instagram CASES 

#instagram #cases #economiasocial


@cases.pt.oficial

 
Instagram

Casa António Sérgio

Sugestão da Biblioteca António Sérgio.
 

O ESCARAVELHO DE OURO de Edgar Allan Poe

A descoberta inesperada de um misterioso escaravelho transforma a vida de três amigos. Misterioso é também o velho manuscrito que o acaso lhes depara: contém uma estranha mensagem criptográfica que, uma vez decifrada, lhes revela o mapa de um tesouro.
Partem, então, em busca do famoso tesouro do Capitão Kidd.

 

+ info

 
RECONHECER, PROMOVER, DINAMIZAR, FORTALECER E QUALIFICAR O SETOR DA ECONOMIA SOCIAL
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2021
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  //  Todos os direitos reservados