Home
Email
Newsletters
C A S E S   D i g i t a l   //  março  2 0 2 1 

 
P R O G R A M A

# Protocolo // CASES | Caixa Geral de Depósitos

Parceria entre a CASES e a CGD para reforço da prática do voluntariado.

 
No passado dia 23 de fevereiro foi formalizada uma parceria entre a CASES e a CGD, com o objetivo de reforçar e apoiar a prática do voluntariado por parte da CDG e dos seus trabalhadores.

A CASES, tendo a seu cargo a responsabilidade de reforçar as condições e disponibilizar mecanismos que se revelem necessários à promoção da prática do voluntariado, lançou em 2018 a Plataforma Portugal Voluntario. Esta plataforma informática visa, no essencial, facilitar o encontro entre quem quer fazer voluntário e as organizações que o promovem, mas não se esgota nesta dimensão: constitui-se também como ferramenta de agilização e facilitação do desenvolvimento das ações de voluntariado por parte de organizações que as pretendam desenvolver.

Este protocolo veio estabelecer uma utilização da Plataforma Portugal Voluntário (PPV), em condições especiais, por parte da CGD, tendo em vista uma criação e gestão mais facilitada de iniciativas e oportunidades de voluntariado corporativo, pontual ou continuado. 

O acesso a uma utilização customizada da Plataforma permitirá à CGD, de uma forma mais ágil, promover ações de voluntariado - direcionadas quer para os seus trabalhadores quer para qualquer voluntário registado na PPV, que queira participar nas ações promovidas por esta entidade – bem como fomentar a participação ativa dos seus trabalhadores em ações de voluntariado promovidas pela CGD ou por Organizações Promotoras acreditadas na Plataforma. 

O apoio da CASES, permitirá à CGD, de uma forma mais ágil, promover ações de voluntariado - direcionadas quer para os seus trabalhadores quer para qualquer voluntário inscrito na PPV, que queira participar nas ações promovidas por esta entidade – bem como fomentar a participação ativa dos seus trabalhadores em ações de voluntariado promovidas quer pela CGD quer pelas Organizações Promotoras acreditadas na Plataforma. 


 
+ info

# Voz Solidária // Pequenos gestos, mudam tudo!

CASES reativa Voz Solidária.

 

Vivemos um novo período de confinamento, que exige a limitação ou mesmo a restrição das relações sociais, tendo um efeito direto no aumento ou agravamento das situações de isolamento e solidão.

Para ajudar a combater as situações de isolamento, e dado o retorno positivo que a campanha teve na quadra do Natal, a CASES relançou o movimento {Voz Solidária: ligue a quem mais precisa} que pretende incentivar os portugueses a serem voluntários e a fazerem companhia a quem mais precisa neste período de confinamento.

 

Voz Solidária

# SOU MAIS, o Programa Nacional de Microcrédito  // 10 ANOS

Microcrédito: mecanismo de reforço da coesão social.

 

Carla Ventura - Vice-Presidente da CASES // Opinião - Microcrédito (Saldo Positivo)

"Nem todos somos empreendedores, nem todos temos ideias de negócio ou queremos concretizar um projeto. Mas é importante que todos aqueles que o são, todos aqueles que pretendem transformar uma ideia de negócio numa realidade, possam dispor de um instrumento facilitador, que permita que projetos - muitos deles projetos de uma vida – se transformem em realidade. Esse instrumento pode e deve ser o microcrédito."

 

+ info

# Facebook // Página Microcrédito CASES

Siga-nos.

 
Um espaço de divulgação e partilha sobre o Programa Nacional de Microcrédito, e, sobre conteúdos relevantes relacionados com o microcrédito em geral, o empreendedorismo, o tecido empresarial em Portugal e a inovação social.
 
Facebook

# Síntese Legislativa // fevereiro 2021

Especial Covid-19.

 

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao mês de fevereiro de 2021.
 

+ info

# CASES // Dia Internacional da Mulher | 8 de março de 2021

Retrato da Mulher no Setor Cooperativo Português.

 

O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, assinala a luta das mulheres pela igualdade de género em todas as esferas da sociedade e da economia. Tal inclui domínios tão variados como a igualdade de oportunidade na participação cívica, na educação, no emprego, na conciliação da vida profissional e privada ou até no combate à discriminação salarial.

Nesse sentido, e porque este dia serve igualmente para dar reconhecimento à importância e contributo da mulher na sociedade, a CASES – Cooperativa António Sérgio para Economia Social, dá destaque ao papel que milhares de mulheres desempenham no Setor Cooperativo português, o qual poderá ser observado em três vertentes: a mulher cooperadora, a mulher dirigente e a mulher trabalhadora.  

 

+ info

# Dia Internacional da Mulher // seminário | 8 de março de 2021

Evento Online.

 

Realizar-se-á na próxima segunda-feira, dia 8 de março, um Seminário de Comemoração do Dia Internacional da Mulher 2021, organizado pelo Mestrado em Gestão e Regime jurídico-Empresarial da Economia Social, Linha de Economia Social do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto. 

Este Seminário, de acesso público, contará com a participação de Eduardo Pedroso, responsável pela Equipa de Estatísticas e Bases de Dados da CASES, que fará uma apresentação intitulada “Retrato da Mulher no Setor Cooperativo Português.

Evento online realizado via Zoom.

 

Zoom Link

# PPUE21 // Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais

Ambição de uma Europa Social forte.

 

A Comissão Europeia apresentou, no passado dia 4 de março, o Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

Com este Plano de Ação, a Comissão estabelece a ambição de uma Europa Social forte, centrada no emprego e nas competências para o futuro, e abre o caminho para uma recuperação socioeconómica justa, inclusiva e resiliente. O Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais traça ações concretas para continuar a implementar os princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais como um esforço conjunto dos Estados-Membros e da UE, com uma participação ativa dos parceiros sociais e da sociedade civil. Propõe também os grandes objetivos de emprego, competências e proteção social para a UE, a atingir até 2030.

 

+ info

# Lançamento // Boletim Cooperativista da OCPLP


Promoção do cooperativismo nos países de língua oficial portuguesa.


A Assembleia Geral da OCPLP, realizada no passado dia 27 de novembro de 2020, decidiu criar o Boletim Cooperativista, publicação periódica em formato digital, destinada a promover a divulgação e promoção do cooperativismo nos países de língua oficial portuguesa.

É a retomada de um projeto com tradição, anos atrás descontinuado, adotando o modelo de newsletter digital em linha com os meios e as necessidades do nosso tempo.

Estamos certos de que o Boletim Cooperativista será um instrumento importante para, através da partilha de informação, promover a afirmação da OCPLP, nos planos institucional e operacional, no universo cooperativista em cada um dos países de língua oficial portuguesa e a nível internacional.

 

N.º 1

# Economia Social // Internacional

Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

A Presidência Portuguesa realiza, a 9 de março, a partir das 09h15 (hora de Lisboa), uma Conferência de Alto Nível sobre o Futuro do Trabalho intitulada: “Trabalho Remoto: Desafios, Riscos e Oportunidades”.

Devido às limitações causadas pela pandemia COVID-19, a conferência será realizada em modo remoto.

Mais informações aqui

 

Roadmap para o Plano de Ação Europeu para Economia Social (Comissão Europeia).

O Plano de Ação Europeu para a Economia Social será apresentado pela Comissão Europeia no último trimestre de 2021, sendo um marco muito relevante na afirmação da Economia Social a nível europeu.

A Comissão publicou, no dia 1 de março, um “roadmap” para o Plano de Ação para a Economia Social que pode ser encontrado aqui

Os cidadãos e partes interessadas são convidados a dar feedback sobre o documento até 26 de abril. 


 
Documento da Social Economy Europe (SEE) sobre o Plano de Ação para a Economia Social.

Em março de 2021, alguns meses antes da publicação pela Comissão da UE do Plano de Ação para a Economia Social, a SEE surge com novas propostas para a conceção conjunta de uma política pública de sucesso. A SEE apela a um plano de ação ambicioso com um horizonte de seis anos através de sete prioridades e 51 ações concretas.

Consulte o documento, que será brevemente traduzido para português.


 
Em defesa do Pilar Social – Uma Aliança de empresas da Economia Social, Sindicatos e organizações da Sociedade Civil.

No dia 22 de fevereiro de 2021, uma semana antes do lançamento do Plano de Ação para o Pilar Social, e em paralelo à reunião informal EPSCO “Empregos, Qualificações e Coesão: Prioridades de uma Europa Social Mais Forte”, a Aliança Stand Up for the A Social Pillar publicou a seguinte declaração comum.


Estratégia Europeia para a Deficiência.

A Comissão publicou a sua nova Estratégia Europeia para a Deficiência para a próxima década.

A Estratégia reconhece a importância da Economia Social. Em concreto:

- Reconhece a economia social como indispensável para uma vida decente para todas as pessoas com deficiência;
- No contexto do Plano de ação para a cooperação setorial em matéria de competências, exorta os Estados-Membros a apoiarem ainda mais a cooperação entre as partes interessadas relevantes da economia social;
- Afirma que a Comissão apoiará também as políticas de emprego nos Estados-Membros através do fomento da economia social, que presta serviços às pessoas com deficiência;
- Recorda que a Comissão irá também publicar em 2021 um Plano de Ação para a Economia Social para melhorar o ambiente propício ao desenvolvimento da economia social, incluindo oportunidades relacionadas com pessoas com deficiência.



Webinar Mulheres na liderança para uma recuperação justa.

O Comité para a Igualdade de Género da Aliança Cooperativa Internacional está a organizar um webinar sobre mulheres na liderança para uma recuperação justa, no dia 18 de março.  

Registo aqui



Evento do Roteiro digital para Mannheim.

25.03.2021 “Consumo sustentável e economia circular”
Link

# Instagram CASES 

#instagram #cases #economiasocial


@cases.pt.oficial

 
Instagram

Casa António Sérgio

Sugestão da Biblioteca António Sérgio.
 

Obras indispensáveis em qualquer boa biblioteca / A mulher na investigação científica.
 

Lista com as «Obras indispensáveis em qualquer boa biblioteca: A mulher na investigação científica», dos Serviços Bibliográficos da Livraria Portugal, 2ª série, nº 155 – Outubro de 1955.
 

+ info

 
RECONHECER, PROMOVER, DINAMIZAR, FORTALECER E QUALIFICAR O SETOR DA ECONOMIA SOCIAL
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2021
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  //  Todos os direitos reservados