Home
Email
Newsletters
C A S E S   D i g i t a l   //  n o v e m b r o   2 0 2 1 

 

Esta newsletter é divulgada no início do mês seguindo uma regra antiga. Desta vez, no entanto, a sua divulgação coincide com a emergência de uma crise política diretamente associada à não aprovação pela AR da proposta de orçamento de Estado para 2022.

Não me compete comentar, neste âmbito, a crise política cujos desenvolvimentos e consequências, no dia em que escrevo, são difíceis de aquilatar, mas que encontrará uma solução no quadro legal do nosso regime democrático.

Venho aqui, no entanto, deixar esta nota inusual para reafirmar que a CASES, no âmbito das suas atribuições e competências, mantém em pleno a sua atividade, e que buscará, como sempre aconteceu, ultrapassar de forma positiva eventuais constrangimentos que resultem da presente situação.   

 
  
Eduardo Graça
Presidente da direção

# Academia // Economia Social e Solidária |  OIT - CASES

12.ª Edição arranca no próximo dia 15 de novembro.

 

A 12.ª Edição da Academia sobre Economia Social e Solidária, que resulta de parceira estabelecida entre a CASES e a OIT - Organização Internacional do Trabalho, decorrerá entre os dias 15 e 26 de novembro.

Este ano o anfitrião desta iniciativa internacional é Portugal e a Academia terá um enfoque especial no papel da economia social e solidária face aos desafios e oportunidades colocados pelo mundo do trabalho em rápida mutação no contexto das crises geradas pela pandemia global COVID19.


> Nota Informativa
 

+ info

# Base de Dados Permanente das Entidades de Economia Social // BDPEES


Mais um passo dado para a criação da Base de Dados Permanente das Entidades da Economia Social.

 
Foi celebrado, no passado dia 21 de outubro, o protocolo de interconexão de dados entre a CASES e o Instituto de Registos e Notariado, IP, que permite de forma global estabelecer o universo da BDPEES.

A este protocolo, juntam-se os já firmados no mês de setembro, com a Direção Geral da Segurança Social (DGSS) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA, I.P.), através dos quais foram estabelecidos os termos e condições para a disponibilização de informação necessária à implementação e manutenção da BPDEES e ainda, no caso da DGSS, para a produção de estatísticas, estudos e análises efetuadas com base nos dados disponibilizados reciprocamente.

A BDPEES constitui uma ferramenta de sistematização e integração da informação do sector da Economia Social, que neste momento se encontra dispersa, numa única plataforma de acesso ao público. Tem assim por objetivo contribuir, de forma relevante, para a estruturação do desenvolvimento das entidades do sector, o seu efetivo (re)conhecimento pelas entidades públicas e privadas que integram, ou intervêm, sob diversas formas, nas suas atividades, constituindo-se também, a par da Conta Satélite da Economia Social, como um valioso instrumento de apoio à definição das políticas públicas para o setor.
+ info

# Prémio RUTIS 2021 // Rede de Universidades Seniores


Prémio RUTIS 2021 atribuído à CASES.

 

O Conselho Geral das Universidades Seniores, Instituição de Utilidade Pública, decidiu atribuir à CASES o prémio RUTIS 2021.

Este prémio anual pretende homenagear a pessoa ou entidade que nesse ano mais contribuiu para valorizar a RUTIS e/ou as Universidades Seniores. Nos últimos anos este prémio foi entregue à Fundação Portugal Telecom (2015), ao Ministro José Vieira da Silva (2016), ao Lidl (2017), à Fundação Benfica (2018), à Agência Nacional Erasmus (2019) e ao IPDJ (2020).

A Cerimónia de entrega teve lugar na Reunião Magna da RUTIS, no dia 15 de outubro em Almeirim.

 

+ info

# Gala dos European Social Economy Awards 2021 // Liubliana (Eslovénia)


João Salazar Leite (ex-dirigente da CASES) premiado.


Decorreu no passado dia 12 de outubro, em Liubliana (Eslovénia) a Gala dos European Social Economy Awards 2021.

Os Prémios de Economia Social da UE são uma iniciativa da Social Economy Europe para aumentar a visibilidade da economia social, das suas organizações e das soluções coletivas que propõem para os desafios sociais, ambientais, económicos e tecnológicos mais urgentes da atualidade.

Um dos Prémio Especiais foi atribuído a João Salazar Leite, congratulando-se a CASES com esta meritória atribuição.

 

+ info

# Boletim Cooperativista // OCPLP


Promoção do cooperativismo nos países de língua oficial portuguesa.

 
A Assembleia Geral da OCPLP decidiu criar o Boletim Cooperativista, publicação periódica em formato digital, destinada a promover a divulgação e promoção do cooperativismo nos países de língua oficial portuguesa.

É a retomada de um projeto com tradição, anos atrás descontinuado, adotando o modelo de newsletter digital em linha com os meios e as necessidades do nosso tempo.

Estamos certos de que o Boletim Cooperativista é, nesta fase, um instrumento importante para, através da partilha de informação, promover a afirmação da OCPLP, nos planos institucional e operacional, no universo cooperativista em cada um dos países de língua oficial portuguesa e a nível internacional.

 
N.º 5

# Economia Social // Internacional

> Intergrupo de Economia Social: Audição Pública
> Sessão sobre Estatística - Task Force das Nações Unidas para a (UNTFSSE)
> Rumo a uma Nova Agenda de Economia Social para um Mediterrâneo sustentável e inclusivo
> 33.º Congresso Cooperativo Mundial
> Internacionalização da Economia Social e Solidária (SEE) 
> Publicações sobre estatísticas no domínio da Economia Social
+ info

# António Sérgio (1883-1969) // Chamada a um ensaio 

CONCURSO - Edição 2021/2022.

 

A 1 de Setembro de 2021 foi lançada a 1.ª Edição do concurso António Sérgio (1883-1969) - chamada a um ensaio. Este projeto consiste numa chamada a trabalhos sobre a vida e/ou obra de António Sérgio (1883-1969), de modo a promover o estudo da sua vida, obra, pensamento e ação, trazendo assim o seu génio único para o séc. XXI e contribuindo para a missão de divulgação da sua vida e obra assumida pela CASES.

Contando como tema central a vida e/ou obra de António Sérgio, com as candidaturas a decorrer até 31 de dezembro, terá como Prémio a edição da obra vencedora e atribuição de uma prestação pecuniária no montante de 500€.

 

+ info

# Redes Sociais // CASES

RECONHECER, PROMOVER, DINAMIZAR, FORTALECER E QUALIFICAR O SETOR DA ECONOMIA SOCIAL
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2021
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  //  Todos os direitos reservados