Home
Email
Newsletters
C A S E S   D i g i t a l   //  o u t u b r o   2 0 2 1 

 

# Revista ES // Leituras & Debates  |  Número 14 - Edição Bilingue

Desejamos-vos uma boa leitura.

 

A revista digital ES, Revista de Economia Social – Leituras & Debates, lançada em maio de 2018, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.

Como todas as iniciativas de criação de espaços de expressão de ideias, a presente revista é uma casa comum de partilha aberta à diversidade de pensamento, neste caso predominantemente acerca dos temas da Economia Social, buscando, contra todas as adversidades, criar uma corrente que estimule o debate livre e aberto incidindo num setor económico social muitíssimo relevante nas suas diversas vertentes, mas sem massa crítica doutrinária suficientemente robusta no Portugal contemporâneo.

 

Número 14

# Assinatura de Protocolo CASES | DGSS //  Base de Dados das Entidades de Economia Social

Protocolo de Cooperação.

 
A CASES e a Direção Geral da Segurança Social assinaram, no passado dia 30 de setembro, um protocolo de cooperação que estabelece os termos e condições para a disponibilização de informação necessária à implementação e manutenção da Base de Dados das Entidades de Economia Social (BDEES) e da produção de estatísticas, estudos e análises efetuadas com base nos dados disponibilizados reciprocamente.
 
+ info

# Cimeira Ibérica da Economia Social // CEES 2021

8 de setembro | Coimbra.

 
Realizou-se em Coimbra, no dia 8 de setembro de 2021, a Ciméria ibérica da Economia Social, iniciativa integrada na Capital Europeia da Economia Social, assumida este ano por Portugal, no âmbito da presidência do Comité de Monitorização da Declaração do Luxemburgo.

A Cimeira Ibérica representa um aprofundamento político das relações entre Espanha e Portugal no âmbito específico da Economia Social, projetando no futuro um conjunto de iniciativas, incluindo a continuidade bianual de Cimeiras da Economia Social.

Os governos dos dois países, através das Ministras do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, e da Segunda Vice-presidente do Governo e Ministra do Trabalho e Economia Social do Reino de Espanha, Yolanda Díaz Pérez, subscreveram um Memorando de Entendimento e Cooperação em Matéria de Economia Social – MdE, cujas ações serão operacionalizadas pela CASES e pela Direção Geral do Trabalho Autónomo, Economia Social e RSE de Espanha.

 
+ info

# António Sérgio (1883-1969) // Chamada a um ensaio 

CONCURSO - Edição 2021/2022.

 

A 1 de Setembro de 2021 foi lançada a 1.ª Edição do concurso António Sérgio (1883-1969) - chamada a um ensaio. Este projeto consiste numa chamada a trabalhos sobre a vida e/ou obra de António Sérgio (1883-1969), de modo a promover o estudo da sua vida, obra, pensamento e ação, trazendo assim o seu génio único para o séc. XXI e contribuindo para a missão de divulgação da sua vida e obra assumida pela CASES.

Contando como tema central a vida e/ou obra de António Sérgio, com as candidaturas a decorrer entre 1 de setembro e 31 de dezembro, terá como Prémio a edição da obra vencedora e atribuição de uma prestação pecuniária no montante de 500€.

 

+ info

# Academia // Economia Social e Solidária |  OIT - CASES

12.ª Edição.

 

A CASES estabeleceu uma parceria com a OIT - Organização Internacional do Trabalho, para a realização da 12.ª Edição da Academia sobre Economia Social e Solidária, que terá um enfoque especial no papel da ESS face aos desafios e oportunidades colocados pelo mundo do trabalho em rápida mutação no contexto das crises geradas pela pandemia global COVID19.
 

+ info

# 2.ª sessão « Ciclo de Conversas Online» // PNM 10 Anos


Perspetivas e desafios do apoio técnico.


Iniciou-se no mês de maio o «Ciclo de Conversas Online | 10 Anos PNM», organizado pela CASES, com o objetivo de assinalar os 10 anos de execução do SOU MAIS - Programa Nacional de Microcrédito e promover a troca de testemunhos e a reflexão sobre o balanço do Programa.

A 2.ª sessão deste ciclo, dedicada ao tema “Perspetivas e desafios do apoio técnico”, teve como objetivo promover um momento de partilha de experiências e de reflexão entre as Entidades Certificadas para Prestar Apoio Técnico (ECPAT) de diferentes regiões, colocando-as a conversar sobre as vicissitudes enfrentadas, os desafios que se colocam ao futuro do apoio técnico e que afetam diretamente os promotores e os projetos, o balanço do apoio prestado e sugestões de melhoria para o futuro.
 

+ info

# Economia Social // Internacional

> Conferência ActSE 2021 sobre Economia Social
> Gala dos Prémios Europeus de Economia Social 
> Cooperação para a transição para uma Economia Verde
> 33.º Congresso Cooperativo Mundial
> Publicações sobre estatísticas no domínio da Economia Social
+ info

# Mestrado // Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social | ISCAP


3.ª Fase Candidaturas.

 
O Mestrado em Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social, promovido pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), visa responder às exigências económico-sociais que se colocam ao setor da Economia Social, através de uma abordagem inovadora e multidisciplinar de gestão, jurídica, contabilística, económica, de aplicação de novas tecnologias e de marketing.

A 3.ª fase de candidaturas à terceira edição do Mestrado decorre até 15 de outubro.

 
+ info

# Redes Sociais // CASES

RECONHECER, PROMOVER, DINAMIZAR, FORTALECER E QUALIFICAR O SETOR DA ECONOMIA SOCIAL
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2021
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  //  Todos os direitos reservados