ABR. ´22
C A S E S   d i g i t a l 
 N E W S L E T T E R

 
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Dia 1 de junho abrem as candidaturas ao Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, que decorrerão até ao dia 30 de setembro de 2022.

Este prémio, instituído pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.

Destaca-se a introdução, na presente Edição, da possibilidade de apresentação de trabalhos sobre a personalidade, atividade cívica e obra de António Sérgio, na categoria de Estudos e Investigação. 

Para mais informação, consulte a página da décima primeira Edição deste Prémio. 

 
Website

REVISTA ES -
Leituras & Debates

Número 16.
Edição bilingue

A revista digital ES, Revista de Economia Social – Leituras & Debates, lançada em maio de 2018, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.
Como todas as iniciativas de criação de espaços de expressão de ideias, a presente revista é uma casa comum de partilha aberta à diversidade de pensamento, neste caso predominantemente acerca dos temas da Economia Social, buscando, contra todas as adversidades, criar uma corrente que estimule o debate livre e aberto incidindo num setor económico social muitíssimo relevante nas suas diversas vertentes, mas sem massa crítica doutrinária suficientemente robusta no Portugal contemporâneo.

Desejamos-vos uma boa leitura.

 
Número 16

VOLUNTARIADO

Aviso de abertura de candidaturas

2022.

Gerido pela CASES, Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, o Apoio ao Voluntariado tem por objetivo potenciar o desenvolvimento de um voluntariado de continuidade, com qualidade, consciente e responsável.
Este 4.º período de candidaturas tem uma dotação orçamental de 205.000,00 €, e decorre entre as 9h do dia 01 de abril de 2022 e as 18h do dia 30 de setembro de 2022, nos termos do Aviso de Abertura.

 
+ INFO

CAMPANHA
VOLUNTARIADO

Desperte a sua organização
para o Voluntariado.

Em Portugal há mais de 700.000 voluntários prontos a dar o seu tempo para ajudar os outros. Aproveite este potencial.

PROJETO Y.ES
Diz Sim à Economia Social.

Workshops.
Com o objetivo de potenciar o conhecimento e a interação entre as entidades da economia social, a Academia e os/as estudantes, bem como de promover junto dos/as jovens oportunidades de aquisição de experiência profissional no setor da economia social, a CASES e as suas entidades cooperadoras iniciaram, através do Projeto Y.ES – Diz Sim à Economia Social, um ciclo de workshops nas instituições de ensino superior.
A presente iniciativa tem como destinatários os corpos docente e discente das instituições de ensino superior e conta com a participação de entidades locais da economia social, enquanto exemplos práticos.

De salientar a adesão dos Institutos Politécnicos de Leiria, Portalegre e Viana do Castelo e da Universidade do Algarve ao Projeto, que acolheram os primeiros workshops no mês de março.

SOU MAIS
Programa Nacional de Microcrédito.

Apresentação - Peso da Régua.
No quadro da estratégia de divulgação Programa Nacional de Microcrédito, no passado dia 25 de fevereiro, a CASES esteve em Peso da Régua a dinamizar uma sessão de informação sobre o Programa.
Realizada em parceria com o CLDS da região, a sessão decorreu no Auditório Municipal de Peso da Régua, tendo contado com a presença de aproximadamente 60 pessoas, na sua maioria jovens desempregados à procura de emprego.
 
+ INFO

FISCALIDADE

Economia Social.

Já se encontra disponível online a área dedicada à Fiscalidade na Economia Social no site da CASES.
 
LINK

BOLETIM
COOPERATIVISTA
OCPLP

N.º 7 - MAR.´21.

Publicação periódica em formato digital, destinada a promover a divulgação e promoção do cooperativismo nos países de língua oficial portuguesa.

É a retomada de um projeto com tradição, anos atrás descontinuado, adotando o modelo de newsletter digital em linha com os meios e as necessidades do nosso tempo.
Estamos certos de que o Boletim Cooperativista é, nesta fase, um instrumento importante para, através da partilha de informação, promover a afirmação da OCPLP, nos planos institucional e operacional, no universo cooperativista em cada um dos países de língua oficial portuguesa e a nível internacional.
N. 7

NOTÍCIAS
INTERNACIONAIS

Economia Social.

• Mudança - produção e consumo de bens e serviços.

• Décimo aniversário da Lei Espanhola de Economia Sociala.

• Economia Social: O Futuro da Europa.

• Assembleia Geral da Cooperatives Europe 2022.

• 33.º Congresso Internacional do CIRIEC.

• Assembleia Geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).
• 110.ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho.

• Pact for Impact.

• As Top 100 mulheres em empresas sociais 2022.

• Pact for Skills (Pacto para as Competências).

• FOR ACTION! Questionário Clusters da Economia Social.



 
+ INFO

RELATÓRIO

GESTÃO E CONTAS

2021.

A Assembleia Geral da CASES, reunida no dia 23 de março de 2022, aprovou, por unanimidade, a proposta de Relatório de Gestão e Contas do exercício de 2021, apresentada pela direção, assim como o parecer do Conselho Fiscal.

A CASES, através dos seus órgãos sociais, honrou desta forma, como sempre tem feito desde a sua fundação em 2010, apesar de todas as dificuldades que persistiram no ano de 2021, as suas obrigações de prestar contas da sua atividade, atempadamente, com rigor e transparência.

 
RGC
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2022
CASES 
Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  
Todos os direitos reservados