AG. ´22 // N.º 2
C A S E S   d i g i t a l 
 N E W S L E T T E R

 
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) promove a Conferência Internacional "A Empresa Social, que Futuro?" - Coimbra, 26 de setembro 2022.

Atento o crescente debate e interesse no seio da UE acerca da figura da empresa social, bem como o seu enquadramento em programas comunitários e internacionais, a CASES, considerou relevante introduzir a reflexão sobre esta temática no contexto português, conhecendo também a realidade de outros países europeus.

Assim, no dia 26 de setembro de 2022, especialistas nacionais e internacionais irão pôr em relação as conceções de empresa social no Chipre, Espanha, França, Irlanda e Itália, promovendo um debate informado, que possa contribuir para a conceptualização desta figura em Portugal.

A Conferência que decorrerá em formato presencial e à distância no Convento de São Francisco, em Coimbra, tem o apoio do Município de Coimbra e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e contará com a presença da Senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

 
+ INFO
Programa que visa promover a constituição de novas cooperativas e a adequação legal do funcionamento das cooperativas existentes e em atividade, bem como a modernização dos processos e ferramentas de trabalho deste setor.

Podem candidatar-se cooperativas legalmente constituídas, que cumpram os requisitos e condições previstos no  Regulamento, com sede e que desenvolvam a sua atividade no território de Portugal continental.

O período de candidaturas decorre até ao dia 16 de dezembro de 2022.

 
CANDIDATURAS
Curso 
Gestão de Projetos em Organizações da Economia Social

Local de Realização
Formação a distância
Datas de Realização
De 11/10/2022 a 30/11/2022  
Horário
10:00 – 13:00
Total de Horas
50
Objetivos
Melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações da economia social; desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros; desenvolver e promover competências específicas de gestão de projetos em organizações da economia social; dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.
Destinatários/as
Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social consagradas no artigo 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social).
Inscrições
Data limite para o envio de inscrições: 23 de setembro de 2022

 
+ INFO
Estão abertas as candidaturas à XI Edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, que decorrerão até ao dia 30 de setembro de 2022.

Este prémio, instituído pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.

O Prémio, que em 2012 começou com 3 categorias, cresceu e conta hoje com 6 categorias (Inovação e Sustentabilidade, Estudos e Investigação, Estudos e Investigação na Lusofonia, Trabalhos de Âmbito Escolar, Trabalhos Jornalísticos e Formação Pós-Graduada, esta última de caráter bianual, não incluída na edição de 2022) e um Prémio de honra e personalidade, que dividindo-se em duas subcategorias, visa reconhecer personalidades que se tenham distinguido pela carreira e pela capacidade empreendedora.

Destaca-se a introdução, na presente Edição, da possibilidade de apresentação de trabalhos sobre a personalidade, atividade cívica e obra de António Sérgio, nas categorias de Estudos e Investigação e Estudos e Investigação na Lusofonia; e no incremento do valor do prémio pecuniário de 3.000€ para 5.000€.

Para mais informação, consulte a página da décima primeira Edição.
 
WEBSITE
Já se encontra disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao mês de julho de 2022.
 
JULHO
Notícias Internacionais
2022 - Um Ano auspicioso para a Economia Social.

O ano de 2022 está a ser extraordinário para a Economia Social. No final de 2021 foi lançado pela Comissão Europeia o Plano de Ação para a Economia Social (PAES), cujas diversas ações começam a concretizar-se em 2022 (até 2030). Foi um grande passo no reconhecimento deste setor e da sua relevância e potencial. Para tal contribuiu também a crise pandémica de Covid-19, que evidenciou a importância das atividades desenvolvidas pelas entidades da Economia Social. Tal aconteceu no imediato, a nível social, sanitário e económico, constatando-se o seu apoio às populações mais fragilizadas, através da inovação e transformação célere das suas atividades para responder às necessidades reais das comunidades. Mas também a longo prazo, reconhecendo-se a sua importância na remodelação da economia pós-crise, ao promover modelos económicos inclusivos e sustentáveis. A recente guerra na Europa e o apoio aos refugiados e migrantes vieram dar ainda mais força ao reconhecimento das entidades da Economia Social.

 
+ INFO

MESTRADO

Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social

ISCAP
O Mestrado em Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social, promovido pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), visa responder às exigências económico-sociais que se colocam ao setor da Economia Social, através de uma abordagem inovadora e multidisciplinar de gestão, jurídica, contabilística, económica, de aplicação de novas tecnologias e de marketing.

2.ª Fase de Candidaturas: de 16 de agosto a 2 de setembro de 2022.
+ INFO

PÓS-GRADUAÇÃO
Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade.

FEUC
O curso de Pós-Graduação em “Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade” é promovido, no quadro da Faculdade de Economia da  Universidade de Coimbra, pelo respetivo Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC), o qual desde 1981 se ocupa do cooperativismo e que, desde os meados dos anos 90, estendeu o âmbito da sua actividade à economia social no seu todo.

2.ª Fase de Candidaturas: de 1 de outubro a 15 de novembro de 2022.
+ INFO

CONFERÊNCIA
Inovação Social, para quê? – o Desenvolvimento Local enquanto Setor de Inovação na Economia Social

16 de setembro
Associado à celebração do seu 29.º aniversário, a Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local convida-o a participar na primeira celebração do Dia do Desenvolvimento Local, que decorre no próximo dia 16 de setembro, a partir das 9h00, no auditório da Fundação EDP, assinalado pela realização da Conferência “Inovação Social, para quê? — o Desenvolvimento Local enquanto Setor de Inovação na Economia Social”.
 
+ INFO
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2022
CASES 
Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  
Todos os direitos reservados