JAN. ´22
C A S E S   d i g i t a l 
 N E W S L E T T E R

 
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram

MENSAGEM DE ANO NOVO 2022.

Para todas, e todos, que nos seguem e, em particular, para os dirigentes e trabalhadores das entidades do sector da Economia Social, os desejos sinceros de um Bom Ano de 2022, com renovada esperança num futuro mais solidário.
 
Iniciamos o ano de 2022, ainda repleto de incertezas, conscientes que a nossa organização, como todas as que integram o perímetro da Economia Social, se irá defrontar com inúmeras dificuldades que seremos capazes de superar.
Temos sido capazes, desde inícios de 2020, de adotar os modelos de trabalho mais ajustados às situações com que nos temos confrontado, com responsabilidade e criatividade, honrando na medida das nossas forças e recursos a missão a que nos propomos, cumprindo com as nossas atribuições estatutárias e legais. Assim prosseguiremos.
 
Bom Ano Novo.  

PLANO DE AÇÃO 
ECONOMIA SOCIAL

Construção de uma economia ao serviço das pessoas.

Após longos anos de trabalho e empenho por parte de diversas pessoas e entidades da Economia Social a nível europeu, das quais destacamos a Social Economy Europe e os seus membros, incluindo a CASES, temos o prazer de ver anunciado, pela Comissão Europeia, o Plano de Ação para a Economia Social.
 
+ INFO

CAMPANHA
VOLUNTARIADO

Desperte a sua organização
para o Voluntariado.

Em Portugal há mais de 700.000 voluntários prontos a dar o seu tempo para ajudar os outros. Aproveite este potencial.

REVISTA ES
Leituras & Debates
N.º 15

Edição bilingue.

A revista digital ES, Revista de Economia Social – Leituras & Debates, lançada em maio de 2018, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.

Como todas as iniciativas de criação de espaços de expressão de ideias, a presente revista é uma casa comum de partilha aberta à diversidade de pensamento, neste caso predominantemente acerca dos temas da Economia Social, buscando, contra todas as adversidades, criar uma corrente que estimule o debate livre e aberto incidindo num setor económico social muitíssimo relevante nas suas diversas vertentes, mas sem massa crítica doutrinária suficientemente robusta no Portugal contemporâneo.

Desejamos-vos uma boa leitura.

 
N.º 15

PRÉMIO COOPERAÇÃO
E SOLIDARIEDADE

António Sérgio 2021

Vencedores.

A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) tem a honra de divulgar os Vencedores do  Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2021.

 
Criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no sector da Economia Social.
NOTA DE VENCEDORES

SELO DE QUALIDADE

Academia Voluntária

Abertura de candidaturas.

LANÇAMENTO
Live Streaming

Casa do Impacto
Lisboa
22 dez.´21
O Selo de Qualidade Academia Voluntária consiste na distinção das instituições de ensino superior pelo trabalho desenvolvido na promoção da prática do Voluntariado.
Pretende-se que este Selo passe a ser uma ferramenta ao dispor das instituições de ensino superior com a finalidade de promoverem as atividades do voluntariado, aumentarem o número de voluntários e, em última análise, promoverem o pleno exercício da solidariedade e cidadania.
+ INFO

ACORDO

Formação Profissional

e Qualificação da
Economia Social

CNES.

ASSINATURA
Live Streaming

Centro Cultural Brotéria
Lisboa
11 jan.´22
Realizou-se, no dia 11 de janeiro, pelas 10H30, no Centro Cultural Brotéria – Lisboa, a cerimónia de assinatura, pelos membros do CNES - Conselho Nacional para a Economia Social, do “Acordo para a Formação Profissional e Qualificação da Economia Social”.

A formalização deste acordo surge na sequência da apresentação e apreciação da Proposta de Acordo para a Formação Profissional e Qualificação da Economia Social, realizada na reunião plenária do CNES de 30 de novembro passado, que acolheu as propostas dos seus membros, culminando na versão final que será assinada.

O Acordo reconhece que formação profissional tem uma importância crescente para o sector da Economia Social, havendo a necessidade de reforçar o acesso dos dirigentes, e trabalhadores à formação e qualificação ao longo da vida, sendo edificado em torno dos seguintes pontos:
• Identificação das Necessidades Formativas para o sector da Economia Social e Desenvolvimento de Parcerias
• Elevar as Qualificações do sector da Economia Social
• Inovação e Flexibilização na Operacionalização da Formação
• Aumento dos incentivos à participação das instituições da Economia Social e das pessoas no esforço de formação
• Centro Protocolar de Formação Profissional para o sector da Economia social

Para a operacionalização do Acordo, o Governo definirá uma calendarização e um plano de ação, que serão propostos para discussão conjunta aos membros do CNES, com o objetivo de concretizar uma estratégia integrada de desenvolvimento da formação profissional para o sector da Economia Social.




 
ACORDO

CENTRO
PROTOCOLAR
DE FORMAÇÃO
PROFISSIONAL

Economia Social.

Foi assinado, no dia 11 de janeiro, o Memorando de Entendimento entre o IEFP, a CASES e o Centro de Estudos Ibéricos, para a constituição de um Centro Protocolar de Formação Profissional dedicado ao sector da Economia Social.

O compromisso de criação do Centro Protocolar foi assumido no Acordo de Cooperação para a Formação Profissional e Qualificação da Economia Social, firmado nesse mesmo dia, pelos membros do CNES, com o objetivo central de elevar as qualificações neste sector, estabelecendo a participação da Economia Social na definição, implementação e acompanhamento dos programas de formação profissional e nos processo de qualificação, num sistema efetivo de antecipação das necessidades de competências e qualificações para cada família do sector da Economia Social.

O Centro Protocolar de Formação para a Economia Social permitirá responder às necessidades permanentes de formação e aos desafios emergentes que se colocam ao setor, que exigem uma contínua atualização de conhecimentos e competências. 

 
MEMORANDO

ANTÓNIO SÉRGIO
(1883-1969)
Chamada a um Ensaio

Candidaturas abertas.

Este projeto consiste numa chamada a trabalhos sobre a vida e/ou obra de António Sérgio (1883-1969), de modo a promover o estudo da sua vida, obra, pensamento e ação, trazendo assim o seu génio único para o séc. XXI e contribuindo para a missão de divulgação da sua vida e obra assumida pela CASES.
Contando como tema central a vida e/ou obra de António Sérgio, com as candidaturas a decorrer entre 1 de setembro e 31 de janeiro de 2022, terá como Prémio a edição da obra vencedora e atribuição de uma prestação pecuniária no montante de 500€.

 
+ INFO

BOLETIM
COOPERATIVISTA
OCPLP

N.º 6 - DEZ.´21.

Publicação periódica em formato digital, destinada a promover a divulgação e promoção do cooperativismo nos países de língua oficial portuguesa.

É a retomada de um projeto com tradição, anos atrás descontinuado, adotando o modelo de newsletter digital em linha com os meios e as necessidades do nosso tempo.

 
Estamos certos de que o Boletim Cooperativista é, nesta fase, um instrumento importante para, através da partilha de informação, promover a afirmação da OCPLP, nos planos institucional e operacional, no universo cooperativista em cada um dos países de língua oficial portuguesa e a nível internacional.
N.º 6

NOTÍCIAS
INTERNACIONAIS

Economia Social.

• 33.º Congresso Cooperativo mundial da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

 
• Apresentação da CASES à comitiva de presidentes de Cooperativas de Crédito Brasileiras.
+ INFO

CASA

ANTÓNIO SÉRGIO

Depósito renovado.

Esta renovação promove uma substancial melhoria das condições de conservação dos espólios, assim como uma nova lógica de organização que facilitará o acesso às obras e documentação.
No processo foram movidos cerca de 10.000 livros e documentação vária, que agora vão poder regressar ao depósito renovado. Nesta nova etapa será realizada simultaneamente a catalogação da Biblioteca que pertenceu a António Sérgio, projeto iniciado em 2019.


 
+ INFO

CONTO INFANTIL 

“Fílemon e Báucis”

in Contos gregos
António Sérgio (audio).

Conto infantil “Fílemon e Báucis” in Contos gregos / António Sérgio (Plano Nacional de Leitura)
Narração - Teresa Lucas
Edição - CASES

 
Obra disponível  para consulta na biblioteca do Centro de Documentação e Informação António Sérgio, Casa António Sérgio.
OUVIR
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2022
CASES 
Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  
Todos os direitos reservados