MAI. ´22
C A S E S   d i g i t a l 
 N E W S L E T T E R

 
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Dia 1 de junho abrem as candidaturas ao Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, que decorrerão até ao dia 30 de setembro de 2022.

Este prémio, instituído pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.

Destaca-se a introdução, na presente Edição, da possibilidade de apresentação de trabalhos sobre a personalidade, atividade cívica e obra de António Sérgio, na categoria de Estudos e Investigação. 

Para mais informação, consulte a página da décima primeira Edição deste Prémio. 

 
Website

INFOCOOP

Atos de Comunicação obrigatória à CASES.

Cooperativas.
Uma vez decorrido o período anual obrigatório (até dia 31 de março) para realização da Assembleia Geral Ordinária para apreciação e votação de matérias respeitantes ao exercício anterior, designadamente,
•    Apreciação e votação do relatório de gestão e documentos de prestação de contas, bem como o parecer do órgão de fiscalização;

 
•    Apreciação da certificação legal de contas, quando a houver.
Lembramos que, ao abrigo das alíneas b) e c) do art.º 116.º do mesmo código (atos de comunicação obrigatória à CASES), será necessário remeter um conjunto de documentos, através do Portal de Credenciação existente para o efeito, e até 30 dias (seguidos) após a aprovação em Assembleia Geral.
+ INFO

VOLUNTARIADO

Candidaturas abertas

2022.

Encontra-se aberto o 4.º período de candidaturas à medida Apoio ao Voluntariado.

Gerido pela CASES, Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, o Apoio ao Voluntariado tem por objetivo potenciar o desenvolvimento de um voluntariado de continuidade, com qualidade, consciente e responsável.

Este 4.º período de candidaturas tem uma dotação orçamental de 205.000,00 €, e decorre até às 18h do dia 30 de setembro de 2022, nos termos do Aviso de Abertura.

 
+ INFO

ACADEMIA VOLUNTÁRIA

Selo de Qualidade

Candidaturas abertas.

O Selo de Qualidade Academia Voluntária consiste na distinção das instituições de ensino superior pelo trabalho desenvolvido na promoção da prática do Voluntariado.
Pretende-se que este Selo passe a ser uma ferramenta ao dispor das instituições de ensino superior com a finalidade de promoverem as atividades do voluntariado, aumentarem o número de voluntários e, em última análise, promoverem o pleno exercício da solidariedade e cidadania.
 
+ INFO

CAMPANHA
VOLUNTARIADO

Desperte a sua organização
para o Voluntariado.

Em Portugal há mais de 700.000 voluntários prontos a dar o seu tempo para ajudar os outros. Aproveite este potencial.

LOUVOR PÚBLICO
Ex-Coordenadora-Geral.

Cátia Cohen.
No final do mês de abril de 2022, a seu pedido, cessou funções na CASES a Coordenadora-Geral, Dr. ª Cátia Cohen.

Ao longo dos dezanove anos ao serviço no INSCOOP, e posteriormente na CASES, a
Dr. ª Cátia Cohen desempenhou diversas funções tendo ascendido, por mérito próprio,à mais alta função na estrutura orgânica da organização.


Pelas suas qualidades pessoais e profissionais, atenta a sua permanente dedicação, inigualável lealdade e elevada competência técnica ao serviço do INSCOOP/CASES, é-lhe atribuído público louvor pela Direção da CASES.
 

CASES
Coordenadora-Geral.

Ana Luísa Pereira.
Para o exercício das funções de Coordenadora-Geral dos Departamentos e Gabinetes da estrutura orgânica da CASES, atento o seu perfil, Curriculum Vitae e experiência profissional adequada, é celebrado Contrato de Trabalho em Comissão de Serviço com a Dr.ª Ana Luísa Pereira, a quem desejamos o maior sucesso profissional.

SOU MAIS
Programa Nacional de Microcrédito.

O SOU MAIS é o Programa Nacional de Microcrédito, sob gestão da CASES, que facilita o acesso ao crédito através de um financiamento de pequeno montante, até ao limite de 20.000 €, destinado a apoiar a criação e a expansão de projetos, que criem postos de trabalho sustentáveis.
 
+ INFO

FISCALIDADE

Economia Social.

Nova área dedicada à Fiscalidade na Economia Social no site da CASES.
 
SAIBA +

SÍNTESE
LEGISLATIVA
CASES

MARÇO / ABRIL.

Já se encontram disponíveis online as Sínteses Legislativas da CASES, referentes aos meses de março e abril de 2022.
 
MARÇO
ABRIL

NOTÍCIAS
INTERNACIONAIS

Economia Social.

• ‘Economia Social: O Futuro da Europa’ – 5-6 de maio de 2022 em Estrasburgo.

• Assembleia Geral da Cooperatives Europe 2022.

• 110ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho.

• Assembleia Geral da Cooperatives Europe 2022.

• 33.º Congresso Internacional do CIRIEC.


 
• Assembleia Geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

• Pact for Impact.

• As Top 100 mulheres em empresas sociais 2022.

• Pact for Skills (Pacto para as Competências).




 
+ INFO

CASA

ANTÓNIO SÉRGIO

Sugestão de Leitura.

REVISTA ES - Leituras & Debates / Número 16. (Edição bilingue) 
A revista digital ES, Revista de Economia Social – Leituras & Debates, lançada em maio de 2018, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.
 
Como todas as iniciativas de criação de espaços de expressão de ideias, a presente revista é uma casa comum de partilha aberta à diversidade de pensamento, neste caso predominantemente acerca dos temas da Economia Social, buscando, contra todas as adversidades, criar uma corrente que estimule o debate livre e aberto incidindo num setor económico social muitíssimo relevante nas suas diversas vertentes, mas sem massa crítica doutrinária suficientemente robusta no Portugal contemporâneo.

Desejamos-vos uma boa leitura.

 
NÚMERO 16
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2022
CASES 
Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  
Todos os direitos reservados