NOV. ´22 
C A S E S   d i g i t a l 
 N E W S L E T T E R

 
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
O Dia Internacional dos Voluntários, usualmente designado Dia Internacional do Voluntariado, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1985 e celebra-se a 5 de dezembro.

Nesta data é globalmente enaltecido o papel incontornável que os/as voluntários/as desempenham na promoção, através dos seus contributos altruístas, de valores como a solidariedade e a coesão social, respeitando a diversidade, a igualdade e a participação de tod@s.

Atentas as suas competências nesta área de intervenção, a CASES irá realizar o evento Portugal Voluntário para assinalar a data na Culturgest, em Lisboa. 

O programa da Sessão será brevemente disponibilizado em cases.pt.
A participação da CASES no Programa da Rtp2 já se encontra disponível online.
Assista no vídeo em destaque.
Programa que visa promover a constituição de novas cooperativas e a adequação legal do funcionamento das cooperativas existentes e em atividade, bem como a modernização dos processos e ferramentas de trabalho deste setor.

Podem candidatar-se cooperativas legalmente constituídas, que cumpram os requisitos e condições previstos no  Regulamento, com sede e que desenvolvam a sua atividade no território de Portugal continental.

O período de candidaturas decorre até ao dia 16 de dezembro de 2022.

 
CANDIDATURAS
A revista digital ES, Revista de Economia Social – Leituras & Debates, lançada em maio de 2018, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.
Como todas as iniciativas de criação de espaços de expressão de ideias, a presente revista é uma casa comum de partilha aberta à diversidade de pensamento, neste caso predominantemente acerca dos temas da Economia Social, buscando, contra todas as adversidades, criar uma corrente que estimule o debate livre e aberto incidindo num setor económico social muitíssimo relevante nas suas diversas vertentes, mas sem massa crítica doutrinária suficientemente robusta no Portugal contemporâneo.
 
Desejamos-vos uma boa leitura.
 
NÚMERO 18

ENCONTROS DE MONTE BRANCO

10.ª Edição

 
Decorreu, nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2022, em Cartagena de Índias, Colômbia, a 10.ª edição dos Encontros de Monte Branco, nos quais a CASES participou e cujo tema geral foi “A economia social e solidária, soluções locais e internacionais num mundo em mudança”.  A Conferência contou com 302 participantes, de 25 países. 

A Vice-Presidente da CASES, Carla Ventura, interveio no primeiro dia, no painel das Autoridades, que incluiu representantes de Estado da Colômbia, Espanha, Equador e França, entre outros. Na sua intervenção, deu a conhecer a CASES, as atividades da Economia Social em Portugal e a sua relevância face à economia nacional, bem como o momento favorável que vive a nível europeu e mundial. Referiu a importância do reconhecimento e capacitação do setor como prioridades de atuação, sublinhando ainda a resiliência e o caráter inclusivo da Economia Social, que gera trabalho estável e tem um comportamento anti cíclico, não esquecendo o seu potencial atrativo para as novas gerações. 

A conferência contou com sessões plenárias e sessões paralelas, abordou os temas da Educação, Género, Bens Públicos e Comuns, Digitalização e Modelos de produção, distribuição e consumo de alimentos e culminou na elaboração da Declaração de Cartagena das Índias.

COMITIVA TURCA

Receção

 
No passado dia 24 de outubro a CASES recebeu na sua sede uma Comitiva de Deputadas Turcas da Grande Assembleia Nacional. Esta delegação representa um subcomité da Comissão de Igualdade de Género da Grande Assembleia Nacional Turca que tem por objetivo fomentar o emprego e o empreendedorismo feminino, em particular através do modelo cooperativo.

A CASES fez uma apresentação da sua missão e atividades, bem como dos números relativos à realidade feminina nas cooperativas portuguesas. A Comitiva Turca demonstrou bastante interesse nos dados apresentados e a troca de experiências entre a realidade dos dois países foi enriquecedora para ambas as partes.

SOCIAL INVESTE

Programa de Apoio à Economia Social

 
Concretizado numa linha de crédito, num montante global de 12.5 milhões de euros, o Programa SOCIAL INVESTE tem como objetivo facilitar o acesso ao financiamento por parte de entidades que integram o setor da Economia Social e incentivar o desenvolvimento das suas atividades de natureza social e solidária.

O financiamento consiste num crédito que beneficia de garantia, no quadro do sistema de garantia mútua, de bonificação da taxa de juro e de bonificação da comissão de garantia, nos termos protocolados com as Sociedades de Garantia Mútua.

 
+ INFO
  • Conselho para Fomento para a Economia Social de Espanha
  • Recomendação da Comissão Europeia sobre Economia Social
  • União Europeia lança concurso no âmbito da Contratação Pública Socialmente Responsável 
+ INFO

PÓS-GRADUAÇÃO
Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade.

FEUC
O curso de Pós-Graduação em “Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade” é promovido, no quadro da Faculdade de Economia da  Universidade de Coimbra, pelo respetivo Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC), o qual desde 1981 se ocupa do cooperativismo e que, desde os meados dos anos 90, estendeu o âmbito da sua atividade à economia social no seu todo.

2.ª Fase de Candidaturas: até 15 de novembro de 2022.
 
+ INFO
É um Mecanismo online, de preenchimento simples e, preferencialmente coletivo (mas apenas com um registo de entrada), que reveste um caráter exploratório e funciona como um instrumento de autodiagnóstico das Organizações de Economia Social portuguesas sobre prestação de contas transparente (independentemente da sua forma ou estatuto jurídicos). Entre outros objetivos, propõe permitir a identificação de dimensões organizacionais e gestionárias que, à luz dos pressupostos deste Mecanismo, podem ser exploradas e melhoradas pelas Organizações de Economia Social, numa lógica de aprendizagem organizacional, através de um relatório de recomendações.

O Mecanismo de Prestação de Contas transparente foi desenhado e construído, colaborativamente, no âmbito do Projeto “Transparência nas Organizações de Economia Social portuguesas”, promovido pela ATES – Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa no Porto. 
 
+ INFO
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2022
CASES 
Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  
Todos os direitos reservados