OUT. ´22 
C A S E S   d i g i t a l 
 N E W S L E T T E R

 
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
A CASES, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), realizou em Coimbra, em 26 de setembro, a Conferência Internacional – empresas sociais, que futuro? 

A conferência contou com a participação de peritos de cinco países da UE (Chipre, Espanha, França, Irlanda e Itália) além de estudiosos do tema, académicos portugueses, tendo permitido partilhar o conhecimento de diversas experiências internacionais e centrar o debate nacional.

Em breve a CASES iniciará diligências para a preparação de novas iniciativas, a realizar nos inícios de 2023, para a profundar e alargar a abordagem da questão da empresa social  em Portugal.     
GALERIA
A revista digital ES, Revista de Economia Social – Leituras & Debates, lançada em maio de 2018, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.
Como todas as iniciativas de criação de espaços de expressão de ideias, a presente revista é uma casa comum de partilha aberta à diversidade de pensamento, neste caso predominantemente acerca dos temas da Economia Social, buscando, contra todas as adversidades, criar uma corrente que estimule o debate livre e aberto incidindo num setor económico social muitíssimo relevante nas suas diversas vertentes, mas sem massa crítica doutrinária suficientemente robusta no Portugal contemporâneo.
 
Desejamos-vos uma boa leitura.
 
NÚMERO 18
Programa que visa promover a constituição de novas cooperativas e a adequação legal do funcionamento das cooperativas existentes e em atividade, bem como a modernização dos processos e ferramentas de trabalho deste setor.

Podem candidatar-se cooperativas legalmente constituídas, que cumpram os requisitos e condições previstos no  Regulamento, com sede e que desenvolvam a sua atividade no território de Portugal continental.

O período de candidaturas decorre até ao dia 16 de dezembro de 2022.

 
CANDIDATURAS
Já se encontram disponíveis online as Sínteses Legislativas da CASES, referentes aos meses de agosto e setembro de 2022.
 
AGOSTO
SETEMBRO

CONCURSO

PRR

 
Incentivo Adultos - Projetos Locais Promotores de Qualificações de Nível B1/B2/B3.

Decorre prazo até ao dia 31 de outubro do corrente ano para apresentação de candidaturas ao concurso tendente à melhoria das qualificações e competências dos adultos, com vista à obtenção de uma certificação escolar de nível B1, B2 ou B3, mediante a dinamização de Projetos Locais Promotores de Qualificações que, através dos Centros Qualifica, implementarão redes de parcerias junto das comunidades locais e regionais, incentivando a educação e formação de adultos com uma baixa qualificação nos diversos territórios.

O aviso que se divulga tem como beneficiárias entidades da economia social, conforme dispõe o documento disponível no link em destaque.

 
AVISO

ORIENTAÇÃO TÉCNICA

PRR

 
Transformação da Paisagem dos Territórios de Floresta Vulneráveis – AIGP (Áreas Integradas de Gestão da Paisagem)_Operações Integradas de Gestão da Paisagem  (OIGP).

Divulga-se a orientação técnica relativa à definição das regras e dos procedimentos dos apoios do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a atribuir às Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP), inseridas na Reforma da Transformação da Paisagem dos Territórios de Floresta Vulneráveis, cuja execução será concretizada através da concessão de apoios financeiros.  

A orientação que se divulga tem como beneficiárias entidades da economia social, entre outras, conforme dispõe o documento disponível no link em destaque.

 
ORIENTAÇÃO

CONCURSO

PRR

 
Requalificação e Alargamento da Rede de Estruturas Residenciais e Não Residenciais para Pessoas Idosas na Região Autónoma da Madeira.

Decorre prazo entre o dia 10 de outubro e 11 de novembro do corrente ano, até às 17:59:59 horas, para apresentação de candidaturas ao concurso tendente a fortalecer as respostas sociais na região autónoma da Madeira, através da qualificação e alargamento da rede de estruturas residenciais e não residenciais para pessoas idosas, bem como do alargamento das estruturas de apoio social para pessoas em situação de sem-abrigo.

Ora, o aviso que se divulga tem como beneficiárias entidades que integram a economia social, designadamente, cooperativas, associações mutualistas, misericórdias, fundações e demais instituições particulares de solidariedade social (IPSS) ou equiparadas, conforme dispõe o documento disponível no link em destaque.

 
AVISO

PROGRAMA

Emprego + Digital 2025

 
O Governo aprovou a Portaria n.º 246/2022, de 27 de setembro, a qual cria a segunda fase do Programa «Emprego + Digital 2025», programa de formação profissional na área digital.

O Programa tem como objetivo estratégico a formação e requalificação na área digital de trabalhadores, gestores e dirigentes de empresas e entidades da economia social, visando responder aos desafios e oportunidades de diversos setores empresariais fortemente impactados pelos processos de transição digital.

Assim, nesta segunda fase do programa ampliam-se as medidas de formação e o universo dos destinatários, passando a abranger todos os trabalhadores das empresas e das organizações da economia social, independentemente da sua dimensão, bem como os seus gestores, dirigentes e formadores na área digital. 

Neste contexto, adicionalmente à medida de formação Emprego + Digital, criam-se agora:
•  A medida Líder + Digital, especificamente vocacionada para os gestores e dirigentes;
•  A medida Formador + Digital, destinada à capacitação dos formadores;
• A medida Cheque -Formação + Digital, à qual os destinatários, incluindo trabalhadores independentes, se podem candidatar diretamente.

A mencionada portaria entrou em vigor em 28.09.2022.

 
PORTARIA
  • Recomendação da Comissão Europeia sobre Economia Social
  • União Europeia lança concurso no âmbito da Contratação Pública Socialmente Responsável 
  • 10.ª Edição dos Encontros de Monte Branco
+ INFO

PÓS-GRADUAÇÃO

Gestão de Organizações de Economia Social

ATES / UCP
A Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Economia Social 2022/23 - 13ª Edição, promovida pela ATES – Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa no Porto, foi desenhada a partir de uma prática diversificada no trabalho no terreno com ou em organizações de Economia Social, e conta uma equipa de trabalho qualificada académica e profissionalmente, multidisciplinar, muito coesa e motivada, cujos membros foram tecendo estas relações de trabalho em equipa ao longo de vários anos e em vários contextos. Uma outra componente que constitui a base sólida para este curso tem que ver com os parceiros: organizações de excelência nas áreas que tomaram a seu cargo e que disponibilizaram para a lecionação, docentes colaboradores com responsabilidades de topo na respetiva organização.

Decorre entre novembro de 2022 e junho de 2023.
+ INFO

PÓS-GRADUAÇÃO
Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade.

FEUC
O curso de Pós-Graduação em “Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade” é promovido, no quadro da Faculdade de Economia da  Universidade de Coimbra, pelo respetivo Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC), o qual desde 1981 se ocupa do cooperativismo e que, desde os meados dos anos 90, estendeu o âmbito da sua actividade à economia social no seu todo.

2.ª Fase de Candidaturas: de 1 de outubro a 15 de novembro de 2022.
+ INFO
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2022
CASES 
Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  
Todos os direitos reservados