#  n e w s l e t t e r  //
  

ABR. ´23
 C A S E S   d i g i t a l 

 
Website
Email
Facebook
YouTube

 
RGC 2022.
Centro para a Economia e Inovação Social.
Academia Voluntária 2023.

Campanha de Voluntariado.
Voluntários em Tempo de Pandemia.
Aldeia da Inovação Social.
Carta de Compromisso.
Síntese Jurídica.
Inquérito CASES.
Notícias Internacionais.
CDI António Sérgio.
Revista ES´03.

Relatório
Gestão e Contas
2022
.

A Assembleia Geral da CASES, reunida no dia 30 de março de 2023, aprovou, por unanimidade, com a presença de todos os seus membros, o Relatório de Gestão e Contas do exercício de 2022, apresentado pela Direção, assim como o parecer do Conselho Fiscal.

A CASES, através dos seus Órgãos Sociais, honrou desta forma, como sempre tem feito desde a sua fundação em 2010, as suas obrigações de prestar contas da sua atividade, atempadamente, com rigor e transparência.
+ i n f o

Centro
para a Economia
e Inovação Social
.

Os Governos de Portugal e de Espanha vão realizar no dia 14 de abril, na Guarda, a cerimónia de lançamento do Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS), que ficará localizado naquela cidade.

A cerimónia será presidida pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e pela homóloga Yolanda Díaz, Segunda Vice-Presidente do Governo e Ministra do Trabalho e Economia Social de Espanha.

O CEIS resulta da parceria entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a CASES, o Instituto da Segurança Social, a Confederação Portuguesa de Economia Social e o Centro de Estudos Ibéricos.

 
A portaria n.º 302/2022 que define a sua criação foi publicada a 21 de dezembro em Diário da República.

De acordo com a portaria publicada, o novo Centro para a Economia e Inovação Social pretende “responder às necessidades permanentes de formação e aos desafios emergentes que se colocam ao setor”, e que exigem “uma contínua atualização de conhecimentos e competências”.
+ i n f o

Academia
Voluntária 2023
.

O Selo de Qualidade Academia Voluntária consiste na distinção das instituições de ensino superior pelo trabalho desenvolvido na promoção da prática do Voluntariado.

Pretende-se que este Selo de Qualidade Academia Voluntária seja uma ferramenta ao dispor das instituições de ensino superior com a finalidade de promoverem as atividades do voluntariado, aumentarem o número de voluntários/as e, em última análise, promoverem o pleno exercício da solidariedade e cidadania.

O período de candidaturas à segunda Edição do Selo de Qualidade - Academia Voluntária decorre até 28 de junho 2023.

 
+ i n f o

Campanha
Voluntariado
.

Segure os seus voluntários.
Candidate a sua organização ao Apoio ao Seguro dos voluntários em portugalvoluntario.pt.

 
+ i n f o

Voluntários
em Tempo de Pandemia
.

A CASES tem privilegiado a realização de publicações que tendencialmente concorram para a criação de séries, no entanto, entendeu-se que a situação, que queremos atípica, vivida ao longo de 2020 e 2021 por força de uma pandemia, exigia uma publicação também ela atípica, de um estudo desejavelmente único e datado, que permitisse um conhecimento mais detalhado do comportamento registado na área do voluntariado.
 
Como poderão conhecer nesta publicação, foram milhares as pessoas que genuinamente quiseram dar o seu apoio às pessoas, organizações e comunidades onde residiam, revelando um enorme espírito de solidariedade perante uma adversidade totalmente inesperada e que a todos, direta ou indiretamente, afetou.
+ i n f o

Aldeia da
Inovação Social 2023.

Marque já na agenda os dias 20 e 21 de junho de 2023.

Junte-se a nós na bela e raiana Aldeia da Luz, em Mourão para a 2.ª edição da Aldeia da Inovação Social. 

Não perca a oportunidade de participar no maior encontro de Inovação Social realizado em Portugal, promovido pela Portugal Inovação Social, a CASES e a Associação Portuguesa para a Inovação Social - Eslider.

 
+ i n f o

Carta de
Compromisso
.

Decorreu, no passado dia 8 de março, a Cerimónia de Assinatura da Carta de Compromisso para a Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal (Projeto Conciliar +), iniciativa desenvolvida no âmbito da Rede Por Todos do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
 
+ info

Síntese Legislativa.

Já se encontra disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao mês de fevereiro 2023.
 
fevereiro

Inquérito
CASES
.

A digitalização é um caminho crucial para a modernização das organizações, permitindo uma gestão mais eficiente, uma comunicação mais eficaz e, no sector cooperativo, um maior envolvimento por parte dos seus membros em todas as etapas da vida da cooperativa. Assim, a transição digital tem estado no centro das políticas europeias e recentemente, atentas as atribuições da CASES, foi alvo de um programa-piloto de apoio específico a cooperativas para modernização dos processos e ferramentas de trabalho.

Tendo em conta a pertinência deste tema e tendo como referência um estudo promovido pela Aliança Cooperativa Internacional e a EURICSE em 2022
[1], a CASES irá lançar em abril um Inquérito com o objetivo de caracterizar o movimento de transformação digital e a participação dos membros no sector cooperativo português considerando as maiores cooperativas dos últimos cinco anos dos diferentes ramos que têm sido incluídas na publicação das 100 maiores cooperativas. 

Este estudo irá ser publicado no decurso de 2023 e espera-se que possa contribuir para uma melhor avaliação das necessidades de financiamento na área da digitalização do sector cooperativo, pelo que apelamos à participação por parte das cooperativas inquiridas.


[1] Estudo disponível aqui

 

Notícias
Internacionais
.

Conferência de Economia Social da UE 22023
Youth Entrepreneurship Policy Academy (YEPA)
Conferência OCDE sobre Economia Social e Solidária.
. Regiões Europeias da Economia Social (ESER) 2023
. OCDE – Guia de Políticas da OCDE sobre Quadros Jurídicos para a Economia Social e Solidária
OCDE – Guia de Políticas sobre Medição do Impacto Social da Economia Social e Solidária
. Relatório OCDE – Para além dos empregos de colarinho rosa para mulheres e a economia social
. Jornal Internacional de Direito Cooperativo
. Artigo da Professora Deolinda Meira “Assembleias Gerais Virtuais de Cooperativas e os Princípios Cooperativos”

 
+ i n f o

CDI
António Sérgio
.

Conheça o Centro de Documentação e Informação António Sérgio, onde pode aceder online ao espólio documental deste grande pensador, assim como aos catálogos da Biblioteca António Sérgio e da Biblioteca de Economia Social.
 
+ i n f o

Revista
ES´03
.

Recorde o 3.º número da Revista (novembro´2018).

A revista digital ES, Revista de Economia Social – Leituras & Debates, lançada em maio de 2018, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.

 
Como todas as iniciativas de criação de espaços de expressão de ideias, a presente revista é uma casa comum de partilha aberta à diversidade de pensamento, neste caso predominantemente acerca dos temas da Economia Social, buscando, contra todas as adversidades, criar uma corrente que estimule o debate livre e aberto incidindo num setor económico social muitíssimo relevante nas suas diversas vertentes, mas sem massa crítica doutrinária suficientemente robusta no Portugal contemporâneo.

Desejamos-vos uma boa leitura.

     
+ i n f o
Website
Email
Facebook
YouTube
Copyright © 2023
CASES 
Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  
Todos os direitos reservados