#  n e w s l e t t e r  //
  

MAI. ´23
 C A S E S   d i g i t a l 

 
Website
Email
Facebook
YouTube

 
PAS´23.
Lei de Bases - 10 Anos.
Programa de Apoio às Cooperativas.

Academia Voluntária 2023.
Campanha de Voluntariado.
Centro para a Economia e Inovação Social.
Aldeia da Inovação Social.
SOU MAIS.
Notícias Internacionais.
Mestrado GOES.
CDI António Sérgio.
Revista ES´04.

Save the Date
PAS´23
.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a distinguir as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social ou na divulgação da personalidade, atividade cívica e obra de António Sérgio.

O período para submissão de candidaturas é de 1 de junho a 29 de setembro de 2023, exceto para a categoria de Trabalhos da Âmbito Escolar, cujo período para submissão de candidaturas é de 1 de setembro a 19 de novembro de 2023. 

 
+ i n f o

Cerimónia Evocativa
10.º Aniversário 
da Lei de Bases da Economia Social 
.

Inscrições: [email protected]
c/ o assunto «10.º Aniversário LBES»

 
P r o g r a m a

PAC 23.

Programa que visa promover a constituição de novas cooperativas e a adequação legal do funcionamento das cooperativas existentes e em atividade, bem como a modernização dos processos e ferramentas de trabalho deste setor.

Podem candidatar-se ao Programa, cooperativas legalmente constituídas, que cumpram os requisitos e condições previstos no respetivo Regulamento, com sede e que desenvolvam a sua atividade no território de Portugal continental.

O período de candidaturas decorre até ao dia 31 de outubro de 2023.

 
+ i n f o

Academia
Voluntária 2023
.

O Selo de Qualidade Academia Voluntária consiste na distinção das instituições de ensino superior pelo trabalho desenvolvido na promoção da prática do Voluntariado.

Pretende-se que este Selo de Qualidade Academia Voluntária seja uma ferramenta ao dispor das instituições de ensino superior com a finalidade de promoverem as atividades do voluntariado, aumentarem o número de voluntários/as e, em última análise, promoverem o pleno exercício da solidariedade e cidadania.

O período de candidaturas à segunda Edição do Selo de Qualidade - Academia Voluntária decorre até 28 de junho 2023.

 
+ i n f o

Campanha
Voluntariado
.

Segure os seus voluntários.
Candidate a sua organização ao Apoio ao Seguro dos voluntários em portugalvoluntario.pt.

 
+ i n f o

Centro para a Economia e Inovação Social.

Os Governos de Portugal e de Espanha realizaram no dia 14 de abril, na Guarda, a cerimónia de lançamento do Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS), que ficará localizado naquela cidade.

A cerimónia foi presidida pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e pela homóloga Yolanda Díaz, Segunda Vice-Presidente do Governo e Ministra do Trabalho e Economia Social de Espanha.

 
O CEIS resulta da parceria entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a CASES, o Instituto da Segurança Social, a Confederação Portuguesa de Economia Social e o Centro de Estudos Ibéricos.
+ i n f o

Aldeia da
Inovação Social 2023.

Marque já na agenda os dias 20 e 21 de junho de 2023.

Junte-se a nós na bela e raiana Aldeia da Luz, em Mourão para a 2.ª edição da Aldeia da Inovação Social. 

Não perca a oportunidade de participar no maior encontro de Inovação Social realizado em Portugal, promovido pela Portugal Inovação Social, a CASES e a Associação Portuguesa para a Inovação Social - Eslider.

 
+ i n f o

SOU MAIS
Programa Nacional de Microcrédito
.

O SOU MAIS – Programa Nacional de Microcrédito é uma medida que consiste no apoio a projetos de criação de empresas, promovidos não só por pessoas que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, mas também por microentidades e cooperativas até 10 trabalhadores, que apresentem projetos viáveis com criação líquida de postos de trabalho, em especial na área da economia social.

Este instrumento assenta na facilitação do acesso ao crédito, através da tipologia MICROINVEST, para projetos com investimento e financiamento de pequeno montante – até 20.000€.

Para consultar todas as informações estatísticas sobre os resultados apurados no ano de 2022 no âmbito do Programa Nacional de Microcrédito, consulte o link em destaque.

 
+ i n f o

Notícias
Internacionais
.

. ONU – Resolução “Promoção da Economia Social e Solidária para o Desenvolvimento Sustentável”
. Dakar 2023 – Fórum Mundial de Economia Social e Solidária
Conferência de Economia Social da UE 22023 – 7-9 de junho – Gotemburgo, Suécia
. Visitas internacionais à CASES
. Enciclopédia da Economia Social e Solidária: Um Trabalho Coletivo da Task-Force Interinstitucional das Nações Unidas para a ESS (UNTFSSE)

 
. OCDE – Guia de Políticas da OCDE sobre Quadros Jurídicos para a Economia Social e Solidária
. OCDE – Guia de Políticas sobre Medição do Impacto Social da Economia Social e Solidária
. Relatório OCDE – Para além dos empregos de colarinho rosa para mulheres e a economia social
+ i n f o

Mestrado GOES.

Encontra-se aberta a 1.ª Fase* de candidaturas ao Mestrado de Gestão de Organizações de Economia Social da Escola Superior de Gestão do Politécnico de Santarém.

1.ª Fase [até 16 de junho de 2023]

 
+ i n f o

CDI
António Sérgio
.

Conheça o Centro de Documentação e Informação António Sérgio, onde pode aceder online ao espólio documental deste grande pensador, assim como aos catálogos da Biblioteca António Sérgio e da Biblioteca de Economia Social.
 
+ i n f o

Revista
ES´04
.

Recorde o 4.º número da Revista (fevereiro´2019).

A revista digital ES, Revista de Economia Social – Leituras & Debates, lançada em maio de 2018, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.

 
Como todas as iniciativas de criação de espaços de expressão de ideias, a presente revista é uma casa comum de partilha aberta à diversidade de pensamento, neste caso predominantemente acerca dos temas da Economia Social, buscando, contra todas as adversidades, criar uma corrente que estimule o debate livre e aberto incidindo num setor económico social muitíssimo relevante nas suas diversas vertentes, mas sem massa crítica doutrinária suficientemente robusta no Portugal contemporâneo.

Desejamos-vos uma boa leitura.

     
+ i n f o
Website
Email
Facebook
YouTube
Copyright © 2023
CASES 
Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  
Todos os direitos reservados