#  n e w s l e t t e r  //
  

FEV. ´23
 C A S E S   d i g i t a l 

 
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram

 
Cerimónia PAS´22.
Formação CASES.

Campanha de Voluntariado.
Voluntários em Tempo de Pandemia.
Cooperativa na Hora.
Demografia Cooperativa´22.
Notícias Internacionais.
FAQ - Social Investe.
Revista ES´01.

PAS.´22 
Cerimónia Pública Solene
.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social ou na divulgação da personalidade, atividade cívica e obra de António Sérgio.

Este ano, a CASES irá realizar a Cerimónia Pública Solene de entrega dos Prémios Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2022,  na Voz do Operário, em Lisboa, no dia 04 de fevereiro de 2023.

 
+ i n f o

Gestão de Projetos
em Organizações
da Economia Social 2023
.

Inscrições
até 16 de fevereiro 
Duração
50 horas // 17 sessões
Objetivos
.Melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações da economia social;
.Desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros;
.Desenvolver e promover competências específicas de gestão de projetos em organizações da economia social;
.Dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.

 
+ i n f o

Campanha
Voluntariado
.

Segure os seus voluntários.
Candidate a sua organização ao Apoio ao Seguro dos voluntários em portugalvoluntario.pt.

 
+ i n f o

Voluntários 
em Tempo de 
Pandemia.

A CASES tem privilegiado a realização de publicações que tendencialmente concorram para a criação de séries, no entanto, entendeu-se que a situação, que queremos atípica, vivida ao longo de 2020 e 2021 por força de uma pandemia, exigia uma publicação também ela atípica, de um estudo desejavelmente único e datado, que permitisse um conhecimento mais detalhado do comportamento registado na área do voluntariado.
 
Como poderão conhecer nesta publicação, foram milhares as pessoas que genuinamente quiseram dar o seu apoio às pessoas, organizações e comunidades onde residiam, revelando um enorme espírito de solidariedade perante uma adversidade totalmente inesperada e que a todos, direta ou indiretamente, afetou.
+ i n f o

Cooperativa
na Hora
.

A presente avaliação ex post da “Cooperativa na Hora”, que contou com a participação da CASES, tem por objetivo aferir os impactos reais da medida no período 2018-2021, à luz dos objetivos iniciais que fundamentaram a sua criação.
 
A “Cooperativa na Hora” permitiu a eliminação de várias formalidades nas diversas áreas de registo comercial e registo civil, traduzindo-se num potencial benefício económico para os destinatários da medida.
+ i n f o

Demografia 
Cooperativa´22
.

2022 é ano recordista no número de credenciais cooperativas emitidas.

Em 2022 observa-se pelo segundo ano consecutivo uma evolução negativa do sector cooperativo, registando-se um número superior de extinções face ao valor de constituições. Não obstante, como em 2021, a evolução do número de cooperativas extintas continuou a ser fortemente afetada por processos administrativos de dissolução nos termos previstos na lei.

 
Quanto ao processo de credenciação cooperativa, em 2022 foram emitidas um total de 1069 credenciais, o que representa um novo recorde de credenciais emitidas e dá continuidade à tendência de crescimento observada desde 2016. 
+ i n f o

Notícias
Internacionais
.

ONU – Evento sobre Economia Social e Solidária e ODS
. 2023 Conferência Europeia e Global de Investigação Cooperativa da ACI, Leuven, Bélgica

Anais de Economia Pública e Cooperativa, Volume 93, Edição 4



 
. Trajetória de Transição para o ecossistema de economia social e de proximidade
. Comissão Europeia: convite à apresentação de propostas para tornar mais verdes as PME da Economia Social

 
+ i n f o

FAQ
Social Investe
.

O SOCIAL INVESTE é um programa de apoio à Economia Social, concretizado numa linha de crédito, que visa facilitar o acesso a financiamento por parte de entidades que integram o setor.

Este programa destina-se a incentivar o desenvolvimento das atividades de natureza social e solidária das entidades que integram o setor da Economia Social, traduzindo desta forma, o reconhecimento de que este setor constitui, inquestionavelmente, um dos pilares do desenvolvimento económico e social do país.

 
+ i n f o

Revista
ES´01
.

Recorde o 1.º número da Revista (maio´2018).

A revista digital ES, Revista de Economia Social – Leituras & Debates, lançada em maio de 2018, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.

 
Como todas as iniciativas de criação de espaços de expressão de ideias, a presente revista é uma casa comum de partilha aberta à diversidade de pensamento, neste caso predominantemente acerca dos temas da Economia Social, buscando, contra todas as adversidades, criar uma corrente que estimule o debate livre e aberto incidindo num setor económico social muitíssimo relevante nas suas diversas vertentes, mas sem massa crítica doutrinária suficientemente robusta no Portugal contemporâneo.

Desejamos-vos uma boa leitura.

     
+ i n f o
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2023
CASES 
Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  
Todos os direitos reservados