#  n e w s l e t t e r  //
  

MAR. ´23
 C A S E S   d i g i t a l 

 
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram

 
Cerimónia PAS´22.
Academia Voluntária 2023.

Campanha de Voluntariado.
Voluntários em Tempo de Pandemia.
Síntese Legislativa.
Síntese Jurídica.
Demografia Cooperativa´22.
Notícias Internacionais.
Notícias Internacionais II.
CDI António Sérgio.
FAQ - Social Investe.
Revista ES´02.

PAS.´22 
Cerimónia Pública Solene
.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social ou na divulgação da personalidade, atividade cívica e obra de António Sérgio.

Este ano, a Cerimónia Pública Solene de entrega do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2022 teve lugar na Voz do Operário, em Lisboa, no dia 04 de fevereiro de 2023.

 
+ i n f o

Academia
Voluntária 2023
.

O Selo de Qualidade Academia Voluntária consiste na distinção das instituições de ensino superior pelo trabalho desenvolvido na promoção da prática do Voluntariado.
A 2.ª Edição que abrirá candidaturas no dia 6 de março, vem reforçar o papel deste Selo enquanto ferramenta ao dispor das instituições de ensino superior com a finalidade de promoverem as atividades do voluntariado, aumentarem o número de voluntários e, em última análise, promoverem o pleno exercício da solidariedade e cidadania.

Campanha
Voluntariado
.

Segure os seus voluntários.
Candidate a sua organização ao Apoio ao Seguro dos voluntários em portugalvoluntario.pt.

 
+ i n f o

Voluntários 
em Tempo de 
Pandemia.

A CASES tem privilegiado a realização de publicações que tendencialmente concorram para a criação de séries, no entanto, entendeu-se que a situação, que queremos atípica, vivida ao longo de 2020 e 2021 por força de uma pandemia, exigia uma publicação também ela atípica, de um estudo desejavelmente único e datado, que permitisse um conhecimento mais detalhado do comportamento registado na área do voluntariado.
 
Como poderão conhecer nesta publicação, foram milhares as pessoas que genuinamente quiseram dar o seu apoio às pessoas, organizações e comunidades onde residiam, revelando um enorme espírito de solidariedade perante uma adversidade totalmente inesperada e que a todos, direta ou indiretamente, afetou.
+ i n f o

Síntese Legislativa.

Já se encontram disponíveis online as Sínteses Legislativas da CASES, referentes aos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.
 
dezembro
janeiro

Síntese Júridica.

Já se encontra disponível online a Síntese Jurídica da CASES, referente ao segundo semestre de 2022.
 
2.º semestre

Demografia 
Cooperativa´22
.

2022 é ano recordista no número de credenciais cooperativas emitidas.

Em 2022 observa-se pelo segundo ano consecutivo uma evolução negativa do sector cooperativo, registando-se um número superior de extinções face ao valor de constituições. Não obstante, como em 2021, a evolução do número de cooperativas extintas continuou a ser fortemente afetada por processos administrativos de dissolução nos termos previstos na lei.

 
Quanto ao processo de credenciação cooperativa, em 2022 foram emitidas um total de 1069 credenciais, o que representa um novo recorde de credenciais emitidas e dá continuidade à tendência de crescimento observada desde 2016. 
+ i n f o

Notícias
Internacionais
.

Parecer do Comité das Regiões “Criar um ambiente favorável à economia social - a perspetiva local e regional”
Regiões Europeias da Economia Social (ESER) 2023: Convite à Manifestação de Interesse

 
França – 7.ª Edição da Semana da ESS na Escolas
. Vencedores da 10.ª edição do Concurso Europeu de Inovação Social
. Economia Social da Ucrânia
+ i n f o

Notícias
Internacionais II
.

O Conselho de Administração da Escola de Estudos Cooperativos da Universidade Complutense de Madrid, decidiu atribuir a Deolinda Meira o Prémio de melhor carreira docente e de investigação.
Membro da EESCOOP, RULESCOOP e CIRIEC, foi igualmente distinguida com o Prémio Personalidade da Economia Social 2022 – Honra à Carreira, promovido pela CASES.
 
+ i n f o

CDI
António Sérgio
.

Conheça o Centro de Documentação e Informação António Sérgio, onde pode aceder online ao espólio documental deste grande pensador, assim como aos catálogos da Biblioteca António Sérgio e da Biblioteca de Economia Social.
 
+ i n f o

FAQ
Social Investe
.

O SOCIAL INVESTE é um programa de apoio à Economia Social, concretizado numa linha de crédito, que visa facilitar o acesso a financiamento por parte de entidades que integram o setor.

Este programa destina-se a incentivar o desenvolvimento das atividades de natureza social e solidária das entidades que integram o setor da Economia Social, traduzindo desta forma, o reconhecimento de que este setor constitui, inquestionavelmente, um dos pilares do desenvolvimento económico e social do país.

 
+ i n f o

Revista
ES´02
.

Recorde o 2.º número da Revista (agosto´2018).

A revista digital ES, Revista de Economia Social – Leituras & Debates, lançada em maio de 2018, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.

 
Como todas as iniciativas de criação de espaços de expressão de ideias, a presente revista é uma casa comum de partilha aberta à diversidade de pensamento, neste caso predominantemente acerca dos temas da Economia Social, buscando, contra todas as adversidades, criar uma corrente que estimule o debate livre e aberto incidindo num setor económico social muitíssimo relevante nas suas diversas vertentes, mas sem massa crítica doutrinária suficientemente robusta no Portugal contemporâneo.

Desejamos-vos uma boa leitura.

     
+ i n f o
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2023
CASES 
Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  
Todos os direitos reservados