Logo_PNM
1.839

VALIDAÇÕES EMITIDAS

32,012.783

INVESTIMENTO PREVISTO

2.870

POSTOS DE TRABALHO A CRIAR

Enquadramento

O SOU MAIS – Programa Nacional de Microcrédito (PNM) é uma medida que consiste no apoio a projetos de criação de empresas, promovidos não só por pessoas que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, mas também por microentidades e cooperativas até 10 trabalhadores, que apresentem projetos viáveis com criação líquida de postos de trabalho, em especial na área da economia social.

Este Programa foi criado no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros n.o 16/2010 de 4 de março, que aprovou o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Economia Social (PADES), pela Portaria n.o 985/2009 de 4 de setembro, com as alterações introduzidas pela Portaria n.o 58/2011 de 28 de janeiro e a Portaria n.o 95-2012 de 4 de abril.

Este instrumento assenta na facilitação do acesso ao crédito, através da tipologia MICROINVEST (para projetos com investimento e financiamento de pequeno montante – até 20.000€), e na prestação de apoio técnico à criação e consolidação de projetos.

A validação prévia dos projetos de acesso ao PNM compete à CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, CIPRL, sendo a gestão do Programa realizada em articulação direta com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP. Posteriormente, é da responsabilidade das instituições financeiras analisar a viabilidade económico-financeira e decidir sobre a aprovação do crédito.

Notícias

Microcrédito: mecanismo de reforço da coesão social

Carla Ventura - Vice-Presidente da CASES // Opinião - Microcrédito (Saldo Positivo) "Nem todos somos empreendedores, nem todos temos ideias de negócio ou queremos concretizar um projeto. Mas é importante que todos aqueles que o são, todos aqueles que pretendem...