Microcrédito

O microcrédito consiste numa modalidade de empréstimo de dinheiro destinada a apoiar microempresas e projetos de negócio de pessoas sem acesso ao crédito bancário normal, que consiste na disponibilização de quantias limitadas, em condições especiais, geralmente mais favoráveis do que as oferecidas pela banca comum.

Fonte: microcrédito in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-27 16:32:43]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/microcrédito.

O microcrédito “não está relacionado com capital financeiro, mas com capital humano. O dinheiro é uma mera ferramenta que ajuda à realização dos sonhos, que ajuda as pessoas mais pobres e mais desafortunadas a ganhar dignidade, respeito e um sentido para as suas vidas.”

Fonte: Yunus, Muhammad (2003). Banker To The Poor : Micro-Lending and the Battle Against World Poverty. Nova Iorque: Ingram Publisher Services US.

Outros Apoios

A divulgação e disponibilização de informação sobre projetos, boas práticas, medidas e apoios é um importante contributo para o ecossistema do empreendedorismo e inovação social, em especial na área da economia social, na medida em que promove o acesso aos instrumentos adequados para cada projeto e auxilia na definição de estratégias e na procura de parcerias. Assim, esta rubrica pretende ser um espaço de divulgação de informação sobre medidas e programas de apoio que possam ser úteis ao desenvolvimento e à consolidação de projetos.

Está também disponível para consulta a página de Facebook Microcrédito CASES, que pretende ser um espaço de divulgação e partilha sobre o Programa Nacional de Microcrédito e sobre conteúdos relevantes relacionados com o microcrédito em geral, o empreendedorismo, o tecido empresarial em Portugal e a inovação social.