Distrito de Faro


Lagoa - Município de Lagoa


O apelo ao registo de voluntários/as no Banco de Voluntariado visa dar apoio a pessoas idosas ou, independentemente da idade, com doença crónica ou autoimune.

Inscreva-se através do e-mail: lagoasocial@cm-lagoa.pt, ou através da linha verde 800 272 475 (gratuito)

São Brás de Alportel - Plataforma de Ajuda Alimentar


Plataforma coordenada pela Loja Social, em parceria com as instituições de solidariedade do concelho e do Agrupamento de Escolas, para amenizar dificuldades motivadas pela pandemia da covid-19. Para tal, o Município de São Brás de Alportel constituiu o Banco de Voluntariado COVID-São Brás.

Mais informação cac@cm-sbras.pt

Castro Marim - Rede de Voluntariado


A Câmara de Castro Marim está a apelar à população que se junte à rede de voluntariado que criou, para reforçar o apoio social do concelho, aqueles/as que, por situação de risco ou de contágio, se encontrem limitados/as ou em situação de isolamento, sem rede social ou familiar de apoio.

Se quer ajudar: 281 510 754 ou secretariado@cm-castromarim.pt.

Loulé - Programa “Quarteira Presente”


A Junta de Freguesia de Quarteira lançou o programa ‘Quarteira Presente’, com vista a prestar suporte a doentes crónicos, pessoas idosas, e com mobilidade reduzida. A ajuda vai assegurar tarefas como a ida ao supermercado, à farmácia, aos correios ou ao Centro de Saúde para levantamento de receitas. Garante, ainda o transporte de refeições, e agiliza o processo de atestados e provas de vida, emitidos pela junta de freguesia.

Inscrições aqui

Mais informações: 919 993 104, ou através do e-mail gap@jf-quarteira.pt

Vila Real de Santo António – Programa de apoio a grupos de risco


O Município de Vila Real de Santo António vai implementar um programa destinado a apoiar munícipes, residentes no concelho, com 65 anos ou mais, doentes crónicos, e/ou com patologias associadas e elementos isolados, na compra de produtos básicos.

Mais informações: 910 890 007 (disponível de 2.ª 6.ª feira, entre as 9h e as 12h)

Albufeira - “Resposta Já!”


O município presta apoio ao nível da aquisição e disponibilização de bens de primeira necessidade, seja alimentação, higiene, ou medicação, e apoia no pagamento das despesas fixas mensais, relacionadas com água, eletricidade ou gás.

Pedido: accao.social@cm-albufeira.pt  ou clicando aqui

Para mais esclarecimentos: 289 599509/ 289598867 ou Linha Gratuita 800 219 289.

Silves – Voluntariado para costurar fatos de proteção


A Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, em coordenação com um grupo de profissionais do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio- CHBA Portimão, adquiriu tecido para a confeção de fatos de proteção, e procura voluntários/as para os fazer.

Basta ter uma máquina de costura e querer ajudar nesta tarefa. Para tal, contacte: 282 339 136 e 916 187 727 e a Junta levará os materiais a casa dos/as voluntários/as.

Monchique – Bolsa de Voluntariado


Bolsa de Voluntários/as, integrada no Banco Local de Voluntariado, para quem quer apoiar as pessoas que venham a ser instaladas nas ZAP (Zonas de Apoio à População), a cidadãos institucionalizados, seniores e portadores de deficiência, a cidadãos com Covid-19 e, ainda, ajudar na limpeza e higienização de espaços e acolhimento temporário de animais de companhia.

Inscrição aqui (indicar disponibilidade e interesses relacionados com as tarefas a desenvolver).

Informações ou dúvidas: covid19@cm-monchique.pt ou 282 910 200/965 188 333.

Alcoutim - Bolsa de Voluntariado


O Município de Alcoutim criou uma Bolsa de Voluntários/as para apoio à população idosa institucionalizada. Quem quiser ajudar, deve ter idade inferior a 60 anos e ser saudável (não pertencer a qualquer um dos grupos de risco que estão referenciados pela Direção Geral de Saúde).

Inscrições: 962736411 ou  accao.social@cm-alcoutim.pt

Olhão - Bolsa de Voluntariado


O Município vai criar uma Bolsa de voluntários/as, para constituir uma retaguarda da resposta social do concelho.

Se quer ajudar, inscreva-se: voluntariado.covid@cm-olhao.pt.

Algarve - Apoio Maior | Voluntariado Jovem


A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com a ANAFRE – Delegação Regional do Algarve, desenvolveu um projeto de voluntariado denominado Apoio Maior | Voluntariado Jovem. Se tens entre 18 a 30 anos, motivação, espírito de iniciativa,  responsabilidade, disponibilidade e identificação com a resposta que está a ser realizada na tua Junta de Freguesia, inscreve-te como voluntário/a aqui, faz o teu registo pessoal, ativa a conta no teu email e inscreve te nesta iniciativa.

Serás ressarcido/a das despesas efetuadas por dia, de 8€, certificado de participação e seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil.

Para mais informações: 289 891 820 ou faro@ipdj.pt.

Faro - Movimento “Viseiras Solidárias FARO”


Este movimento solidário precisa de material para prosseguir a sua missão (de filamento PLA 1,75, elástico caseado – 30cm por viseira-, folhas de acetato – de preferência, 300 microns para uso exterior ou 200 microns para uso interior -, e fita de calafetar de espuma PVC – largura 9mm.

Quem quiser contribuir, deve enviar mensagem privara para página do Facebook Viseiras Solidárias FARO.

Olhão - Hortas comunitárias


A MOJU – Associação Movimento Juvenil desafiou a juventude algarvia a criar nas suas casas mini hortas comunitárias para abastecer a sua família, e outros agregados, no âmbito do projeto “Planta 1 Doa + 1”. O projeto começa no 1 de Junho e termina a 21 de Julho, em formato maioritariamente online, para jovens dos 14 aos 30 anos. Inscrições online até dia 22 de maio de 2020 aqui.