Distrito de Leiria


Leiria - Auxiliar.pt


Uma plataforma constituída para auxiliar as pessoas que não devem, ou não podem, deslocar-se durante o estado de emergência. Os/as voluntários/as registam-se e receberão pedidos de ajuda numa app que instalam.

Iniciaram a iniciativa, atuando em Leiria, mas já disponibilizam equipas de voluntários/as em outros pontos do país, como Faro, Vila Real, Famalicão, Fátima, Figueira da Foz.

Mais informação aqui

Caldas da Rainha - Grupo de moradores nas Caldas


O grupo de moradores no Whatsapp já reúne cerca de 100 pessoas. O objetivo é que os mais jovens ajudem as pessoas idosas nas idas aos supermercados ou à farmácia, escrevendo e colando um bilhete na porta do seu prédio.

Os/as voluntários/as podem juntar-se via: chat.whatsapp.com/C4XX81xljPT5ttb8ZrnVkB 

Caldas da Rainha - “Não saia de casa, nós vamos por si”


O serviço foi criado pela União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto e é dirigido aos/às residentes maiores de 65 anos, ou portadores de doença crónica. Ir às compras, à farmácia, aos correios, ou à própria junta de freguesia, são os serviços que disponibilizam.

Contactos: 910422918, de segunda a sexta-feira, entre as 8h e as 16h.

Leiria - Escola de Dança Passo Cubano


A escola dá apoio a pessoas com mais de 65 anos, efetuando tarefas como ir ao supermercado, à farmácia ou passear animais de estimação.

Se quer colaborar, ligue para 913 008 584 ou 924 222 542.

Leiria - Serviço de Voluntariado Social da Paróquia de Leiria


Um serviço criado para acompanhar os/as mais isolados/as, através de contactos telefónicos regulares, ou para serviço externo. Quem necessitar ou souber de quem precisa desse apoio, envie email: seleiria@net.sapo.pt ou ligue 914 991 758/912 829 775.

Óbidos - “Vamos nós por si”


Este projeto está a ser desenvolvido pela associação Espaço Ó, em Óbidos, e tem como objetivo fazer as compras que grupos de risco precisam, e entregar nas suas casas.

Tem um banco de voluntariado, coordenado pela associação, e como parceiros a autarquia de Óbidos, a Delegação de Saúde e a Proteção Civil.

Para participar neste projeto, envie um e-mail para espaco.obidos@gmail.com ou uma mensagem para 912268168, entre as 10h e as 17h.

Figueiró dos Vinhos – Grupo de apoio


Um grupo de jovens voluntários formaram este movimento, com o objetivo de ajudar os grupos de risco do concelho. Contam com o apoio da CLDS 4G Agir Sempre +, das juntas de freguesia e da câmara municipal.

Para mais informações ou fazer um pedido, contacte:

Aguda (e arredores) – Bruno Martins 917 707 359

Arega (e arredores) – David Gouveia 916 109 921

Aldeia de Ana de Aviz (e arredores) – Daniel Ferreira 910 882 731

Bairradas (e arredores) – Catarina Fernandes 919 490 395

Campelo (e arredores) – João Graça 918 562 175

Figueiró dos Vinhos (e arredores) – Frederico Rodrigues 913 407 439 ou João Graça 918 562 175

Pombal - Junta de Freguesia das Meirinhas “Nós vamos por si”


A junta vai aos correios, ao pão, ao supermercado, à farmácia e aos restaurantes buscar comida para quem não pode sair de casa.  Faz compras para maiores de 60 anos, doentes crónicos e utentes dos serviços sociais.

O serviço está disponível de 2.ª a 6.ª, das 9h às 17, através do 963 161 940.

Batalha - Linha “Batalha por si!”


O Município criou uma linha de apoio à população sénior (+ de 65 anos) para prestar informações e fazer entregas ao domicílio de produtos alimentares, medicamentos e gás.

Caso queira propor-se para voluntariado, contactar: 244 769 110 / 961 385 570.

Mais informações: geral@cm-batalha.pt

Leiria – Linha de apoio 65 +


O município de Leiria implementou uma linha de apoio, denominada 65 +, para apoiar os munícipes com mais de 65 anos e/ou pessoas com doença crónica, em situação de isolamento social, sem suporte institucional e/ou familiar.
O apoio a prestar traduz-se na entrega de medicamentos, de bens alimentares, refeições e outras tarefas urgentes.

Para mais informações: 800 202 791 (gratuita, dias úteis das 9h-16h)

Pombal – Bolsa de Voluntariado


A Câmara Municipal de Pombal, em parceria com as Juntas de Freguesia, Comissões Sociais de Freguesia e Interfreguesia, Unidades Locais de Proteção Civil, bancos de voluntariado e diversas instituições, pretende constituir uma bolsa de voluntariado para responder à falta de profissionais em lares e IPSS.

Inscrições: andreia.marques@cm-pombal.pt  ou 236 210 520 (nos dias úteis, 9h às 12.30h e das 14h às 17.30h).

Porto de Mós - “Vamos cuidar de todos”


O Município de Porto de Mós, em parceria com as Juntas de Freguesia, lançou o programa “Vamos cuidar de todos”. Foi criada uma bolsa de voluntariado para prestar apoio às IPSS e lares do concelho, e a pessoas que vivem isoladas ou que tenham necessidades de apoio.

Se quer voluntariar-se, contacte 244 499 638 (dias úteis, das 9h às 12.30h e das 14h às 17.30h) ou para a linha direta gratuita do Município, 800 210 102, disponível 24 horas por dia.

Ansião – Banco de Voluntariado


O Município de Ansião criou um banco de voluntários/as destinado ao apoio a pessoas idosas sozinhas e sem apoio familiar. O voluntariado é também destinado a ajudar nas instituições que acolhem idosos/as.

Se quer ajudar, registe-se aqui

Marinha Grande - Bolsa MG Voluntários


Criada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, presta auxílio ao projeto linha MG SOLIDÁRIA, que visa apoiar cidadãos/ãs com doenças crónicas e em isolamento sem apoio familiar direto, que não possam deslocar-se à rua e que vivam em situação económica desfavorecida, no serviço de entrega de alimentos e de medicamentos.

Caso tenha entre 18 e 50 anos de idade e se quer voluntariar-se contacte a linha de apoio do Serviço Social da Câmara Municipal da Marinha Grande 244 023 738 ou preencher o formulário.

Alfeizerão – Misericórdia procura voluntários/as


A Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão apela ao voluntariado para apoio nas áreas do lar, cozinha e lavandaria, na sequência do combate à pandemia da Covid-19. Necessita também de doações de material de segurança (máscaras cirúrgicas, máscaras FFP 2 e 3, desinfetantes, aventais impermeáveis, fatos e batas descartáveis, óculos de proteção, luvas descartáveis e gorros de proteção).

Se quer e pode ajudar, contacte 262 990 842 ou s.c.m.alfeizerao@gmail.com.

Leiria - “Costurar com o coração”


O Município pede ajuda para produzir milhares de máscaras para produzir máscaras e distribuir pelas cerca de 60 instituições particulares de solidariedade social do concelho.

Basta querer ajudar e ter uma máquina de costura já que o material necessário (tecido e elástico) é fornecido pelo Município.

Para participar, envie um email para costura@cm-leiria.pt, indicando contacto telefónico.

Batalha – Plataforma Batalha ONLife


A Câmara Municipal da Batalha, através da plataforma, agrega a informação e regista as necessidades dos munícipes que se enquadrem nos grupos de risco e distribui gratuitamente máscaras de proteção individual e outros materiais de proteção.

A plataforma também regista voluntariado local para apoio no terreno, às IPSS, entidades na área da Saúde e da proteção civil municipal.

Mais informação 244 769 110 ou geral@cm-batalha.pt

Pedrógão Grande – Apoio a pessoas idosas


O Município de Pedrógão Grande e um grupo de jovens pedroguenses, apoia os mais idosos, através do apoio na obtenção de medicação e alimentação, evitando que saiam de casa.

Para mais informações: geral@cm-pedrogaogrande.pt ou 236 480 150

Caldas da Rainha - Bolsa de Voluntariado


O Município das Caldas fez um apelo ao voluntariado para apoiar as instituições de solidariedade social. Os/as voluntários/as que se inscrevam irão receber formação pela Cruz Vermelha Portuguesa, na área de primeiros socorros e de cuidados a ter perante a situação de Pandemia.

Para ser voluntário/a, ligue 262 240 021.

Leiria – Distribuição gratuita de máscaras


A Câmara lançou a campanha #LeiriaProtege com o objetivo de distribuir gratuitamente um kit com uma máscara e uma viseira de proteção por pessoa no concelho de Leiria. Os/as cidadãos/ãs inscrevem-se na plataforma, no separador Leiria Protege, onde encontram um formulário para indicarem o número de elementos do agregado familiar. Os/as leirienses podem também preencher o formulário nas Juntas de Freguesia do concelho e no Mercado de Sant’Ana.