Distrito de Lisboa


Lisboa - Rede Solidária


A Câmara Municipal de Lisboa apela à inscrição de voluntários/as na Rede Solidária (www.redesolidaria.pt), plataforma que ajuda a dar resposta às necessidades dos idosos/as, pessoas com deficiência e pessoas em isolamento por suspeita de infeção.

Para quem não têm autonomia para cozinhar, a partir dos refeitórios escolares e dos refeitórios da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, as autarquias vão criar uma rede de confeção de alimentos e de entrega aos/às destinatários/as da rede.

Lisboa- STA sempre contigo


Esta iniciativa de Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino oferece diversos serviços, como providenciar idas às compras para quem não pode ou deve sair de casa, esclarecimentos de dúvidas ou simplesmente uma conversa para quem se sente sozinho/a.

Saiba mais aqui

Lisboa - Comunidade Vida e Paz


Apelo para entrega de máscaras, luvas, desinfetante, lixívia, leite, fiambre, queijo, mortadela, manteiga, compotas, enlatados e cereais. As ofertas devem ser feitas na sede na Rua Domingos Bomtempo, n.º 7, em Lisboa.

Caso queira ajudar com trabalho voluntário, contacte voluntariado@cvidaepaz.pt

 

Lisboa - Junta de Freguesia do Lumiar ``Quietinho em casa``


Serviço criado pela Junta de Freguesia do Lumiar, em Lisboa, que faz compras de supermercado e farmácia por quem está em isolamento.

info@jf-lumiar.pt

Lourinhã - Câmara Municipal da Lourinhã pede voluntários/as


O município apela à inscrição de voluntários/as, preferencialmente, profissionais de saúde, para uma colaboração na resposta à situação de emergência pandémica, decorrente da ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Lourinhã (PMEPCL).

Inscrições:  presidencia@cm-lourinha.pt (nome, contacto telefónico e especialidade na área profissional)

Mais informações: 919 996 410

Arruda dos Vinhos -Programa “Estamos on”


O Município procedeu abertura de inscrições para voluntariado – programa “Estamos on”-, no âmbito da situação de emergência provocada pelo Covid-19, para criação de um grupo de voluntários/as e assegurarem a entrega ao domicílio de bens de primeira necessidade, medicação, apoio psicológico e psicossocial, em situações de maior vulnerabilidade.

Contactos: 263 977 000 e social@cm-arruda.pt

Mais informações e inscrições aqui

Lisboa - Junta de Freguesia de Benfica


Duas vezes por semana, os idosos da freguesia receberão um telefonema da junta e uma visita domiciliária, se isso se justificar. Além disso, a junta dá apoio alimentar entrega em casa de famílias carenciadas sinalizadas, e faz a entrega e recolha da roupa dos utentes da lavandaria comunitária. Para maiores de 60, doentes crónicos e utentes de atendimento social foi criada uma rede de apoio a compras de primeira necessidade e medicamentos.

Contacto: atendimentosocial@jf-benfica.pt

Lisboa - Junta de Freguesia de Campolide


Serviço para receber em casa compras de farmácia, supermercado e usufruir de outros serviços, como ajuda para passear o cão (caso se seja maior de 65 e/ou doente crónico).

Contacto 213 884 607

Cascais - Associação São Francisco de Assis apela ao voluntariado


A Associação São Francisco de Assis, que protege animais abandonados ou perdidos no concelho de Cascais, reuniu voluntários/as de várias freguesias para dar resposta às necessidades dos animais, cujos donos/as se encontram em isolamento social ou em situação de maior fragilidade. Também os profissionais de saúde podem usufruir deste apoio.

Se reside no concelho pode inscrever-se aqui.

Azambuja – Bolsa de Voluntariado


A Câmara Municipal criou uma Bolsa de Voluntariado para apoiar os munícipes e famílias em situação de isolamento profilático que necessitem de aceder a medicamentos, alimentos ou outros bens de primeira necessidade.

Para integrar a bolsa contacte 969 291 780  ou juventude@cm-azambuja.pt  ou asocial@cm-azambuja.pt

Odivelas – Registo de voluntários/as no Banco Local de Voluntariado


O Banco Local de Voluntariado de Odivelas e o Serviço Municipal de Proteção Civil encontram-se a distribuir alimentos e a dar vários apoios aos sem-abrigo do concelho de Odivelas.

Se quer ajudar, inscreva-se no Banco Local de Voluntariado de Odivelas: banco.voluntariado@cm-odivelas.pt .

Para mais informações aceda aqui.

Lisboa – Covid-19, Com Vida


Covid-19, Com Vida proporciona apoio ao domicílio gratuito, na zona da Freguesia da Estrela, através da entrega de bens essenciais alimentares e farmacêuticos aos mais vulneráveis, às pessoas idosas e doentes crónicos. As encomendas são feitas na plataforma e podem ir até ao valor máximo de 25 euros, montante cobrado no momento da entrega.

Aceda à plataforma aqui

Caso se queira juntar a esta iniciativa: 935 331 540 / covid19comvida@gmail.com

Odivelas - “Vizinhos e Cãopanhia”


A plataforma surgiu da necessidade de assegurar os passeios dos animais de companhia de grupos de risco, durante a pandemia da covid-19. Projeto abrange apenas os estudantes de medicina veterinária e de enfermagem veterinária, garantindo, assim, às pessoas que entreguem os animais em boas mãos.

Conheça o projeto de voluntariado aqui

Amadora - Plano de Ação de Emergência Social


O município tem um plano de ação de emergência social, de apoio na aquisição de bens de 1.ª necessidade para pessoas ou casais com mais de 65 anos, sem ajuda familiar ou social, dependentes, com doença crónica, em isolamento profilático ou infetadas em isolamento, e apoio na prescrição de receita para doença crónica e/ou no levantamento da medicação na farmácia.

Não necessita de voluntários/as.

Para mais informações: 800 207 632  (gratuito, 8h às 19h, todos os dias) ou 214 369 053 (8h às 19h, dias úteis)

Lisboa – plataforma para comerciantes


Um grupo multidisciplinar de voluntários/as criaram a plataforma comerciantes.pt para ajudar os comerciantes locais a digitalizar os seus negócios e a vender online, de forma rápida e sem custos.

Se é comerciante em Lisboa, pode registar-se aqui

Lisboa – Distribuição gratuita de máscaras de proteção laváveis


As/os moradoras/es da freguesia de Santa Maria Maior (Alfama, Baixa, Castelo, Chiado, Mouraria e Sé) recebem máscaras de proteção laváveis grátis. Todos os elementos do agregado familiar recebem um exemplar. O objetivo da freguesia é assegurar a proteção da população nas saídas imprescindíveis. As máscaras são certificadas pelo Infarmed, de tecido lavável e transpirável, de acordo com a norma EN 13795, com barreira microbiana e certificado para 75 lavagens.

Caso queira uma máscara, contacte a autarquia: 218 802 000.

Lisboa – Linha de Apoio Humano


Linha de apoio a pares, de humano para humano,  com o objetivo de apoiar pessoas e famílias em situação de dificuldade e de carência social, bem como poder devolver a dignidade e apoiar a autonomia.

Constituída exclusivamente por voluntários de vários concelhos (Oeiras, Cascais, Odivelas, Lisboa, Almada, Coimbra e Sintra).

Contactos: 928112772 (das 19h às 23h), todos os dias da semana, e linhapoio.mmh@gmail.com