XIII Congresso Nacional das Misericórdias – 7 a 10 de fevereiro de 2019

de Geral, Notícias Comentários fechados em XIII Congresso Nacional das Misericórdias – 7 a 10 de fevereiro de 2019

O Presidente da República vai marcar presença no 13º congresso nacional das Misericórdias. Subordinado ao tema ‘Missão, rigor e compromisso’, o encontro vai ter lugar em Albufeira, entre 7 e 10 de fevereiro, e além de Marcelo Rebelo de Sousa, diversas personalidades também confirmaram a sua participação como oradores. A primeira fase de inscrições decorre até 7 de janeiro.

 

José Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Catarina Mendes, deputada do Partido Socialista, António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Jorge Botelho, presidente da Associação Municípios do Algarve, Rui André e Álvaro Amaro, respetivamente presidentes das autarquias de Monchique e Guarda, são alguns nomes que estarão com as Misericórdias no congresso que decorre no Palácio de Congressos do Algarve.

O evento, como tem sido prática da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), está a ser organizado em articulação com o Secretariado Regional da UMP em Faro e do programa consta ainda uma eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas.

Do setor social e solidário estarão presentes nomes já conhecidos das Misericórdias como Lino Maia, presidente da CNIS, e Eduardo Graça, presidente da CASES. Tomás Correia, Carlos Tavares e Nuno Mota Pinto são as personalidades ligadas ao Montepio Geral que confirmaram presença no evento.

Alguns nomes sonantes do setor privado também aceitaram o convite e por isso no congresso nacional estarão Manuel Ramalho Eanes, da NOS, Jorge Rebelo de Almeida, do Grupo Vila Galé, Jorge Coelho, da Mota Engil, e Luís Menezes, da Unilabs Portugal.

Ligadas diretamente ao universo das Misericórdias, personalidades como Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa de Lisboa, Vítor Melícias, presidente honorário da UMP, António Brito, vice-presidente da Confederação Internacional das Misericórdias, e Maria de Belém Roseira estarão em Albufeira.

O bastonário Ordem dos Médicos, José Miguel Guimarães, o presidente da comissão organizadora da Convenção Nacional de Saúde, Eurico Castro Alves, e as médicas Helena Bárrios e Lia Fernandes também aceitaram o convite.

Para além dos plenários, o 13º congresso nacional vai contar com várias sessões temáticas cujo objetivo é, segundo o presidente da UMP, “reunir diferentes saberes e competências para continuarmos, órgãos sociais e quadros técnicos, a cumprir com rigor a nossa missão assente nas 14 obras de misericórdia”.

Para Manuel de Lemos, “num momento preocupante para o setor social e solidário é determinante que as Santas Casas participem em massa neste evento”. Trata-se, ainda de acordo com o presidente da União, de um momento privilegiado para o debate sobre as linhas que orientarão a estratégia das Misericórdias nos próximos anos.

“Será em nome dos nossos valores e da dignidade e cidadania das pessoas que estaremos reunidos para refletir sobre os desafios políticos, sociais e gestionários com que somos e seremos confrontados”, referiu o responsável, lembrando que “todos são determinantes para este congresso nacional”.

O encontro nacional das Misericórdias contempla ainda um programa destinado aos acompanhantes que inclui visitas a Tavira, Olhão, São Brás de Alportel, Loulé e Monchique.

As inscrições para o encontro, que acontece em Albufeira, estão já abertas através do site oficial do evento (www.congresso.ump.pt), e têm, até ao dia 7 de janeiro, o custo de 75 euros (a partir de 8 de janeiro o valor é de 150 euros). Para mais informações e eventuais esclarecimentos contactar a organização do congresso através de 22 941 68 88 ou congresso@ump.pt.

Fonte: ump.pt

  • Share: