Home
Email
Newsletters
C A S E S   D i g i t a l   //  m a i o   2 0 2 1 

 
IX Edição.

Decorreu, no passado dia 28 de abril, em formato de Live streaming, a cerimónia do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2020, no Teatro-Cine da Cidade de Torres Vedras. Um evento integrado na vasta programação anual da Rede de Cidades Portuguesas que se assume como Capital Europeia da Economia Social 2021.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado em 2012 pela CASES, constitui uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social.

Na cerimónia foram homenageadas pessoas coletivas e singulares ligadas ao setor da Economia Social. Dos premiados, destaca-se José António Vieira da Silva, que recebeu o prémio na categoria Honra à Carreira. Na ocasião, o ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social proferiu uma conferência sobre “O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”.

A sessão contou, ainda, com a participação do Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, da vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras e membro da Direção da REVES – Rede Europeia de Cidades e Regiões da Economia Social, Ana Umbelino, e do presidente da Direção da CASES, Eduardo Graça.
// Vídeo / streaming
Cerimónia do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2020

// Abertura
Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras
Carlos Bernardes
Secretário de Estado da Segurança Social de Portugal
Gabriel Bastos
// Entrega do PAS´20 - Honra à Carreira
José António Vieira da Silva
// Conferência
O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.
José António Vieira da Silva
// Momento cultural
Albaluna & Ensemble Intercultural
// Cerimónia de Entrega
Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2020
Medalha
Curso do Plano Nacional de Formação Financeira na categoria de Trabalhos de Âmbito Escolar
// Categoria de Inovação E Sustentabilidade
Vencedor
ESPAÇO T – Associação para o Apoio à Integração Social e Comunitária – Palcos para a Inclusão
Menções Honrosas
CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente – Bolsa de Serviços da CAID - JARDIN’ART
MOVIMENTO DE DEFESA DA VIDA – Projecto Família
// Categoria de Estudos E Investigação
Vencedor
DIANA ANDREIA SANTOS QUEIRÓS – Relação entre a Cultura e a Satisfação no Trabalho nas Organizações da Economia Social: um estudo em IPSS da Área Metropolitana do Porto – tese de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos do Instituto de Contabilidade e Administração do Porto
Menção Honrosa
TERESA LUÍS DA CUNHA RODRIGUES – Contributo para um estudo sobre comércio justo: um olhar sobre a experiência Cabaz Fresco do Mar na Fuzeta – tese de Mestrado em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais do ISCTE
// Categoria De Estudos E Investigação Na Lusofonia
Vencedor
DÉBORAH NICCHIO SATHLER – 30 anos da gravação de Madalena do Jucu: perspectivas históricas e novos alcances – monografia publicada
// Categoria de Trabalhos De Âmbito Escolar
Vencedor
EB ENXERTOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CALDAS DE VIZELA – Lápis Solidário
Menção Honrosa
ESCOLA PROFISSIONAL MARIANA SEIXAS – EPMS Inclusão
// Categoria de Trabalhos Jornalísticos
Vencedor
CATARINA MARQUES – O Todo é Maior que a Soma das Partes – SIC
Menções Honrosas
CATARINA NEVES – Eu incluo, Tu Incluis, Nós Somos Incluídos - SIC
DUARTE BALTAZAR – O Despertar da Ilha - RTP
ANA CARGALEIRO SANTOS – Habitação condigna é o princípio para tudo – Voz das Misericórdias
// Prémio de Honra 
Personalidade da Economia Social 2020
Vencedores ex-áqueo
FREDERICO CRUZEIRO COSTA (nomeado pela SEAcoop)
SALVADOR MENDES DE ALMEIDA (nomeado pela Associação Salvador
// Intervenção
Vereadora da Câmara de Torres Vedras e Membro da Direção da REVES – Rede Europeia de Cidades e Regiões da Economia Social
Ana Umbelino
// Encerramento
Presidente da Direção da CASES
Eduardo Graça

# Voto de Pesar 

 

A Direção da CASES, tendo tomado conhecimento do falecimento de Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que integra a Capital Europeia da Economia Social 2021 – Rede de Cidades, conjuntamente com as Câmaras Municipais de Braga, Cascais, Coimbra, Sintra e a CASES, manifesta os seus sentimentos e endereça um voto de pesar à Câmara Municipal de Torres Vedras, assim como aos seus familiares e amigos.

A direção da CASES

Lisboa, 03 de maio de 2021

# Capital Europeia da Economia Social « Rede de Cidades Portuguesas » // CEES 2021 

CEES2021.

 

A Rede de Cidades Portuguesas — Capital Europeia da Economia Social 2021 visa contribuir para as principais prioridades e objetivos estratégicos da União Europeia (UE), trabalhar ativamente com a UE na promoção dos valores e princípios da Economia Social e trabalhar em rede, potenciando a partilha de boas práticas no âmbito da Economia Social, desenvolvendo um programa de iniciativas próprias, ou em parceria com a CASES, projetando-se no futuro o seu alargamento e progressiva estruturação.

A Carta de Compromisso da Rede de Cidades Portuguesas — Capital Europeia da Economia Social 2021 foi subscrita pelos municípios de Braga, Cascais, Coimbra, Sintra, e Torres Vedras, assim como pela CASES.

Essa formalização realizou-se em 29 março, na Conferência “O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais” no âmbito da PPUE – no Palácio Nacional de Queluz, Sintra.

Programação 2.ºT

[ L A N Ç A M E N T O ] // X Edição 
(Candidaturas abertas)

Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2021.

 

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.

O período para submissão de candidaturas decorre entre 2 de maio e 31 de julho de 2021.

 

+ info

# Relatório CASES // Bilingue  

Retrato da Mulher no Sector Cooperativo Português.

 

A luta das mulheres pela igualdade de género em todas as esferas da sociedade e da economia, o que inclui domínios tão variados como a participação cívica, a educação ou o emprego, continua a ser uma necessidade dos nossos dias. A persecução desse objetivo constitui assim um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, embora também integre todas as dimensões da liberdade e do desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Neste contexto, os princípios basilares do modelo cooperativo, como a livre adesão, equidade, solidariedade, tomada de decisão participativa e propriedade comum, podem desempenhar um papel fundamental de expansão das oportunidades para a igualdade de género.

 

+ info

# [ SOU MAIS // 10 ANOS ] « Ciclo de conversas Online » 

3 conversas, 3 temas.

 

Para assinalar os 10 anos de execução do SOU MAIS – Programa Nacional de Microcrédito, a CASES encontra-se a organizar um Ciclo de Conversas online, composto por três sessões temáticas, relacionadas com o Programa e o balanço do mesmo.

O objetivo será promover a troca de testemunhos e a reflexão, sob a perspetiva dos diferentes intervenientes no processo, convidando-os a conversar sobre os temas das sessões.

 

+ info

# CASES // Formação

Curso de Gestão de Organizações da Economia Social.

 

No próximo dia 19 de maio de 2021, inicia-se uma ação de formação do curso de Gestão de Organizações da Economia Social - edição 2020/2021, promovido pela CASES.

Tendo como destinatários/as os/as dirigentes e quadros técnicos das entidades consagradas no artigo 4.º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social), na presente edição foram já realizadas 3 ações de formação (duas ainda a decorrer), abrangendo cerca de 100 formandos/as. Encontra-se ainda prevista para 2021 uma ação de formação a ter início no último trimestre do ano.(1)

São objetivos gerais do curso sensibilizar dirigentes e quadros técnicos para as temáticas da economia social, melhorar os procedimentos de gestão e administração das entidades da economia social, desenvolver e promover competências de gestão dos seus técnicos e dirigentes, e ainda, numa ótica de transferência dos conhecimentos adquiridos para o contexto organizacional, promover a aplicabilidade de métodos e ferramentas de gestão que permitam melhorar a qualidade dos bens produzidos e serviços prestados, bem como a otimização de recursos humanos, técnicos e financeiros.

Desenvolvido na modalidade de formação à distância, o curso de GOES, num total de 147 horas, integra no seu referencial 8 módulos formativos: Economia Social, Gestão Estratégica, Gestão de Recursos Humanos, Contabilidade e Fiscalidade, Gestão Financeira, Marketing e Comunicação, Gestão de Projetos, e Ética e Responsabilidade Social.

(1) A seleção de participantes para as ações a decorrer em 2021 resulta das inscrições formalizadas entre setembro e outubro de 2020, no âmbito da divulgação do curso pela CASES.

 

Bolsa de formadores/as para a Economia Social.

De modo a prosseguir com as atividades inerentes às suas atribuições legais na área da formação, a CASES constituiu uma bolsa de formadores/as de âmbito nacional, que visa dar resposta a necessidades de recrutamento e seleção de formadores/as, no âmbito de atividades formativas desenvolvidas através de recursos próprios por entidades de economia social consagradas no artigo 4.o da Lei no 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social), ou entidades públicas com atuação direta ou indireta no domínio da Economia Social.

Atualmente, a Bolsa de Formadores/as para a Economia Social integra as seguintes áreas de formação: Economia Social; Regimes Jurídicos da Economia Social; Gestão Estratégica; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Gestão de Projetos; Contabilidade e Fiscalidade; Marketing e Comunicação; Comunicação Organizacional; Tecnologias de Informação e Comunicação; Ética e Responsabilidade Social; Empreendedorismo e Inovação Social; Avaliação de Impacto Social; Voluntariado.

Para formalização de candidatura de formadores/as ou para consulta da Bolsa por entidades, aceda ao seguinte link.

# Síntese Legislativa // abril 2021

Especial Covid-19.

 

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao mês de abril de 2021.
 

+ info

# 10.ª Edição // Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social – IPSantarém

Candidaturas abertas.

 

Está aberto o processo de candidatura à 10.ª edição do MGOES – Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social – IPSantarém.

Até 25 de junho, será possível concorrer a uma das 30 vagas de um curso pioneiro na área da gestão, que foi distinguido em 2016 com o Prémio António Sérgio categoria Formação Pós Graduada, pela CASES.

 

+ info

# Economia Social // Internacional

Pareceres do CESE e Comité das Regiões.

No dia 27 de abril, o CESE aprovou o seu parecer sobre O papel da economia social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, pedido pela Presidência Portuguesa do Conselho da UE, cujo relator é Giuseppe Guerini (Presidente do CECOP) e o Comité das Regiões está a trabalhar no parecer sobre o Plano de Ação para a Economia Social, cujo relator é Mikel Irujo, Ministro Regional do Desenvolvimento Económico de Navarra.
 
Atores da economia social e solidária por acordo social europeu baseado no diálogo civil.

A IPSE e a ESS França retomaram a consulta pública da Comissão Europeia sobre o reforço do Pilar Europeu dos Direitos Sociais através da criação e animação de uma coligação de atores de proteção social solidários denominada ACT 4 SOCIAL EU.

ACT 4 SOCIAL EU está a mobilizar-se para o pleno reconhecimento de todos os seus atores, para a abertura da governação social na UE e, finalmente, para o estabelecimento de um ambicioso acordo social no rescaldo de uma crise de saúde, económica e social sem precedentes. Reunindo uma grande variedade de atores da economia social unidos por objetivos de solidariedade e rentabilidade limitada ao serviço do interesse geral, a ACT 4 SOCIAL EU está empenhada, a longo prazo, em trazer, para o seio das instituições europeias, a voz da Atores da Economia Social e Solidária que trabalham a favor da proteção social solidária. Por outras palavras, a SSE Business Coalition apela à Comissão Europeia no quadro da sua consulta sobre direitos sociais e está a mobilizar-se para lançar o Act 4 of Social Europe!

Saiba mais em:  http://www.euroipse.org/plaidoyer/ 

 
Roteiro para o Plano de Ação Europeu para Economia Social (Comissão Europeia).
 
O Plano de Ação Europeu para a Economia Social será apresentado pela Comissão Europeia no último trimestre de 2021, sendo um marco muito relevante na afirmação da Economia Social a nível europeu.

A Comissão publicou, no dia 1 de março, um “roadmap” para o Plano de Ação para a Economia Social que pode ser encontrado aqui.

Os cidadãos e partes interessadas foram convidados a dar feedback sobre o documento até 26 de abril, tendo sido rececionadas 133 propostas que podem ser encontradas aqui.

 
Documento da Social Economy Europe (SEE) sobre o Plano de Ação para a Economia Social.
 
Em março de 2021, alguns meses antes da publicação pela Comissão da UE do Plano de Ação para a Economia Social, a SEE surge com novas propostas para a conceção conjunta de uma política pública de sucesso. A SEE apela a um plano de ação ambicioso com um horizonte de seis anos através de sete prioridades e 51 ações concretas.

Consulte o documento em português.

 
Documento do CIRIEC Internacional sobre o Plano de Ação para a Economia Social.
 
Contribuição do CIRIEC para a consulta lançada pela Comissão Europeia intitulada "Roteiro do plano de ação para a economia social".

Fundado em 1947, o CIRIEC-International é um ponto de encontro de académicos, investigadores e dirigentes de organizações públicas e privadas envolvidas na investigação de modelos económicos voltados para o interesse coletivo, num contexto social e ambiental que nos obriga a repensar nossas formas de produção, troca, consumo e participação solidária.

O CIRIEC considera que a economia social é uma das formas de economia coletiva necessárias à prossecução do interesse geral, ao lado dos atores das políticas públicas. O CIRIEC aproveita esta consulta aberta pela Comissão Europeia para afirmar as suas expectativas relativamente a um plano de ação para a economia social na Europa, abordando quatro pontos:
•    A Europa e o mundo precisam da economia social
•    Melhorar a compreensão, visibilidade e reconhecimento da economia social
•    Uma estrutura de desenvolvimento favorável
•    A democracia europeia precisa da economia social

Consulte o documento aqui

A Social Economy Europe (SEE) encontra-se com o Comissário Nicolas Schmit para apresentar as suas propostas de co-construção do Plano de Ação para a Economia Social.
 
Na segunda-feira, 19 de abril de 2021, o presidente da Social Economy Europe (SEE), Juan Antonio Pedreño, os vice-presidentes Jérôme Saddier, Patrizia Bussi e Alain Coheur, além do diretor da SEE, Víctor Meseguer, reuniram-se com o comissário Nicolas Schmit (Emprego e Direitos Sociais), para discutir o Plano de Ação Europeu a favor da Economia Social, que será publicado no quarto trimestre de 2021.

O Presidente da SEE iniciou a sua apresentação agradecendo ao Comissário Schmit os esforços desenvolvidos para apoiar as empresas e organizações da economia social desde a sua tomada de posse no final de 2019, nomeadamente pelo anúncio do Plano de Ação a favor da Economia Social; pela sua carta de abril de 2020 a todos os ministros do trabalho da UE, pretendendo garantir que as empresas de economia social pudessem ter acesso a medidas de apoio em pé de igualdade com outras formas de empresa; bem como a outras medidas e políticas essenciais com as quais a SEE está muito empenhada, como o instrumento de apoio europeu destinado a reduzir os riscos de desemprego em situação de emergência (SURE - Apoio para mitigar os riscos de desemprego em situação de emergência), o Pacto de Competências e o Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, cujos objetivos são criar empregos de qualidade para todos e incentivar o desenvolvimento e desenvolvimento de competências através de programas de formação.

Além disso, a SEE apresentou as principais propostas contidas no documento político da SEE intitulado " Conceção conjunta do Plano de Ação para a Economia Social: por uma economia que funciona para as pessoas e para o planeta ", compreendendo 7 áreas de intervenção da UE e 51 concretas propostas.

O Comissário Nicolas Schmit agradeceu à SEE as suas “excelentes propostas”, que mostram a vasta e rica rede de atores da economia social que representa. Schmit sublinhou que, no atual contexto de recuperação, em que a UE e o resto do mundo também enfrentam transições ecológicas, digitais e demográficas: “a economia social é, mais do que nunca, necessária para garantir uma recuperação e transições justas, garantindo que ninguém fica para trás ”.

Reagindo às propostas do EES, o Comissário Schmit reconheceu a necessidade de um apoio europeu ambicioso e constante para empresas, organizações e empreendedores na economia social, como um fator chave do desenvolvimento socioeconómico na Europa: “Concordo que o modelo do governo de Quebec para a promoção a economia social, que conheço e que deu provas de sucesso, é muito interessante e inspirador para nós ”. O Quebec tem um Plano de Ação de Economia Social 2020-2025, renovado a cada 5 anos e dotado de um orçamento (de 137 milhões de dólares canadianos para 2020-25), desenhado e implementado em parceria com os principais atores da economia social.

Relativamente ao acesso ao mercado e a uma possível reforma do artigo 54.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, o Comissário Schmit afirmou: “A Europa e o resto do mundo mudaram muito nas últimas décadas e creio que é possível adaptar a legislação para melhor captar a diversidade de negócios e empresas que operam na UE, incluindo modelos de negócios na economia social ”. Acrescentou ainda que a Conferência sobre o Futuro da Europa é o quadro ideal para discutir o futuro dos Tratados e o potencial das empresas e organizações na economia social.

O Comissário Schmit também reagiu positivamente às propostas que visam melhorar o acesso ao financiamento para a economia social, em particular estabelecendo uma parceria mais estreita com os intervenientes financeiros da economia social, como as cooperativas e bancos e financiadores éticos, cooperativas e mútuas de seguros, cooperativas de crédito e a comunidade de microfinanças, bem como através da mobilização de fundos europeus como o InvestEU.

Também concordou com a necessidade de estabelecer uma compreensão comum e inclusiva da economia social na Europa, abrangendo diferentes tradições, diversidade de formas jurídicas e fornecendo às autoridades públicas aconselhamento e apoio para desenvolver políticas públicas e quadros jurídicos sobre economia social; e explorar mais o envolvimento da economia social no diálogo social. O Sr. Schmit também sublinhou a importância da inclusão, pelo Comissário Thierry Breton, da economia social como um dos catorze ecossistemas industriais para a recuperação.

Para concluir, o Comissário Nicolas Schmit reafirmou o seu apoio à promoção da economia social a nível global através da ação externa da UE e da sua política de parcerias internacionais, em cooperação com a Comissária Jutta Urpilainen, com enfoque na promoção da economia social no âmbito das relações entre a UE e África, bem como na vizinhança oriental e meridional. Ele também endossou a necessidade de criar uma plataforma online europeia para apoiar empresas e organizações na economia social.

No final desta reunião, o Presidente da SEE, Juan Antonio Pedreño, declarou: “O encontro com o Comissário Nicolas Schmit foi muito positivo. Ele está plenamente ciente do potencial e das necessidades da economia social para continuar a se desenvolver na Europa como um modelo de negócios centrado nas pessoas, que gera progresso económico e social e fornece soluções inovadoras lideradas por pessoas, desenvolvimento local, pobreza e exclusão e a transição demográfica. Saudamos também a sua vontade de desenvolver o Plano de Ação a favor da Economia Social em parceria com a SEE e outros atores da economia social.

 
Manifesto de Mannheim.
 
Da 'Cimeira Europeia da Economia Social 2021' ao Plano de Ação Europeu para a Economia Social.

A Cimeira Europeia da Economia Social (#EUSES 2021) terá lugar em Mannheim de 26 a 27 de maio de 2021 em parceria com a Comissão Europeia e com o apoio do Ministério Federal da Família para os Assuntos da Família, Idosos, Mulheres e Juventude da Alemanha.

Os eventos mensais "Roteiro Digital para Mannheim" (setembro de 2020 - abril de 2021) prepararam o terreno para o EUSES 2021. Os eventos virtuais debateram temas atuais da economia social e ofereceram uma oportunidade para apresentar a diversidade de atores ativos neste domínio em toda a Europa. Tanto o Roteiro Digital para Mannheim quanto o EUSES 2021 visam fortalecer toda a economia social na Europa e contribuir para o desenvolvimento económico, a inclusão social e as transformações ambientais e sustentáveis. O resultado desta série de eventos será o "Manifesto de Mannheim".

O Manifesto de Mannheim baseia-se em diferentes Declarações publicadas após eventos de alto nível sobre o desenvolvimento da economia social. A Cimeira de 26 e 27 de maio reúne mais de 2.000 participantes, que representam a diversidade da economia social na Europa, incluindo académicos, representantes da sociedade civil e políticos. A EUSES 2021 sublinha a importância e a urgência de um maior desenvolvimento e reforço da economia social, do empreendedorismo social e da inovação social na Europa ao mais alto nível político.

O Manifesto de Mannheim pretende contribuir para a preparação do Plano de Ação Europeu para a Economia Social, que será lançado pela Comissão Europeia no final de 2021.

A EUSES promove um inquérito que permite votar medidas e ações para sublinhar a importância e urgência de um maior desenvolvimento e reforço da economia social, do empreendedorismo social e da inovação social na Europa e que ajudarão a moldar o Manifesto de Mannheim: para votar aceda aqui.

Mais informações sobre a Cimeira, que decorrerá nos dias 26 e 27 de maio aqui.

 
Workshops sobre Finanças Sociais – Comissão Europeia – 1, 7 e 22 de junho.
 
No âmbito da assistência técnica oferecida através do Programa da UE para o Emprego e a Inovação Social (EaSI), a Comissão Europeia está a organizar três workshops virtuais de meio dia sobre finanças sociais durante o mês de junho, dirigidos a intermediários financeiros.

Os tópicos e datas são:
- “Blockchain for Social Impact: Social Business Models and Social Enterprise Finance”, 1 de junho de 2021, das 13h00 às 17h00 CET (formulário de candidatura)

- “Green & social Impact - New models”, 7 de junho de 2021, 13.00-17.00 CET (formulário de candidatura)

- “Artificial intelligence for social impact: social business models and social enterprise finance”, 22 de junho de 2021, das 13h00 às 17h00 CET (formulário de candidatura)

 
A Coopedia Knowledge Base torna-se global.
 
Coopedia Knowledge Base é um motor de busca inovador e colaborativo que congrega uma ampla gama de recursos de aprendizagem em diferentes idiomas sobre empreendedorismo cooperativo. Tendo sido lançado em 8 de setembro pela Cooperatives Europe no âmbito da Parceria ICA-EU # coops4dev, é agora promovido através de uma campanha global envolvendo todos os escritórios da Aliança Cooperativa Internacional e visando novos utilizadores (colaboradores e investigadores) e organizações interessadas em instalar a sua própria versão da Coopedia na sua plataforma.

Para mais informações: https://edu4all.coop/coopedia/ 

# Instagram CASES 

#instagram #cases #economiasocial


@cases.pt.oficial

 
Instagram

Casa António Sérgio

Sugestão da Biblioteca António Sérgio.
 

A LUTA PELA LIBERDADE NO PENSAMENTO EUROPEU: A ALVORADA HELÉNICA de Newton de Macedo

«(…) o homo sapiens, o homem plenamente homem, só com o génio grego aparece na História.(…) activo em frente das cousas, o génio grego humaniza-as, e humanizando-as enriquece simultaneamente o seu património humano, perdendo em animalidade.» 

Excertos da obra sublinhados por António Sérgio.
Exemplar autografado pelo autor e com notas manuscritas por António Sérgio disponível.

 

+ info

 
RECONHECER, PROMOVER, DINAMIZAR, FORTALECER E QUALIFICAR O SETOR DA ECONOMIA SOCIAL
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2021
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  //  Todos os direitos reservados